Leia também estes artigos.
Criar um logótipo
Antes de começar a criar o seu cartão de contacto ou a escolher as cores para os seus envelopes, você precisa de um logótipo. Um logo que mostre o nome da empresa, com um toque de cor aqui e ali, o seu logótipo é o elemento mais importante de design que você irá ter porque é a base na qual todos os seus outros materiais gráficos de marketing irão assentar: estacionário, caixas, material promocional e sinais.
Através do uso da cor e gráficos, o seu logótipo deve refletir a imagem geral que a sua empresa quer mostrar. Deve transmitir às pessoas a mensagem geral da sua empresa e os seus valores.
Logótipo aplicado ao produto
Suponha que o seu produto é um sumo natural que você irá comercializar para consumidores conscientes a nível de saúde. O seu logótipo deve representar os grandes benefícios do seu produto – o facto de ser natural e bom para a saúde. Criar um logótipo simples, eficiente e descomplicado usando tons de terra e um tipo de letra plano e sólido vai transmitir que o seu produto é básico mas essencial, que é a imagem que você quer passar. No entanto, se você fosse agarrar no mesmo produto e dar-lhe uma “ganda pinta” ao colocar-lhe um tipo de letra todo high-tech com cores fluorescentes ou de néon, aí as pessoas não iriam associar o seu logótipo como sendo um produto natural e benéfico, mas sim uma coisa completamente diferente.
Que tipos de logótipos existem?
Os logótipos podem vir em três formatos: só símbolos (como a maçã da Apple), só o nome tipográfico da empresa (Sony), ou uma combinação de ambos. Por exemplo, na nossa agência já fomos abordados por uma empreendedora que queria um logótipo no qual constasse apenas o símbolo (por exemplo, o “visto” da Nike). A perceção da marca não é suficiente para uma start-up poder vingar no mercado em termos de reconhecimento se só apresentar o símbolo quando as pessoas não sabem o nome da empresa. Promover apenas um símbolo pode ser mau, até porque esses logos poderão ser mais difíceis de ser memoráveis. Um nome tipográfico, ou a combinação de ambos, é mais fácil de vir a ser memorável. Se enveredar por um símbolo, fala a ligação dele com o seu nome empresarial.
Fazer um logótipo você mesmo
Tentar criar um logótipo você mesmo é um exercício em futilidade. Pode parecer bom para poupar custos de ir a uma agência profissional de design como a nossa, mas você não irá alcançar o mesmo resultado do que um profissional que trabalha diariamente neste ramo, só para poupar algum investimentos naquilo que é uma coisa tão importante para qualquer empresa ou projeto.
Encontre uma agência que consiga estar familiarizada no seu ramo, e com a sua concorrência. Verifique se eles lhe fazem perguntas ou sugestões no sentido de o orientar, ou se apenas querem receber o dinheiro.
Lembre-se que custe muito ou pouco dinheiro, um bom logótipo deve ser intemporal, ou seja, não ser baseado em estilos atuais, porque podem-se desatualizar mais tarde. Um bom logótipo deve durar 10 anos. Se você olhar para a amortização ao longo desse perído de dez anos, já começa a fazer mais sentido o investimento.
Mesmo que você pense que tenha bom olho para a cor e um sentido daquilo que quer que o seu logótipo pareça, você deve à mesma consultar um designer profissional, e porquê? Porque eles sabem se um design do logo vai poder ser traduzido da ideia para a aplicação e se ele poderá ser aplicado em vários meios (material impresso, website, pequeno ou grande formato) e se os custos de impressão vão ser altos ou não.
Conclusão
O seu logótipo é a fundação a partir da qual todos os seus materiais promocionais se vão basear, por isso é uma coisa na qual você deve estar preparado para gastar um bocadinho mais agora, para receber melhor mais tarde.
PRECISA DE AJUDA?
Contacte-nos hoje para o…
912 138 283
Móvel: 917 535 149