Os concursos facebook maravilham muita gente. Passe pela sua Feed de Notícias por mais de 5 segundos e provavelmente irá encontrar algum tipo de concurso. Enquanto os concursos levam tráfego Facebook para muitas marcas, por vezes o mercado B2B tem dificuldades a conseguir fazer com que os concursos funcionem bem para o caos deles.

As empresas que abordam outras empresas no Facebook por via de promoções ou concursos encaram estes obstáculos, mas vale a pena o tempo e esforço para aí saber se valerá a pena ou não para si. Se está a pensar organizar um concurso Facebook para a sua empresa B2B no Facebook, estas dicas irão ajudar.

Dicas para concursos Facebook B2B

  1. Ofereça um prémio relevante. Escolher o prémio correto é algo que parece confundir várias empresas, por isso é que há tantos iPads a pontapé. Enquanto que oferecer um prémio valioso lhe fará ganhar várias participações, os participantes podem não ser aqueles que estarão mais propensos para comprar o seu produto ou futuro. O seu objetivo é trazer mais clientes apropriados para si, e não qualquer um. Por exemplo, se você tem fornece lojas de produtos dietéticos, pode oferecer uma trituradora/moedora para fazer manteiga de amendoim. Se é um salão de estética, ofereça o último (ou o melhor) produto para a pele ou cabelo (só para ter uma ideia).
  2. Use o concurso como forma de aprender mais sobre os seus cliente. Faça com que eles saibam que um dos seus objetivos é servi-los melhor. Quando as pessoas preenchem os dados do formulário, coloque-lhes questões que o(a) irão ajudar no futuro. Que produtos eles estão á procura? Que serviços eles gostariam de ver oferecidos? Qual é o orçamento para o próximo ano (cuidado com esta)? Angariar este tipo de informação ajudará a ir ao encontro das futuras necessidades dos seus prospetos e clientes.
  3. Use o concurso para se ligar às conexões dos seus clientes. Se é uma empresa B2B, estará a lidar com pessoas que já conhecem o seu negócio. Mas criar um concurso dá aos seus clientes atuais a oportunidade de partilhar informação sobre si às conexões deles. Quando criar um concurso, aloje-o numa app que lhes permita dobrar as hipóteses de ganhar para todos aqueles que partilham o formulário de participação. E porquê este pormenor? Porque as pessoas que entram nos concursos estão mais propensas a partilhar as notícias sobre os mesmos se eles ganharem alguma coisa com isso. Por exemplo, se você for uma empresa de fruta, pode ter um concurso do género, “empresa saudável, empresa produtiva: participe e ganhe um mês de fruta para a sua organização. Conhece outras empresas? Partilhe com eles e duplique as suas hipóteses de ganhar.”
  4. Use o concurso para mostrar a personalidade da empresa. As redes sociais alteraram o marketing traidicional porque dá às empresas a possibilidade de serem mais transparentes. Já que o seu concurso irá eventualmente aparecer entre fotos e atualizações de amigos e família, faça com que seja bem apresentado. Uma típica “missão” ou “valores” é aborrecido. Colocar um vídeo ao estilo Gagnam Style ou Harlem Shake pode parecer trendy mas poderá não ser apropriado. As pessoas gostam de aprender a cultura das empresas com as quais lidam, e um concurso pode fazer justamente isso.
  5. Use o concurso para estar top-of-mind aos seus clientes. Suponha que usa email newsletters para partilhar informação sobre a sua empresa e produtos. As newsletters são boas para alertar tanto potenciais clientes como os atuais clientes sobre ofertas especiais e outros acontecimentos. Mas as newsletters são também propensas a serem consideradas como “coisas de negócios”. Se você tem uma presença no Facebook, está a interagir com os seus clientes no mesmo sítio que eles interagem com os seus amigos e família. O seu convite para entrar no concurso da sua empresa pode aparecer entre as fotos dos filhos deles. Com isto, tem aqui uma oportunidade de criar um diálogo com os clientes que pode não estar nada relacionado com vendas, marketing ou “coisas business”.
  6. Partilhe os detalhes do concurso onde puder, sem spam. Quando tiver o concurso online, não se acanhe e promova-o. Adicione um link na sua newsletter, coloque informação sobre ele no seu website (com um link para a app no Facebook), faça publicações no Facebook, tweete sobre isso, e adicione também um link à sua assinatura de email, ou seja, espalhe a palavra.
  7. Se alojar o seu concurso numa app, torne-a acessivel a aparelhos móveis. Já que cerca de metade dos utilizadores diários do Facebook usam aparelhos móveis para aceder a esta rede, as apps do seu concurso devem ser acessíveis nessas plataformas. Algumas apps criadas no Facebook não funcionam em aparelhos móveis a menos que o programador ou a equipa que desenvolveu o concurso use URLs que detetam quando o utilizador está num aparelho móvel ou num computador de secretária. Estas URLs ajustam o conteúdo apropriadamente ao aparelho para que seja fácil de ver, ler, usar e participar.

Como Envolver os Fãs no Facebook

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment