Construtor de URL Google

Um código UTM de rastreamento é uma URL (endereço) único que redireciona para o seu website ou landing page (página de destino). Isto ajuda a identificar que anúncios ou links foram clicados e os que melhor se converteram.

Sem rastreamento UTM, o seus dados (analíticos) só irão medir em que website e de onde é que os seus cliques e conversões vieram, mas isso não chega. A maioria dos marketers e agências têm vários anúncios num website, quer estejam em diferentes sítios ou que estejam em rotação.

Com o rastreamento UTM, poderá não só identifica o website a partir do qual os seus cliques e conversões originam, mas também saber quais os anúncios ou links específicos que lhe trazem esses cliques e conversões. Quando usados de forma inteligente, os códigos de rastreamento UTM irão duplicar ou triplicar os seus cliques e conversões sem custo adicional.

O que são códigos UTM de tracking (rastreamento)?

O que é UTM (Urchin Traffic Monitor)? UTM são códigos de rastreamento que se adicionam a uma URL (endereço) para ajudar a identificar os anúncios ou links específicos que estão a ter melhores resultados. Isto permite que os seus analíticos consigam contar que códigos de rastreamento UTM foram mais clicados, e desses, quantos se converteram.

O objetivo é colocar um codigo UTM em cada anúncio ou link para que consiga facilmente identificar quais deles estão a ter melhor desempenho.

Porque o UTM é importante

1. Medição

Agências e especialistas muitas vezes esquecem-se que os resultados têm mais valor se conseguirem ser medidos e percebidos. Se não é capaz de perceber quais os anúncios ou links que estão a ter mais cliques, conversões e vendas, então como saberá onde gastar o seu orçamento (ou o do cliente)?

Suponha que tem cinco tipos de anúncios em formato de banner, em rotação, num website. Depois verifica os analítics e descobre que está a ter vários cliques e conversões desse website. Mas alto lá, o trabalho ainda mal começou. Isto não nos diz quase nada.

E se apenas um desses anúncios é que foi tão apelativo que obteve a maioria dos cliques e das conversões? Sem rastreamento UTM você não tem ideia qual dos cinco anúncios é que se portou melhor. Iria assim continuar a gastar dinheiro em todos os cinco anúncios em vez de remover os quatro anúncios que estão a ter piores resultados.

Ao colocar um código de rastreamento UTM em cada um dos anúncios poderá perceber que anúncios específico teve mais cliques e conversões, conseguindo desta forma gastar o seu orçamento nos anúncios com melhor desempenho.

2. Precisão

Rastreamento UTM é fornecido pelo Google de forma gratuita e integra-se facilmente com os seus analítics. Com base no que fazemos na agência e de outros colegas neste mercado, o Google Analytics é mais preciso a nível de números do que as outras soluções. Leia os fundamentos do google analytics para mais informação.

3. Dinheiro

Não é nada sensato pagar por impressões (n.º de visualizações) que não lhe darão cliques, nem pagar por cliques que não lhe traga conversões (ex.: vendas). Use o seu dinheiro de forma sensata, invista-o em anúncios e links que lhe obtenham mais cliques e conversões.

Como usar código UTM no Google Analytics

Isto não é tão difícil quanto parece. Use o Construtor de URLs do Google. Para começar a usar códigos de rastreamento, lembre-se que tem de ter uma conta de Google Analytics e o código deste no seu website. Visite o endereço anterior e crie a sua URL de rastreamento.

  1. Verifique se o Google Analytics está embebido no seu website;
  2. Visite o Construtor de URLs do Google;
  3. Crie uma URL única para cada anúncio ou link;
  4. Vá ao Google Analytics em Acquisição > Campanha para medir os resultados.

P.S.: crie objetivos para medir conversões (em vez de apenas cliques)

Apresento um screenshot do Construtor de URLs do Google com notas para o acompanhar no processo. Para recapitular, o objetivo é colocar uma URL (endereço) único com código de rastreamento em cada anúncio ou link.

Construtor de URL Google

Conclusão

“Nunca investir sem medir” é uma das minhas frases favoritas. Os verdadeiros marketers e agência medem tudo. Faça o mesmo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment