Homem em secretário com dossiers

Ajude o seu negócio ao reduzir os custos que tem com impressão. Uma forma de poder poupar é comprar tinteiros reciclados ou mandar encher os seus cartuchos antigos. Experimente também mudar o tipo de letra usado, porque estudos mostram que o “Century Gothic” é um dos tipos de letra mais eficazes, já que usa 30% menos tinta na impressão.

À medida que cada vez mais startups e empresas se iniciam, torna-se cada vez mais importante saber cortar em despesas de forma inteligente. Uma das áreas que pode ser melhorada é os custos relacionados com a impressão.

Há empresas que forçam os empregados a imprimir em duas faces ou ter uma password para poder usar a impressora na sala de cópias. Outros ainda têm escritórios onde não há papel para imprimir ou a dar a cada funcionário uma drive portátil USB.

Mas há uma maneira mais eficiente de abordar a coisa. Mude a fonte usada nos seus trabalhos e poupe 30% em custos impressão.

Fazer o teste

O tipo de letra mais usado hoje em dia é o Arial (Helvetica nos Macs). Um estudo levado a cabo pelo website blog.printer.com deduziu no entanto que não é um tipo de letra eficiente. Neste estudo 10 tipos de letra foram usadas, imprimindo o mesmo texto em circunstâncias iguais e controladas. Foram usadas dois tipos de impressora diferentes, uma para uso doméstico e outra para uso empresarial. A impressora Canon Pixma MP210 foi usada para representar a impressora que um utilizador iria usar em casa, a nível doméstico, e a impressora Brother HL-2140 foi a impressora usada para representar aquilo que uma empresa iria usar.

Todas as 10 fontes foram impressas com texto idêntico. Os ficheiros foram guardados como documentos .pdf e digitalizados por uma aplicação especial para calcular o custo total de tinta em cada página.

Ver para crer

Foram comparados os resultados do gasto de tinta em cada fonte, emergindo um vencedor. A redução no gasto de tinta resulta em cerca de €15 por ano para o utilizador doméstico que imprima 25 páginas por semana ao invés de usar Arial. Para uso empresarial, há uma poupança de cerca de €60 para uma empresa que imprima 250 páginas por semana, mudando para o Century Gothic. Note que a poupança pode ser maior se as empresas tiverem mais do que uma impressora, ou se imprimirem mais páginas por semana.

Então qual é o vencedor? Que texto usa menos tinta ao mesmo tempo que mantém um nível legível e inteligível do mesmo?

Vencedor

O tipo de letra vencedor é o Century Gothic, que ficou em 1.º lugar. Outras fontes conhecidas foram a Times New Roman, que ficou em 3.º lugar, Verdana em 5.º e Arial em 6.º lugar das 10 fontes testadas.

Conclusão

Da próxima vez que pensar em como poupar nos seus custos de impressão, pense numa coisa mais simples: mude de tipo de letra. E se precisar de criar ou re-desenhar o seu logótipo ou um trabalho de design, faça-nos o seu pedido ao nos contactar, ou veja o nosso portfolio agora.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment