A maioria das marcas e empresas não tem ideia do que fazer e onde investir, pensando sobre o seu posicionamento – orgânico ou pago – nos motores de busca. Se está um pouco a “Leste” sobre isto, continue a ler.

O que são listagens orgânicas?

Se o seu site aparece nos resultados dos motores de busca sem ter criado numa conta de PPC (pay-per-click), é provavél que esteja posicionado na lista orgânica). Os resultados orgânicos são gerados por um algoritmo e um conjunto de regras elaboradas pelos motores de busca para encontrar os resultados mais relevantes na web. A tarefa de ajudar um website a estar melhor posicionado nos motores de busca quando certas palavras são escritas no campo de pesquisa, é chamado de Otimização dos Motores de Busca (SEO, ou Search Engine Optimization).

resultados_organicos_pagos

O que são listagens pagas?

São anúncios ou links patrocinados pagos, por clique, por anunciantes. Pesquisa paga é um leilão de espaço de publicidade nos resultados de pesquisa. Os anunciantes colocam licitamentos em quanto estão dispostos a pagar ao motor de busca para um clique para o seu website. Estes licitamentos ajudam a determinar onde o anúncio do anunciante aparecerá, que poderá ser desde o topo até cá abaixo e à direita na página. Leia Fundamentos Google Adwords se quer saber mais sobre como fazer isto.

Enquanto as listagens orgânicas aparecem como resultado dum algoritmo e do conjunto de regras concebidas pelo motor de busca para encontrar os resultados mais relevantes na internet, as listagens de pay-per-click aparecem como resultado dos esforços pagos dos anunciantes.

Benefícios de PPC (pagar-por-clique)

As listagens pagas têm vantagens, tais como resultados imediatos, controlo sobre o texto do anúncio, poder emendá-lo, alcançar um público desejável e conseguir medir os resultados.

Benefícios do SEO (resultados orgânicos)

Os maiores benefícios dos resultados orgâncios são que a quantidade de visitantes poderá ser, em teoria, infinita, não dependendo do número de cliques e orçamento gasto quando comparado com os anúncios pagos. Um bom posicionamento natural leva mais tempo e é normalmente resultado de trabalho da parte dum profissional, apesar de ser uma estratégia eficaz a longo prazo.

Benefícios de combinar os dois

Tanto o PPC como o SEO são técnicas de marketing de pesquisa e têm o objetivo conjunto de melhorar a sua presença na web. Ambos têm vantagens única que o(a) ajudarão a alcançar os seus interesses na internet.

Ao usar ambas as técnicas ao mesmo tempo, cada método pode beneficar um do outro.

  1. PPC ensina que texto de anúncio tem mais sucesso para fazer testes com as suas landing pages (páginas de destino, leia mais aqui) para depois aplicar isso nos seus esforços de SEO.
  2. Landing pages que tenham conteúdo apelativo irão beneficiar dos seus esforços PPC ao ligar anúncios para páginas específicas aumentando o retorno ao investimento.
  3. Pode aprender a partir dos seus esforços PPC que palavras chave têm melhor desempenho e usar estas em seus esforços SEO.
  4. Pode fazer o contrário também, ou seja, que palavras, a nível orgânico, os seus visitantes usam mais, e usar esta informação para aprimorar os seus esforços PPC.
  5. Ao usar tanto o SEO como o PPC terá maiores hipótese de dominar os resultados de pesquisa. Dominar ambas as listas aumentará bastante o tráfego e dará a ideia de que você é uma presença bem posicionada na sua indústria. Também pode ser importante ao tentar combater má reputação, na qual terá a oportunidade de contar a sua história.

>> Artigos de interesse.
Fundamentos marketing Google: Adwords
Fundamentos marketing Google: Analytics
Fundamentos marketing Google: Planeador Palavras-Chave
Como fazer uma campanha de Remarketing Google
Como usar a Rede de Display da Google
Guia de anúncios LinkedIn


Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

2 comentários

  1. Boa Tarde,

    Julgo que uma boa forma de diferenciar os dois conceitos, SEO e SEM (PPC em Português), é:
    SEO = Search Engine “Oportunity” (livre de pagamentos)
    SEM = Search Engine “Money” (pagamento por click).

    Melhores cumprimentos,

    Gonçalo Figueiredo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.