Um cartão de visita, também chamado de cartão de contacto, está em todo o lado. É um material de marketing típicamente usado por qualquer empresário ou empreendedor, e no entanto, apesar de entendermos que um cartão de contacto é uma necessidade, muitas vezes falhamos em perceber como pode ser uma boa oportunidade de marketing.

Não crie apenas um logótipo, crie também um cartão de visita. Não olhe para o cartão de visita como um pedacito de papel, pois ele pode ser a sua melhor oportunidade de marketing pessoal ou empresarial já que o vai passar a alguém. Eis algumas dicas de como tornar um cartão de visita/contacto numa ferramenta de marketing eficaz.

Dê ao seu cartão um propósito

Não é um propósito no sentido de ser apenas comunicação escrita. Torne-o numa espécie de cartão multi tarefas ao dobrar funções como autocolante, ou cartão de notas, ou bilhete para evento. Isto ajudará a ser útil e a tornar-se tema de conversa.

Rastrear

Inclua um código QR ou SKU no seu cartão de visita, e sempre que o der a alguém, dê à pessoa um incentivo como um desconto, cupão ou algum tipo de conteúdo interessante para visitar o seu website. Desta forma, você vai poder rastrear a taxa à qual o seu cartão incentiva as pessoas a tomarem algum tipo de ação. Se o design atual do seu cartão não funciona, experimente outro, ou contrate alguém para lhe desenhar um cartão profissional.

Desafie a malta

Não quero dizer ser confrontacional, mas sim surpreender as pessoas com algum dado estatístico ou uma citação interessante no seu cartão de contacto.

Verso do cartão de contacto

Verso do meu cartão de contacto

Pense em alguma frase ou questão interessante que se possa aplicar ao seu negócio. Por exemplo, se acrescentar, “é mais provável alguém ganhar uma raspadinha do que clicarem na sua newsletter“. Isto poderá iniciar uma conversação sobre métodos de marketing permissivo e estratégias digitais eficazes, quando a outra pessoa do lado de lá me começa a falar sobre como é que os esforços de marketing deles não estão a trazer resultados. Envolva e divirta as pessoas quando lerem o seu cartão e você vai-se destacar dos demais.

Dê credibilidade a si mesmo(a) com testemunhos

Todos nós funcionamos à base de relacionamentos, e é por isso que os testemunhos, também chamados de depoimentos, funcionam bem. Se fizer sentido, coloque um curto testemunho na parte de trás do seu cartão, ao invés duma citação como no exemplo anterior. Essa é uma boa maneira de usar espaço na parte de trás em vez de o deixar em branco.

Seja solidário

Ser generoso e solidário é importante hoje em dia, não porque está na moda, mas sim porque é da consciência e responsabilidade de cada um de nós, enquanto empreendedores(as) de sucesso, ajudarmos uma causa com a qual nos identifiquemos. Use o seu cartão como forma de fazer a diferença, e os seus destinatários vão ter um melhor entendimento do que o motiva a si enquanto pessoa e profissional. Você pode, por exemplo, acrescentar no seu cartão algo como “Apoio a Fundação X ou Y”.

Ponha a sua cara no cartão

Coloque a sua foto no cartão para que as pessoas possam associar o nome a uma cara e mais facilmente lembrar-se de si, mesmo decorrido bastante tempo após o contacto inicial. Uma foto não só adiciona um grau de familiaridade para a sua perceção de marca como também aumenta a propensão para gostarem de si. Tem também a vantagem de se destacar da sua concorrência, pois quantos você conhece que estão a usar isto?

Frente do meu cartão de contacto

Frente do meu cartão de contacto

Seja memorável

O ato de passar o seu cartão a alguém pode agregar mais valor do que o próprio cartão. Use-o como início de conversa para melhor perceber as necessidades daquela pessoa, os seus interesses ou passatempos. Quando der o seu cartão à pessoa, mencione quando é que irá fazer o follow up com ela e volte a relembrá-la da sua USP – Unique Selling Proposition (Proposição Única de Vendas) e como o(a) poderá ajudar.

A nossa agência digital ajuda a comunicar o melhor que a sua marca tem às pessoas, de forma inteligente. Peça ajuda dum profissional, invista na sua imagem, obtenha bom design & branding.

Logótipo
Design logótipo profissional
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

2 comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment