Mulher a escrever em máquina de escrever

Convença a sua equipa comercial para a idéia do marketing permissivo. Faça com que eles tenham um bloco de notas e andem com ele para que, quando tiverem ideias, as apontarem. Estas ideias poderão ser desenvolvidas em tópicos para artigos no blog.

Uma das melhores formas de colocar em uso todas as suas ideias de conteúdo é torná-las em artigos para o blog. Os artigos são bons porque:

  • não têm de ser longos
  • não têm de ser escritos formalmente
  • permite-lhe concentrar em certos temas
  • secção de comentários é uma via para interagir com potenciais clientes

Não há uma única maneira correta de agarrar numa ideia para um artigo e torná-lo num produto acabado, mas há orientações que pode seguir se estiver com problemas de criatividade.

1. Concentre-se num tema

Você pode ter uma série de boas ideias para artigos no blog, mas nenhuma delas vai funcionar se as tentar empurrar todas num só artigo. Concentre-se numa ideia central e desenvolva-a até a uma conclusão. Não há nada de errado em querer partilhar uma história pessoal desde que suporte o tema do tópico que está a ser desenvolvido, mas tente manter isso a um mínimo. Se o seu artigo é uma série de histórias pessoas não relacionadas, então os seus leitores irão perder o fio à meada. Uma forma de se certificar que todos os seus parágrafos e ideias funcionam juntos é fazer um esboço do artigo. Por exemplo:

  • Introdução e ideia principal: um PC de secretária é melhor que um portátil
  • Ideia de suporte 1: um PC será mais rápido proporcionalmente ao custo do portátil
  • Ideia de suporte 2: os componentes dum PC de secretária são mais fáceis de mudar
  • História pessoal: parágrafo curto sobre como não tinha paciência de trabalhar num portátil lento
  • Conclusão: transição para uma conclusão que faça sentido

Não é absolutamente necessário um esboço, mas manter um formato pensado desta forma enquanto escrevemos poderá ajudá-lo a manter-se concentrado no tema em questão.

2. Deixe que o SEO seja o seu guia

SEO quer dizer otimização dos motores de busca (Search Engine Optimization). Se não souber exatamente sobre o que escrever ou tiver muitas ideias, escolha aquela ideia que tenha uma ou duas palavras orgânicas mais importantes para usar como guia. Esta é uma boa forma de resolver uma indecisão. Pesquise as palavras relevantes para a sua indústria, aquelas para as quais você já está bem posicionado, e aquelas para as quais você se quer posicionar. Depois de saber quais as palavras que quer perseguir, vasculhe no seu baú de ideias e crie artigos à volta dessas palavras. Criar artigos de blog à volta de palavras é uma boa forma de trabalhar no seu SEO e criar bom conteúdo.

3. Mantenha-se calmo

Você não está a escrever uma tese de doutorado, você está a escrever um artigo para um blog, não é necessário impressionar os seus leitores com as suas palavras de 5 sílabas ou tom formal. Escreva da mesma forma que faria se estivesse a falar para um potencial cliente. Se está a ter problemas em entrar no contexto correto imagine que estaria a ter uma conversa com alguém interessado em si ou no seu produto ou serviço. Que questões é que iriam levar a conversa para o ponto que quisesse estabelecer? Qual seria a progressão normal de ideias se você estivesse a ter uma conversa? Se fizer sentido, pode colocar o seu artigo num formato de perguntas e respostas. Se a melhor maneira de explicar o seu ponto é com uma lista ordenada, então formate o seu artigo para que os seus pontos estejam numa lista numerada. Escreva o seu artigo de qualquer maneira que seja natural e clara.

4. Escreva. E pronto.

Escreva. Não tente elaborar o artigo perfeito da primeira vez. “Mexa-se antes de estar pronto”. Se der por si a adiar escrever o seu próximo artigo, então recomendo agendar um tempo na sua agenda para dedicar a escrever o próximo artigo. Agende meia-hora a uma hora como se fosse para uma reunião, e não se distraia a fazer mais nada do que elaborar o seu primeiro esboço no papel. Pode sempre mudar ou editar isso mais tarde, mas a coisa mais importante é extrair as ideias cá para fora.

CONCLUSÃO

A equipa comercial é uma boa fonte de conteúdo para artigos de blog e eles podem depois usar esses conteúdos para criar credibilidade com os prospetos à medida que avançam no processo de decisão de compra. Os comerciais que são autores de blogs criam uma reputação de líderes de opinião e posicionam-se a eles próprios como figuras de autoridade e como profissionais prestáveis e não meros vendedores.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

3 comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.