imagem google autoria

Num artigo anterior toquei no assunto de como implementar um google authorship markup e outro em como colocar o seu logo nos resultados do google.

Percebo que ainda existam muitas pessoas e empresas com dúvidas sobre como implementar a autoria Google corretamente, e com este artigo espero contribuir para dissipar as dúvidas – especialmente se o seu website for wordpress.

Autoria Google – recurso oficial

Autoria Google – outro recurso oficial

Talvez os nossos leitores já saibam o que é o Google+. O Google+ é uma rede social do Google, e é a segunda maior rede social a seguir ao Facebook, a competir diretamente com outros grandes players como o Youtube e Twitter.

Como o Google+ é da Google, faz sentido que a empresa de Mountain View lhe dê toda a atenção que pode dar. Por exemplo, sabia o que são “sinais sociais”? Sinais sociais são factores que influenciam para o posicionamento nos motores de busca do seu website. Basicamente são links ou menções que possam haver sobre si ou a sua empresa nas redes sociais.

Voltando ao assunto da Autoria Google e Google+, isto é uma oportunidade de aumentar os cliques dos resultados do Google para o seu website em cerca de 100 a 200%. É possível atraiar mais tráfego (visitantes) dos motores de busca sem estar ligado a uma melhoria do posicionamento do website.

Se o seu website estiver montado com WordPress, neste artigo vou mostrar como implementar Autoria Google+ no seu website de forma simples.

O que é Autoria Google+?

Mesmo que pense que não sabe o que é a Autoria Google, talvez já saiba o que é. São aqueles resultados no Google que tem uma imagem ao lado. Eis um exemplo:

Google+ Autoria

exemplo google autoria google+

O que acontece aqui é que esta página, enquanto resultado de busca está associado com perfil Google+ do autor, o que significa que o Google está a “puxar” a imagem, nome de autor e o número de seguidores Google+ e a incorporar isto tudo nos resultados. Porreiro não é?

Mas a Autoria Google+ é mais do que apenas uma “carinha laroca”, porque ter a sua imagem ao lado dum resultado de pesquisa pode aumentar – e bastante – o [tooltip title=”CTR”]click-through-rate[/tooltip] (taxa de cliques) das pessoas que clicam no seu resultado nos motores de busca.

Passo 1: ligue o perfil Google+ a partir do seu website

Para poder estar verificado como autor do seu website, tem de ter uma ligação entre o seu website e o seu perfil Google+. Não tem uma conta Google+? Crie uma conta aqui.

Ok, já tem uma conta Google+? Agora poderá ligar o perfil Google+ usando rel=”author” ao usar a meta tag rel=”author”, que deve ser inserida no cabeçalho do seu tema wordpress (poderá encontrar isto no ficheiro header.php).

Use este código (insira-no no cabeçalho do seu tema), mudando a URL seguinte com a sua própria URL do Google+:

<link rel=”author” href=”https://plus.google.com/111762362496929247723/posts” />

Ou seja, copie e cole a sua URL (morada eletrónica) do seu perfil Google+ (que terá uns números como a URL em cima), substituindo o código acima com o seu.

E pronto, é isso.

Se eventualmente não tiver a certeza de como fazer isto ou prefere não andar a mexer nos ficheiros do seu tema, pode fazer a coisa doutra maneira. Existe um plugin para WordPress que lhe permite fazer esta ligação: Google+ Author Information. Se já usa plugins como o All in One SEO Pack ou o Yoast WordPress SEO, estes já têm um campo para inserir o seu perfil de Google+.

Na dúvida não complique, faça através do modo manual que lhe ensinei ou através do plugin Google+ Author Information.

Passo 2: ligue ao website a partir do seu perfil Google+

Conclua esta ligação através do seu perfil Google+. Vá ao seu perfil Google+, que deverá ter uma URL do género https://plus.google.com/vários-números-aqui/about e vá à secção “About”.

Secção about "Links" no Google+

Na secção About, faça scroll até até encontrar a secção de Links. Aí encontrará os sítios onde é contributor como autor.

Clique o link para editar esta secção e adicione o seu website à lista de “Contribuidor em”.

E é isso.

Quando o Google fizer o próximo crawl ao seu website vai encontrar a etiqueta rel=”author” e vai verificar a autoria oficial ao confrontar a referência com o seu perfil Google+.

Esta imagem encontra-se na secção About do meu perfil Google+.

Verifique

Para verificar se está tudo a funcionar nos conformes, use a Ferramenta de Teste de Dados Estruturados (rich snippets). Leia mais sobre rich snippets aqui.

Nessa ferramenta do Google, digite a sua URL e o Google dirá se a ligação foi feita com sucesso e está verificada.

autoria google+ validação

Se o resultado aparecer como validado, como mostra a imagem anterior, então está tudo bem. Parabéns, você é agora um autor verificado Google+, e a sua imagem irá aparecer junto dos resultados motores de busca do seu website.

Conseguiu fazer esta implementação no seu website? Partilhe as dúvidas ou comentários em baixo.

Curiosidade

Este é o artigo mencionado no exemplo: Como adicionar caixa recomendações no Facebook

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.