A era de empurrar produtos e serviços acabou. O marketing não revolve à volta de vender de forma pura e dura os produtos ou serviços da sua empresa mas sim sobre criar uma marca às quais as pessoas se queiram ligar e prestar atenção. As campanhas de marketing mais eficazes focam-se na liderança de opinião e de pensamento, e a melhor estratégia para se posicionar como líder é através de content marketing.

Eis algumas dicas para a sua estratégia de marketing de conteúdos.

1. Pare de empurrar
Bom marketing de conteúdo deixa o puxa-empurra e o discurso de vendas para os vendedores. Quando começa a falar muito sobre si, a sua empresa, ou os seus produtos e serviços, o leitor só ouve é o “bla-bla-bla” do anúncio da Whiskas, e fecha a página ou vai-se embora do website.

Respeite os seus leitores ao apresentar-lhes conteúdo de valor. Está a vender energias alternativas? Crie um guia ou pequeno ebook a explicar os custos de continuar no tradicional ou o cuidados a ter ao investir em energias renováveis. Tem um serviço jurídico ou de contabilidade? Ofereça truques e dicas de como poupar em despesas legais ou contabilísticas.

2. Resolva um problema
Quando temos uma dúvida sobre vamos ao Google. Sim, podemos eventualmente perguntar a um colega mas eventualmente acabamos nos motores de busca. Pense no que é que os seus potenciais cleintes estão à procura e ajude-lhes a resolver esse problema (tal como este e outros artigos que escrevemos).

3. Artigos de qualidade
Ter uma secção de blogue no seu website é indispensável. É uma boa forma de melhorar o SEO (search engine optimization) e partilhar o seu conteúdo e conhecimento. De cada vez que um artigo é colocado, os motores de busca poderão percorrer o seu website e a longo prazo melhorar o seu ranking. Publique 3 a 4 artigos bons artigos por mês.

4. Re-utilize o conteúdo
Criar um guia ou ebook pode ser um tarefa que o pode deixar cansado(a) só de pensar nisso. Vai escrever sobre o quê? A que conslusão quer chegar? E quando vai começar?

A vantagem do conteúdo que já criou e criará, é que poderá ser usado de várias formas. Pegue em todos os artigos que já escreveu, coloque uma introdução, conclusão, capa e aí está um guia preparado para puxar potenciais clientes. Coloque esse guia acessível por trás dum formulário de captura de informação (nome, email) e ora aí está uma ferramenta de geração de leads. Eis um exemplo nosso.

Outras ideias passam por aproveitar apresentações que deu. Usa o PowerPoint ou Prezi do seu discurso como base para um novo artigo ou inclusão num guia. Com alguma criatividade, o seu conteúdo pode ser aproveitado de várias maneiras.

5. Use vídeo
Os vídeos estão na moda e com razão. O ideal é contratar um profissional, mas os vídeos podem ser mais económicos do que pensa. Com um bom guião, pode tirar partido de ferramentas como a Sparkol ou emaze para criar animações com estilo que puxam a atenção do utilizador. Coloque esse(s) vídeo(s) na sua homepage ou em páginas estratégicas do seu website.

6. Seja social, partilhe
Agora que tem o conteúdo, partilhe-o. As principais redes são Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter e Google+. Apesar de haver opiniões contrárias, a maioria das pessoas poderá ser alcançada numa ou noutra rede social ao longo do dia. Escreva exertos ou pequenos resumos do seu conteúdo e partilhe com um link para as pessoas desfrutarem do seu conteúdo no website. Isto vai aumentar a sua credibilidade e o seu posicionamento no mercado, além de trazer mais tráfego para o seu website.

Não se quer incomodar a pensar quando é que tem de partilhar o quê e onde? Então use ferramentas como o HootSuite.

O marketing de conteúdos é uma boa maneira de se afirmar junto do seu mercado como sendo um líder de opinião.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.