Quem não fez já uma visita a um website, que era para ser breve e acabou por ficar por horas, depois de ter chegado ao blog do mesmo?

Isto é uma situação bastante comum, e ao admitirmos pode ser encorajador para fazer com que o leitor queira fazer alguma coisa, e também é um grande exemplo do porquê você deve considerar ter um blog para o seu negócio.

As pessoas gostam de pessoas. As pessoas compram de pessoas. As pessoas adoram histórias inspiradoras, imagens de gatos, compreensão, conselhos testados e aplicados. Um blog é a sua forma de mostrar a sua personalidade online, quando provavelmente não tem outra maneira de alcançar os seus clientes, para o seu site.

Se nós não tivéssemos o nosso blog, não tínhamos nenhum sítio onde falar sobre temas e dicas pertinentes, nenhum sítio onde interagir com os nossos clientes e nenhuma parte onde falássemos de vivências próprias dentro do nosso mercado.

Neste artigo, vamos falar da importância do blogging, e quais os benefícios para o seu negócio e comunidade, bem como os prós e contras, e as questões que possa ter antes de começar um blog.

Por quê deve ter um blog?

Ter um blog pode ser bastante divertido. É a sua plataforma onde tem conteúdo de qualidade, que as pessoas gostam e partilham, e se o estiver a fazer corretamente vai estar a ajudar as pessoas ao mesmo tempo.

Se a sua empresa não funciona num espaço tipicamente criativo ou divertido, esta é a sua oportunidade de mostrar um lado divertido, o lado que as pessoas podem não associar instantaneamente a sua indústria: exibindo uma vantagem como esta, poderá diferenciá-lo da sua competição. Se você estiver a frente de uma empresa criativa, abra o seu mundo aos clientes: mostrar-lhes o que vos inspira, o que levou você até este ponto, e por sua vez, até poderá inspirar uma nova geração de empreendedores.

Um blog pode ser o destino perfeito para todas as suas contas de redes sociais: coloque os links para posts do blog, isto vai ajudar a divulgar o seu post e o seu blog, bem como permitir a sua comunidade de participar com os seus comentários.

Esta é também a sua oportunidade de estabelecer-se como um perito no seu sector: poderá se tornar uma voz de autoridade, ajuda e inspiração. Quanto mais você construir essa reputação, mais ela se reflete sobre a sua empresa. Se pode ajudar as pessoas, ou animá-las, oferecendo conselhos práticos, ou proporcionar às pessoas algo interessante e divertido para lerem, você vai estar fazendo muito mais para a reputação da sua empresa do que ao distribuir flyers ou colocar anúncios na internet.

Um blog pode fazer maravilhas pelo seu negócio, especialmente agora: que as pessoas querem conteúdo para ler, elas querem saber o que estão a comprar, e elas querem saber que você não é uma fábrica sem rosto, atrás de uma margem de lucro (mesmo que seja).

Por que ter e alimentar um blog é bom para o seu negócio?

Um blog bem cuidado e com artigos de qualidade, mostra aos seus clientes que a sua empresa pode ser confiável: que vocês são pessoas reais, com conhecimento na vossa área, com histórias reais, com opiniões verdadeiras. Você não se está a esconder por detrás das linhas de atendimento ao cliente, nem por trás de promessas que pouco ou nada dizem aos consumidores. Quanto mais confiança um cliente tem no que você diz, mais confiança ele tem no que você oferece, a sua empresa torna-se autêntica.

Gostava de saber os benefícios reais de ter um blog? Em primeiro lugar, é uma estratégia de marketing experimentada e testada que obtém resultados. Os blogs são uma ótima maneira de criar um buzz em torno do que você faz, bem como uma plataforma para todos os comunicados de imprensa: é a sua oportunidade de ter uma forte presença on-line, atraindo a atenção para todas as coisas que você faz. Você pode ter um blog sem ter qualquer tipo de custos, onde o principal investimento é o seu tempo – é muito mais barato do que outras opções de marketing.

Não só leva mais tráfego para o seu site, mas também vai conseguir alcançar uma enorme quantidade de novas pessoas: a partir de clientes já existentes, aos potenciais clientes, bem como a potenciais colaboradores, pessoas nos midia e a possíveis parceiros. Também pode ser uma ótima maneira de reforçar a sua marca e os seus valores, com um blog você pode mostrar às pessoas o que quer dizer, em vez de só dizer às pessoas.

Ter um blog é fantástico, mas facilmente pode correr mal, nós fizemos uma complicação dos prós e contras que precisa saber antes de começar um blog.

Prós

  • Use a sua própria voz, mas certifique-se que está de acordo com o seu brand
  • Seja transparente e honesto – mostre a sua personalidade
  • Crie o seu próprio conteúdo
  • Varie no seu conteúdo
  • Seja conversacional: você quer falar com os seus clientes, não falar deles
  • Divulgue o seu blog: coloque links para ele nas suas redes sociais e certifique-se que o link para o seu blog está bem visível no seu website. Vai ver que estas duas pequenas coisas farão toda a diferença
  • Envolva-se com a comunidade de blogs: faça comentários em outros blogs, convide pessoas para escrever como convidados para o seu blog
  • Atualize regularmente o seu blog
  • Tenha links para outros sites que sejam úteis, torne-se um recurso útil para os seus leitores
  • Seja uma fonte de ajuda: ofereça informações e conselhos práticos
  • Escreva para outros blogs, e leve outras pessoas de outros blogs a escrever para si. Espalhe a sua autoria e autoridade
  • Tenha uma variedade de escritores: use o diretor, o gerente de vendas, assistentes, entre outros, permitindo aos leitores terem uma ideia de todo o negócio e não apenas da gerência.

Contras

  • Não promova o seu negócio o tempo todo. Este não é o lugar e vai rapidamente fazer com os leitores abandonem o blog
  • Não contrate um copywriter que não tenha o seu estilo e que não se importa com o que você representa
  • Não copie conteúdo de outros blogs
  • Se escreve mal e não é um escritor natural, há imensos sites que o podem ajudar
  • Esquecer o seu público/clientes: não escreva para si, pense no que as outras pessoas possam estar interessadas
  • Perder a direção ou foco – é bom ter uma variedade de artigos, mas os leitores devem saber o que esperar. Escolha uma área e mantenha-se fiel.
  • Não se esqueça do estilo e design, tente criar o seu próprio layout, em vez de ter o tema com o design mais popular. Certifique-se que se parece como sendo seu e que segue a mesma consistência visual do seu website.
  • Não seja vendedor. As pessoas tentam e vendem diretamente os seus produtos, mas não vai funcionar. Este não é o lugar.
  • Não publique apenas: é vital reler, corrigir eventuais erros e editar.
  • Não insultar empresas ou pessoas: é preciso ter cuidado. Não é apenas por não ser profissional, mas também pode ser calúnia. Se não tiver a certeza sobre alguma coisa, não coloque.
  • Não fale sobre assuntos controversos ou polémicos, fique longe desses assuntos ou use o seu blog pessoal para isso.

Agora já tem uma ideia dos benefícios de ter um blog para o seu negócio e por onde começar. Se você já tem um blog, nós adorávamos ouvir a sua experiência como blogger. Partilhe connosco as suas experiências e opiniões.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment