Imagem de autor e logotipo para Google Authorship

É possível agora colocar o seu logótipo nos resultados de pesquisa usando um código muito simples, que é colocado na homepage do seu website.

“Lançámos hoje suporte para a marcação da schema.org para logotipos de entidades (empresas), uma forma de conectar o seu website com uma imagem icónica. Queremos que você seja capaz de especificar que imagem usamos como o seu logótipo nos resultados de pesquisa do Google. Ao usar a marcação de Organization, você poderá indicar aos nossos algoritmos a localização do seu logótipo preferido. Por exemplo, uma empresa cuja homepage seja www.exemplo.com pode adicionar a seguinte marcação usando elementos visíveis on-page na sua página principal.Este exemplo indica ao Google que esta imagem foi designada como a imagem do logótipo da entidade também incluída na marcação, e, onde possível, poderá ser usada nos resultados de pesquisa do Google. Marcação deste género é um sinal forte para os nossos algoritmos para mostrar esta imagem ao invés de outras, por exemplo quando mostramos o Knowledge Graph do lado direito baseado nas pesquisas dos utilizadores.”Google

Imagem de Autoria Google individual ou logotipo

Isto é fácil de implementar, adicione o seguinte código à sua homepage.
codigo autoria google logotipo

Eu prefiro uma imagem de autor de marcação nos resultados do Google (Google Authorship Markup), ao invés dum logótipo, porque é mais pessoal e mais apropriado para pequenas empresas como a nossa agência. Isto vai ser útil para marcas e entidades corporativas, já que ter uma imagem junto dos resultados de pesquisa normalmente atrai o olho para essa listagem.

Imagem google authorship

Desde 2012 que estou habituado a ver imagens de pessoas nos resultados do Google mas pergunto até quando é que irá durar estas imagens nas listagens orgânicas, porque várias pessoas já têm uma imagem ou logo. Será que o Google tem mesmo intenção de deixar os resultados naturais roubarem a atenção do utilizador em relação aos anúncios patrocinados por muito tempo? Parece ser mais uma forma de obter mais dados dos autores e empresas, mas por agora, poderá ser uma vantagem para os autores.

http://schema.org/Organization

SE GOSTOU DESTE ARTIGO, PARTILHE 🙂

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

5 comentários

  1. Olá João, gostei do artigo mas tenho uma dúvida:
    1. Quando fala em adicionar na home page refere-se a copiar o código para um widget certo ? ou directamente no editor ?
    2. Os campos a mudar no código são: “www.example.com” ? mantendo o “schema.org/organization” ?
    Obrigado

    • Olá Silva Nuno,

      Depende, este tipo de código é adicionado no website.

      O teu/seu website está construído nalgum gestor de conteúdos, como por exemplo o WordPress?

      Se sim, este plugin poderá ajudar-te: http://wordpress.org/extend/plugins/schema-creator/

      Numa nota à parte, é necessário mudar o exemplo do código para cada caso, por isso é que coloquei em formato de imagem para não copiares e colares diretamente. Podes testar isto no Live Microdata: http://foolip.org/microdatajs/live/

      Compreendo que estas coisas do Microdata e os Rich Snippets sejam um pouco técnicos, um dia vou escrever um guia completo sobre isto.

  2. Tenho uma dúvida parra colocar a foto minha em meu site, quanto você cobraria para fazer para mim
    aguardo

  3. Ola,

    Tudo bem?

    Gostaria de adcionar meu site e empresa do lado direito do google como que eu poderia fazer isso?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.