Ser reconhecido nas redes sociais pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns (indivíduos ou empresas) pode ser apresentar conteúdo que gera gostos, tweets ou é comentado por seguidores e fãs. Para outros pode ser que o seu conteúdo se torne viral, angarie novos fãs e aumente os visitantes no website e vendas.

Ser reconhecido(a) pode ser tudo isso. Significa produzir conteúdo que chama a atenção dos fãs e seguidores de tal maneira que eles não têm escolha senão consumi-lo e partilhá-lo com os seus amigos.

Eis algumas dicas importantes para termos reconhecimento nas plataformas sociais, de forma a darmos provas de sermos uma entidade de mérito e confiança para com a nossa comunidade online.

Conheça os seus seguidores

Perceber as necessidades dos seus seguidores, desejos e interesses é fundamental para ser reconhecido, porque o conteúdo mais espetacular pode cair em saco roto se não estiver adequado à audiência/mercado.

  • Quais são as dores e necessidades da minha comunidade?
  • Que questões eles colocam nas redes sociais, e como as posso responder com o meu conteúdo?
  • Que tipos de conteúdo eles preferem? Texto, video, imagem, áudio?
  • Quando e onde é que eles estão mais propensos a estarem ativos nas redes sociais?
  • Que tipo de conteúdo é que eles estão mais dispostos a partilhar?

Apelar à emoção

O conteúdo que se torna viral nas redes sociais normalmente apela às emoções dos leitores. Alguns profissionais de marketing ou empresários pensam que isto significa que o seu conteúdo tem de ser engraçado, no entanto, isso é opcional.

O que é importante é que o seu conteúdo crie uma conexão emocional com os leitores, que cause algum impacto nas suas vidas ou que melhora sua disposição se estiverem a ter um dia mau.

Alguns dos melhores videos e artigos virais apelam a estas emoções:

  • Surpresa, fascínio (“nem acredito que vi isto”)
  • Felicidade, riso
  • Nostalgia
  • Orgulho
  • Patriotismo
  • Fazer parte duma “tribo” ou comunidade

Ser reconhecido(a) vai para além de conteúdo (publicações, tweets, etc) que seja humorístico, porque não tem de ser. Pense em como o seu conteúdo pode apelar às emoções na sua comunidade, tornando o dia dessas pessoas um bocadinho melhor.

Use conteúdo visual

Apresentar diferentes tipos de conteúdo é importante, e ser reconhecido(a) significa incluir conteúdo visual, de uma maneira ou de outra. Conteúdo que seja visual chama mais à atenção do que apenas texto. De acordo com um infográfico, publicações Facebook com imagens recebem 53% mais gostos e 104% mais comentários do que aquelas que não têm imagens (fonte – Hubspot).

Por seu lado, os vídeos aumentam a probabilidade de ser mais partilhados por 12 vezes mais do que publicações que tenham apenas links ou texto.

Descubra quais os tipos de conteúdo visual que a sua tribo prefere, e inclua esses formatos na sua estratégia nas plataformas sociais. Tenha em conta que isto significa que pode experimentar apenas adicionar conteúdo visual àquelas redes onde está neste momento, mas também pode significar juntar-se a outras, mais à base de imagens, como o Instagram, Snapchat, Pinterest, Youtube ou Vine.

Líderes de opinião online devem fazer parte da sua estratégia

Mesmo que tenha uma comunidade leal e abastada nas redes sociais, tirar partido da influência de certas pessoas pode aumentar bastante o alcance do seu conteúdo.

Além dos benefícios de ter um líder de opinião a promover a sua marca ou o seu conteúdo, pode resultar num aumento de confiança e credibilidade para com o seu conteúdo, produtos e serviços. Se alguém que for respeitado na comunidade na sua indústria promover o seu conteúdo, dar-lhe-á a autoridade e confiança ao se associar consigo. As pessoas pensarão “se ele(a) gosta, então deve ser bom.”

Para tirar partido de líderes de opinião no seu mercado, tem primeiro de criar relacionamentos com eles

A melhor altura para começar é agora. Comente nos artigos deles com opiniões que agreguem valor e promova o conteúdo deles para a sua audiência (desde que faça sentido). Isto permite criar um sentimento de reciprocidade e confiança para com estas pessoas.

Surpreenda

Apresente algo diferente e único para os seus fãs e seguidores. É bem provavél que a sua empresa ou projeto não sejam os únicos no mercado ou numa rede social não é? Então pergunte-se, “como me posso diferenciar dos meus concorrentes? O que posso fazer melhor que eles? O que é que eles não estão a fazer que eu posso fazer?”.

Não se fique apenas pelos meus exemplos e pense nas suas próprias ideias para desenvolver uma estratégia para o seu conteúdo. Descubra algo novo que aumente o envolvimento sobre aquilo que você conhece sobre a sua tribo e indústria.

Seja pessoal

As pessoas querem conectar-se umas com as outras, e não necessariamente com as marcas. Se quer criar conteúdo que seja popular e reconhecido, deixe que a sua comunidade saiba quem você é ou mostrar um toque pessoal da sua empresa.

  • Publique imagens da equipa, família, ou animais de estimação
  • Mostre fotos ou vídeos dos bastidores
  • Peça conselho ou feedback aos fãs
  • Use smiley faces quando apropriado
  • Escreva as suas publicações Facebook com o seu nome

Seja genuíno(a)

Ser autêntico é o melhor conselho que se pode dar no aspeto pessoal e profissional. Estar bem numa rede social significa ser autêntico. Numa era onde as redes sociais estão a ser usadas para manipular as pessoas a comprar produtos ou serviços, ser verdadeiro(a) consigo próprio(a) e os seus valores vai destacá-lo(a) da concorrência.

Ser genuíno(a) significa ligar-se com autenticidade à sua comunidade, ser aberto e transparente e agregar valor que vai ao encontro dos seus fãs e seguidores. Isto ajuda a sua comunidade a confiar em si, crescer e ouvi-lo(a) com maior atenção, aumento o envolvimento para consigo e a sua marca, e partilhar o seu conteúdo. Estarão também mais propensos para comprar mais de si, e não dos outros.

Ser reconhecido(a) não é apenas seguir um conjunto de regras ou melhores práticas. Não existe um plano específico para garantir que o seu conteúdo chama a atenção da sua audiência ou que fica viral de todo. No entanto, ao integrar estas ideias na sua estratégia dar-lhe-á uma bela hipótese de encontrar uma audiência recetiva e disposta a envolver-se consigo, com o seu conteúdo e com a sua marca nas redes sociais.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment