Anúncios Instagram

Tudo o que precisa saber sobre as novas funcionalidades de publicidade na rede social com maior crescimento.

Imagem logotipo Instagram

O Instagram ativou a funcionalidade de anúncios por via da sua API em Agosto de 2015.

Isto é um grande salto para a frente, já que os marketers podem agora comprar anúncios no Instagram, de forma automática.

Antigamente para comprar anúncios no Instagram era necessário contactar um funcionário do Instagram, e isto só estava disponível em alguns países (Portugal para esquecer como é óbvio), e apenas para empresas com GRANDES orçamentos (coitados de nós pequeninos).

O lançamento da API dos anúncios abre portas para o Instagram crescer depressa, pois tem agora uma forma de gerar receitas consistente. Espera-se que o Instagram ultrapasse depressa o Twitter a nível de faturação, e que rivalize com o Google com as receitas de anúncios para móveis.

Um olhar para o futuro

O Instagram deu o “baile” ao Twitter a nível de utilizadores mensais ativos, e nos próximos anos dará mais um passo e dança à frente do Twitter a nível de faturação.

O Instagram é muito popular nas camadas mais jovens, a chamada geração “milennial”. De acordo com um estudo pela eMarketer, utilizadores de internet de 18-a-29 anos nos EUA são os que usam mais esta rede social, sendo ligeiramente mais usada, e popular, junto das mulheres em relação aos homens.

Ilustração jovens

O sucesso que esta rede social tem com as camadas jovens significa que crescerá cada vez mais em popularidade e importância como uma plataforma de anúncios, já que os utilizadores agora irão envelhecer e começar a ter poder de compra, comprando carros, casas e engenhocas.

O lançamento da API para os anúncios Instagram é uma grande oportunidade para todo o tipo de anunciantes. Quem quiser publicitar para uma camada jovem deve ponderar a sério os anúncios Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais com maior crescimento no mundo (já é popular em Portugal também), e uma das redes sociais em maior crescimento.

Anunciar no Instagram

No início, não havia maneira de anunciar no Instagram, por isso o melhor que as empresas podiam fazer era criar as suas páginas e tentar crescer de forma orgânica.

No entanto, o Instagram permitiu que alguns anunciantes (com grandes orçamentos) pudessem usar a plataforma de anúncios desde 2014. Isto era restrito a grandes marcas que criavam bons anúncios, que levavam a bons resultados.

Um estudo feito pelo Instagram mostra como algumas campanhas destas marcas tiveram um sucesso invejável na perceção da marca junto ao público-alvo.

Anúncios Instagram

Novas funcionalidades p/ anunciantes

O Instagram irá aumentar o tipo de anúncios disponível para dar mais opções aos anunciantes.

Os diferentes tipos de formatos de anúncios permitem aos utilizadores:

  • subscrições
  • comprar produto
  • descarregar app diretamente

Provavelmente mais opções de anúncios serão lançadas no futuro.

Segmentação de anúncios avançada

As pessoas não querem ser massacradas com anúncios irrelevantes, e o Instagram sabe isto, assim como o facto de que os anunciantes só querem pagar para colocar anúncios à frente de pessoas que estarão interessadas nos seus produtos ou serviços para ter um bom retorno.

Assim é do interesse do Instagram apresentar aos anunciantes boas opções de segmentação. É aqui que a informação sobre os utilizadores é importante saber, como idade, sexo, interesses, etc.

Desenho altifalante e avatares

O Instagram não tem estes dados diretamente, mas o Facebook tem. O Facebook comprou o Instagram em 2012 por 1 bilião de dólares, e com isso tem acesso a uma vastidão de informação que o Facebook tem sobre os seus utilizadores.

Como é que os anúncios serão comprados?

Como a Ads API foi lançada, será possível comprar os anúncios por via de terceiros. No entanto, será provavelmente possível também comprar diretamente os anúncios diretamente pelo Instagram.

É provavel que o Instagram faça uso semelhante da plataforma de anúncios usada pelo Facebook, sendo usado no próprio Instagram, ou através do Power Editor do Facebook.

Posso anunciar no Instagram?

Se tiver acesso à API dos anúncios, pode começar a comprar os anúncios por via de terceiros (através da API).

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment