Facebook + Email marketing 2 dicas

Vamos lá ver então como tirar maior partido do Facebook e do email marketing para obter mais leads para o seu negócio.

Prometo que estas duas dicas são mesmo es-pe-ta-cu-la-res.

MailChimp + Facebook Ad Campaigns

Facebook Ad Campaigns” é uma funcionalidade do MailChimp que permite criar anúncios diretamente a partir do interface deles e medir os resultados nos relatórios do MailChimp.

Logotipo mailchimp macaco

Nota: o MailChimp não tira nenhuma comissão, o valor pago é dado todo ao Facebook.

O MailChimp, sendo um parceiro do Facebook, já tinha alguma integração com este. Por exemplo, ao criar um público personalizado, é atualmente possível carregar para o Facebook um ficheiro de clientes duma lista de emails vinda do MailChimp.

Público personalizado no Facebook

Isto também dá para fazer com outros fornecedores de serviço de email marketing, é só para dizer que no caso do MailChimp aparece mesmo a opção Importar do MailChimp, enquanto com outros tem de selecionar Escolhe um ficheiro ou copia e cola os dados, e aí usa a sua lista de emails exportada do seu serviço de email marketing.

Ok, então mas afinal que funcionalidade nova é esta do MailChimp?

O “Facebook Ad Campaigns” é uma funcionalidade do MailChimp que permite criar anúncios Facebook dentro do MailChimp.

Ora veja.

Facebook Ad Campaigns no Facebook

Mas qual é a vantagem disto? Não dá para fazer os anúncios no Facebook diretamente?

A vantagem desta funcionalidade do MailChimp é poder fazer tudo no mesmo sítio, no interface do MailChimp. Quanto menos sites tiver de visitar e clicar, mais rápido será o seu fluxo de trabalho.

Além do mais está a ficar com maior controlo nas suas listas, porque pode usar estes anúncios para aumentar as leads para as suas listas, e encontrar públicos semelhantes ao seu tipo de cliente ideal.

Por exemplo, quando escolhe segmentar para pessoas com interesses semelhantes com um anúncio Facebook, no MailChimp, esse público semelhante será constituído de utilizadores Facebook que partilham características com as pessoas na sua lista MailChimp.

Pode usar a segmentação inteligente do MailChimp para se focar em clientes recentes ou subscritores ativos, e assim criar públicos semelhantes no Facebook.

Facebook Ad Campaigns no MailChimp

E se tiver uma loja e-commerce, e tiver feito a ligação com o MailChimp, pode ver cliques, taxas de interação, e também o que vendeu, quanto vendeu, clientes obtidos e dados de faturação.

Ora, isto já dá para fazer no Facebook e com o MailChimp, mas é necessário saber em que sítio, no Facebook, é necessário ir, para escolher estas opções, e o interface e as opções do Facebook nem sempre são claras ou fáceis de perceber. Mas no MailChimp é fácil fazer este setup e pode gerir tudo a partir do interface deles. Pode ver o comunicado no site oficial deles.

Drip + Facebook Lead Ads

Esta é a razão pela qual o Drip é um dos meus fornecedores de email marketing favoritos, e já vai perceber porquê.

Logotipo Drip

Mas antes é necessário explicar o que são os “Facebook Lead Ads”.

Os Facebook Lead Ads são um tipo de anúncio no Facebook que permite aos anunciantes captar os dados duma pessoa sem que esta tenha de sair do Facebook.

Para criar um Facebook Lead Ads basta escolher um anúncio de Geração de Leads no Gestor de Anúncios.

Facebook Lead Ads

Pode usar este tipo de anúncios para:

  • subscrever uma pessoa para a sua newsletter
  • promover um webinar
  • fazer um concurso
  • oferecer cupões e descontos

Eis um exemplo do que é um anúncio de Facebook Lead Ads:

ZRMdmkkGAgQKnG1hkg v9sJkRvav feUnIQgBCsVy18m 8LsBMIB9ab95MYyJlCDQxqfe48Ns7iVjh98pnrb9Q=s1024 - Facebook + Email Marketing: 2 dicas espetaculares

Anteriormente, a única maneira de fazer isto era criar um anúncio e levar as pessoas para uma landing page onde tivesse um formulário de subscrição para captar os dados do visitante.

Mas com os “Facebook Lead Ads” pode converter um utilizador no Facebook numa lead, sem que este tenha de sair do Facebook.

Uma outra grande vantagem dos Facebook Lead Ads é que os dados do utilizador são legítimos, porque você está a captar uma lead com um email real com o qual a pessoa está registada no Facebook, enquanto numa landing page as pessoas podem colocar emails secundários ou falsos.

Então mas porque é o Drip especial? Não dá para integrar já os Facebook Lead Ads com o meu fornecedor de email marketing?

Dá para integrar informação dos dados captados com os anúncios Facebook Lead Ads para o seu fornecedor de email marketing, mas isso obriga a usar uma ferramenta intermediária, o Zapier.

Logótipo Zapier

O Zapier é uma ferramenta que permite fazer integrações com apps e plataformas que não têm integração direta.

Você pode subscrever os dados duma lead captada via um anúncio Facebook Lead Ads para a sua lista de MailChimp, mas para o fazer, tem de criar um Zap.

Criar um zap pode ser complicado de fazer para quem não há habituado a estas “tecnologices”.

Um Zap tem um “trigger” e uma “action”, ou seja, um gatilho que desencadeia uma ação.

Por exemplo, este é o Zap específico para integrar novas leads captadas com o Facebook Lead Ads para uma lista MailChimp.

Facebook + MailChimp

Zap Facebook Lead Ads e MailChimp

É necessário criar o trigger, que é quando uma lead é captada via o Facebook Lead Ads, e depois a action, que é juntar os dados à lista de email do MailChimp.

Até nem é muito complicado de fazer, mas estes Zaps são pagos.

Sim, você tem de pagar porque estes Zaps específicos são para contas premium deste serviço disponibilizado pela Zapier.

Portanto, se quiser integrar os dados da lead captada pelo Facebook Lead Ads para a sua lista MailChimp, tem de pagar por esta integração. Pode ver outras integrações de Facebook Lead Ads aqui.

Bem-vindo ao Drip.

O Drip é um fornecedor de email marketing que consegue fazer esta integração sem custo adicional, ou seja, consegue captar os dados do utilizador via Facebook Lead Ads como subscritor no Drip, sem ser necessário ferramentas intermediárias como o Zapier.

Eis como captar os dados dum Facebook Lead Ads diretamente para o Drip:

1moT6T6aeUMvdVSsIDvuS8Dre4wOHs5LSodZK8pgSba1qYJN82ebcCFDP1tOR 6AFd z4CvZegk7n0oyrEQ=s1024 - Facebook + Email Marketing: 2 dicas espetaculares

Ao fazer isso, os dados da lead captada via o Facebook Lead Ads são passados diretamente para os seus subscritores ativos no Drip.

Assim pode facilmente inscrever as pessoas na sua newsletter, webinar, concurso, ou oferecer cupões, que o utilizador será colocado na sua lista. Neste caso o Drip não funciona com listas, mas sim com subscritores ativos, mas o princípio é o mesmo.

Eis alguma informação adicional em como integrar anúncios FB Lead Ads na documentação do Facebook.

E você? Como está a pensar usar estas duas dicas para aumentar as leads para o seu negócio?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment