Apesar de o marketing tradicional continuar a ser importante, a web tem sido uma plataforma fascinante e versátil que permite chegar ao seu mercado, por vezes mais fácil e comodamente.

Enquanto o [tooltip title=”SEO”]Search Engine Optimization[/tooltip], social media marketing e segmentação do público-alvo ainda estão em fase de crescimento, o e-mail marketing é uma das formas mais estabelecidas e melhor compreendidas para comunicar com os seus potenciais clientes.

Foram feitos vários estudos para descobrir exatamente o que faz com que as pessoas de uma certa lista de e-mails clique e abra o email – quando é que as pessoas abrem e o quê? Qual o assunto (título de email) que foi mais eficaz? No entanto, apesar de todas estas informações facilmente disponíveis de “como fazer e-mail marketing”, é interessante como muitas empresas ainda cometem erros, por vezes absurdos. Aqui vão cinco coisas que pode estar a fazer de errado – e o que pode fazer para corrigi-las.

5 erros de email marketing ↴

1. Tornar o processo de inscrição difícil
O fator mais importante no email marketing é a angariação de um endereço de email e permissão da pessoa para lhe enviar emails. Não torne este processo difícil. Deve ser bastante óbvio onde as pessoas se podem inscrever para a sua newsletter/lista, torne as coisas simples.

Elas não estariam no seu site, a menos que elas não estivessem pelo menos um bocadinho interessadas no seu produto ou serviço, mas não vão querer passar mais do que quarenta segundos a escrever nos campos ou selecionar opções. Se você construir um relacionamento com os seus destinatários via e-mail, haverá outras oportunidades para angariar informações adicionais.

As pessoas não vão ao seu site, a menos que estejam interessadas no seu negócio, mas elas não querem passar mais do que quarenta segundos a escrever os seus detalhes.

2. Esperar muito tempo para enviar o primeiro e-mail
A primeira impressão que transmitir é importante, portanto não se deve atrasar com a sua primeira mensagem, pois existe ali uma janela de oportunidade, de quando a pessoa se inscreve que o permite a si estabelecer a sua reputação enquanto elas estão abertas a receber informação acerca do seu negócio.

Muitas empresas esperam uma semana ou um mês para enviar o primeiro contacto, quando ele deve ser enviado imediatamente. Isto dá a confirmação de que as pessoas vão receber o e-mail para o qual se inscreveram, e dá-lhe a si a oportunidade de mostrar o que lhes pode oferecer.

3. Falhar na integração
Email marketing vai levar tráfego para o seu website, mas campanhas que são feitas de vez em quando não funcionam tão bem como campanhas com uma estratégia integrada. Use o email como um elemento no seu processo de vendas – você pode integrar o seu email diretamente com o seu sistema de CRM, ou qualquer outro sistema que escolha.

Por exemplo, quando uma pessoa clica numa “call to action” (apelo à acção), a pessoa ou pessoas responsáveis pelas vendas recebem um email automático com informação (email, telefone e/ou outro) sobre a lead (pessoa interessada).

Você pode fornecer informações como o nome e interesses no e-mail acionado, permitindo que o seu representante de vendas fale com a pessoa enquanto a coisa ainda está quente, numa altura em que eles estão interessados e a pensar no seu negócio.

4. Envio de spam
É fácil o seu email ir parar para a pasta de spam. Conteúdo pobre ou reputação de spam podem fazer com que a sua mensagem nunca chegue à caixa de entrada. Um bom prestador de serviços de email pode ajudar, mas você tem de saber como funcionam as caixas de entrada se quer obter os melhores resultados.

Isto é importante porque hoje em dia cada email que o destinatário não quer receber marca como spam em vez de se remover da lista.

É fácil o seu email cair na caixa do spam. Conteúdo pobre ou reputação de spam podem fazer com que o seu email caia directamente na caixa de spam e nunca chegue à caixa de entrada.

5. Não testar o suficiente
Verifique erros ortográficos e gramaticais, como o email fica em diferentes dispositivos, é optimizado para aparelhos móveis? Todos os links funcionam? Será a sua mensagem convincente e o seu conteúdo suficientemente bom? Certifique-se de que não comete nenhum erro ao testar várias vezes, e depois teste os vencedores entre eles.

Email marketing apresenta-se como tendo um dos maiores retornos relativamente a outro canal de marketing direto, mas é muitas vezes subestimado. Usado corretamente poderá apresentar níveis elevados de sucesso, especialmente se o leitor seguir estes conselhos e evitar estes erros mais comuns, de forma a que possa tirar maior partido das suas campanhas de email marketing.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment