Se é empresário e está no Facebook, certamente está à procura de como ter uma legião de pessoas que sigam a sua empresa sem ter de vender o seu primogénito.

É possível fazer isso se estiver disposto a investir tempo e esforço.

Neste guia vou partilhar tudo o que aprendi nos últimos anos a trabalhar na minha agência e a criar uma comunidade de seguidores para os nossos clientes.

Nem todas estas dicas serão aplicáveis para o seu produto ou serviço, mas muitas serão, portanto leia e implemente aquelas que se aplicam e verá os resultados aparecerem.

Trabalho dura aguarda

Escreva conteúdo útil para outras páginas Facebook

Guest posting Facebook

Existem provavelmente muitas empresas que complementam a sua. Escrever conteúdo para a página destes é uma boa maneira de se definir como um expert ao mesmo tempo que aumenta a visibilidade e alcance da sua marca.

Isto é o que se pode chamar de “guest posting” (escritor convidado), mas em vez de ser a situação típica de escrever artigos para blogs de outras pessoas, é escrever uma publicação Facebook para outras páginas Facebook.

O guest posting é eficaz porque:

  • Leva a boas relações com os clientes. Bloggers, webmasters e donos de websites precisam conteúdo bom e relevante. Se tem as competências e conhecimento para criar ou curar conteúdo de outros sítios, use-o para agregar valor para com o público.
  • Publicar conteúdo relevante é bom para os motores de busca. Os motores de busca adoram bom conteúdo. O Google quer apresentar resultados de pesquisa relevantes para as pessoas. Assim, apresentar conteúdo, mesmo para outras páginas Facebook, com um link para o seu próprio website, irá gerar valor aos olhos dos motores de busca.
  • Curar e partilhar conteúdo permite chegar a um novo público. Ao colocar o seu conteúdo noutras páginas, está a alcançar um público novo, e torna-se mais fácil partilhar a sua mensagem com uma comunidade já estabelecida, o que irá gerar atenção e vendas.
  • Receba publicações dos outros na sua página também. Pode beneficiar de ter conteúdo adicional e relevante ao permitir conteúdo de outros na sua página.

Para fazer este tipo de guest posting no Facebook, aborde donos das páginas para as quais gostaria de escrever conteúdo. Escreva uma publicação para eles, e se as coisas correrem bem para ambos, poderá organizar um calendário editorial para continuar a escrever uma publicação uma ou duas vezes por semana.

O objetivo aqui é que estará a ganhar mais exposição ao colocar o seu conteúdo à frente de outros mercados, pois cada uma das páginas onde irá colocar o seu conteúdo tem o seu próprio público-alvo.

Varie o seu conteúdo

Rolo filme azul

Costuma-se dizer que “conteúdo é rei” (content is king).

Não apresente conteúdo que seja sempre igual ou que passe a mesma mensagem, vez após vez.

Varie o seu conteúdo. Faça uso de links, fotos e vídeos, pois a variação do conteúdo, desde que de alta qualidade, irá deixar as pessoas em antecipação.

Se colocar apenas texto, ou só imagens na sua publicação, os leitores ficam dessensibilizados.

Aproveite conteúdo das suas perguntas

Rapaz e rapariga com símbolo de pergunta

Tenha a coragem de fazer perguntas difíceis.

Ao colocar perguntas “disruptivas”, estamos a criar um diálogo aberto com o leitor. Estas perguntas não são insultuosas. Elas podem “provocar” mas não intimidar ou insultar, pois o que se pretende é criar um diálogo com as pessoas.

Perguntas que requerem um sim ou não, verdadeiro ou falso, ou perguntas abertas, sobre experiências e eventos podem ser boas para colocar ao seu público.

As pessoas gostam de dar a sua opinião e contribuir, especialmente se puderem mostrar que sabem mais do que os outros.

A sua página Facebook deve ser atraente

Se ainda não tem uma “vanity” URL, crie uma. Uma vanity url é do género facebook.com/nome-empresa, em vez de facebook.com/123456789-123.

É grátis criar uma conta Facebook, e poderá partilhá-la noutras redes sociais como o Twitter, LinkedIn e Google+.

Utilize o Facebook Audience Insights

Não é necessário anunciar, mas pode usar o Facebook Audience Insights (Estatísticas do Público) para analisar os resultados da sua página.

O Audience Insights (Estatísticas do Público) permite-lhe ver informação sobre o seu público no que toca a idade, escolaridade, estilo de vida, sexo, estado marital, agregado familiar e emprego. Poderá ver coisas como:

  • Saber que Páginas estão a ser “Gostadas” e continuar a escrever conteúdo relevante.
  • Descobrir onde as pessoas vivem e que línguas falam.
  • Saber o que as pessoas compram, e quão frequentemente.
  • Que tipo de dispositivos móveis usam para chegar à sua Página.

facebook-estatisticas-publico

Crie um botão “Gosto” no seu website

Coloque um botão de “Like” no seu website. É fácil fazer isto.

Vá a este link e siga as instruções na página.

Botao Like

Tire partido do bilião de utilizadores que fazem login todos os dias no Facebook. O seu botão de Like (Gosto/Curtir) levará os utilizadores diretamente para a sua página Facebook. Isto faz com que seja fácil as pessoas ligarem-se consigo no Facebook.

Junte as suas contas de redes sociais

social-networks-some

Ligue as suas contas nas redes sociais de forma a que aquilo que seja partilhado numa conta, é automaticamente distribuído para outras contas.

Uma publicação no Facebook poderá ir para o Twitter, LinkedIn, Pinterest ou Instagram. Esta “linkagem” automática poupar-lhe-á tempo e esforço.

Peça aos seus seguidores nas suas outras redes sociais para segui-lo(a) no Facebook. Enquanto não pedir, a resposta é sempre não. Se estiver a publicar bom conteúdo, e de valor, as pessoas vão seguir a sua página.

Mostre links de todas as redes sociais de que faz parte na sua página Facebook para as pessoas saberem que tem presença noutras plataformas.

Apresente incentivos no Facebook

Descubra o que é que a sua concorrência está a fazer no que toca a oferecer incentivos.

Incentivos podem ser promoções, descontos, sorteios e outros.

Regra geral, é bom analisar tudo aquilo que eles estejam a fazer, e mesmo analisar outras indústrias, pois mesmo que os mercados sejam diferentes, podem-se extrapolar boas ideias para o seu negócio.

  • Incentivos podem ser passatempos na forma de sorteios, promoções e amostras e outras coisas criativas que levem as pessoas para a sua página Facebook.
  • Incentive os fãs para carregarem vídeos e fotos.
  • Use aplicativos Facebook para criar estes sorteios, algo que dê para agendar datas e segmentar as suas promoções para utilizadores baseado em idade, país, etc (AgoraPulse, ShortStack ou SproutSocial)

Envolva os seus fãs

Botão like 3d

O Facebook permite-lhe criar diálogos com os seus seguidores.

Coloque questões, questionários e votações. Quando bem feitas, geram publicidade boca a boca, que é gratuita e uma das formas de marketing mais potente que existe.

Incentive os seus fãs para carregarem vídeos e fotos, dando-lhes um prémio para quem ganhou. Faça com que seja fácil e simples participar para que os fãs se envolvam cada vez mais com a sua marca.

Reconheça os seus fãs

Top fans facebook Swatch

As pessoas gostam de ser reconhecidas.

Quando os fãs se juntam à sua Página, receba-os de braços abertos. Escreva-lhes algo no perfil deles. Este gesto pode criar interesse e lealdade nas pessoas, dando maior visibilidade à sua página.

Mostre-lhes que a opinião deles interessa. Ao lançar um produto novo, ou vender um novo serviço, ou a pedir uma opinião, dê a saber aos seus seguidores que reconhece o feedback deles. As pessoas gostam de ser compensadas pelos seus esforços.

Pode igualmente destacar os seus fãs. Para isto, peça-lhes para carregarem uma imagem deles, do género “fã da semana”.

Uma alternativa é “gamificar” os seus fãs, ao classificá-los por pontos. Apps como o My Top Fans ou a AgoraPulse permitem saber e pontuar os fãs mais ativos da sua Página.

Seja consistente, mas inovador na sua Página

Agregue valor para com as pessoas ao apresentar conteúdo útil e interessante, de forma frequente, mas não abusiva.

Crie um calendário editorial, ou seja, uma espécie de agenda em que se compromete a criar conteúdos para as suas publicações nas redes sociais ou no blog, de X em X tempo, nos tópicos que entender.

Descarregue um bom modelo de calendário editorial da Hubspot.

É aqui que o Facebook Audience Insights (Estatísticas do Público) poderão ajudar. Torna-se mais fácil apresentar conteúdo que vai ter “likes” e “shares” quando sabemos os interesses das pessoas que são o nosso público.

Melhore a sua página Facebook com uma boa imagem de perfil e de capa, pois estas são as primeiras coisas que os seus visitantes vêem quando aterram na sua Página. Tanto a imagem de perfil como a imagem de capa são fáceis de criar.

Imagem de perfil e imagem de capa

A imagem de perfil tem um formato quadrado; a imagem de capa tem um formato retangular

A sua imagem de perfil (foto de perfil) é o que os visitantes vêem mais facilmente. Esta imagem aparecerá na sua news feed (feed de notícias), nas publicações (posts) na cronologia (timeline) da sua Página, nos comentários e respostas da sua Página, e nos comentários e publicações feitos em outras Páginas.

A sua imagem de perfil tem um formato quadrado, do género 180px por 180px, portanto é esse tipo de fotos ou imagens que deverá usar.

Escreva o separador “Sobre”

A maioria das empresas e marketeers esquecem-se do separador “Sobre”. Este pode conter informação sobre as horas que a empresa está aberta, morada, online e física, e informação de contacto.

Guia para aumentar fãs Facebook sem dinheiro

Revisão

Vamos rever a informação que demos até agora.

  • A missão do Facebook é dar poder às pessoas para se ligarem e partilharem.
  • Há mais de meio bilião de utilizadores ativos no Facebook que o usam para se ligarem uns aos outros e para fazer negócios.
  • O utilizador Facebook tem em média um pouco mais de 100 amigos e investe cerca de 12 horas por mês no Facebook.
  • 30 biliões de publicações são partilhadas mensalmente, e este número está a crescer.
  • O Facebook tem um impacto global na aldeia mundial em que vivemos. Não é apenas nos mercados Ingleses que é popular, em Portugal, Brasil e muitos outros países existem muitos utilizadores ativos.

Se não está a usar o Facebook para crescer os seus seguidores, está a perder muito negócio potencial. Aquilo que é bom no Facebook é que não custa quase nada crescer *organicamente* os seus fãs, quando bem feito.

  1. Sugira a sua Página Facebook aos amigos – de certeza que tem amigos no Facebook e a sua página poderá ser relevante para eles. Partilhe-a com eles.
  2. Use o botão “Sugira a Amigos” – recomende a página que quer promover aos seus amigos.
  3. Faça um sorteio/concurso – use ferramentas como a ShortStack ou AgoraPulse. Toda a gente gosta de ganhar alguma coisa. Use ferramentas como a ShortStack ou AgoraPulse e crie um concurso em que seja fácil participar, como submeter uma foto.
  4. Adicione o link da sua página onde puder – Coloque o link para a sua Página em assinaturas de email, cartões de contacto, website, e todos os materiais de marketing que tiver.
  5. Etiquete (tag) utilizadores e fotos – Fotos e vídeos são conteúdo apelativo para as pessoas.
  6. Coloque uma caixa de fãs Facebook coloque essa caixa no seu blog ou website (veja exemplo na barra lateral direita do nosso website, em cima).
  7. Promova a sua Página noutras redes sociais Nas suas outras redes sociais coloque link para a sua Página Facebook para que as pessoas saibam como segui-lo(a).

Produza bom conteúdo

Crie conteúdo no qual a sua audiência está interessada. Não crie conteúdo só por criar. Mais vale 1 boa peça de conteúdo que envolve o utilizador, do que 5 que não são apelativas. Qualidade acima de quantidade.

  • Conteúdo pode ser texto, vídeos, fotos e infográficos – varie o seu conteúdo, e certifique-se que é de qualidade
  • Comunicação visual é mais apelativa – as pessoas são bichos visuais, assim o seu conteúdo convém apelar a este sentido humano.
  • As pessoas vêem antes de falar – as ideias e palavras antes de serem formadas podem ser influenciadas por imagens.
  • As imagens entram logo no subconsciente – somos bombardeados com publicidade que o nosso cérebro filtra diariamente, mas ao ter imagens de qualidade no seu conteúdo, o seu conteúdo poderá ser posto de forma consciente à frente das pessoas.

Haja paciência

Ver as horas

Roma não se criou num dia. Se não vai investir dinheiro, invista tempo e esforço. Vai levar tempo para conseguir seguir as ideias e dicas deste artigo, e elas ajudarão a crescer os seus fãs no Facebook, sem dinheiro.

É isso que as redes sociais representam. As pequenas empresas podem competir com as grandes com pouco custo.

Siga o plano apresentado neste artigo, seja paciente e irá chegar aos seus objetivos. Trabalhe, trabalhe e trabalhe. Tudo o que é bom vale a pena o esforço.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment