No artigo anterior sobre os Fundamentos do Google Adwords, descrevi os conceitos básicos dessa plataforma. Se ainda não leu, vá a esse link e depois volte para ler o resto, pois nesse artigo são descritos termos de marketing relevantes para tirar maior partido deste artigo.

Uma ferramenta necessária para aprender que vai para além do Adwords é o Google Analytics, a forma mais fácil de colecionar dados que precisa sobre o seu website (e não só).

Existem métricos que são importantes para analisar o sucesso que as suas campanhas Adwords têm a partir da sua conta, mas e a partir do website? Como otimizar as suas páginas web? Eis que vem o Google Analytics para o salvamento.

O que é o Google Analytics?
Google Analytics é um produto que lhe permite analisar o desempenho do seu website através duma variedade de métricos personalizáveis.

O que pode o Analytics fazer por mim?
O Analytics ajuda a apontar problemas em áreas do seu website, áreas que podem ser confusas ou não-relevantes para os seus visitantes. Através dos métricos no Analytics, poderá aprender quantas pessoas visitam cada página, quanto tempo passam em cada página, e quer elas efetuaram ou não algum tipo de ação, e como e de onde é que elas vieram parar ao seu website.

exemplo de dashboard de google analytics

Além disso, o Analytics pode ajudar a saber o impacto que os seus materiais de marketing poderão ter. Por exemplo, através do uso esperto do seu cartão de contacto poderá levar as pessoas para uma página web, no seu website, que apenas é dada às pessoas que ficam com o seu cartão, podendo assim analisar o impacto do seu networking.

Um outro exemplo é que ao fazer a análise do tráfego (visitantes) que recebe no seu website, vai conseguir ver picos de tráfego após o envio dos seus emails.

Eis como funciona:

  1. Crie uma conta no Google Analytics e instale o código que lhe fornecido, no seu website.
  2. O Analytics irá começar a fazer o rastreamento de toda a atividade no seu website.
  3. Você faz login e vê os relatórios dos dados que quer.
  4. Usa esses dados para fazer mudanças no seu website.
  5. Vai aumentar assim as leads, conversão e vendas no seu website.

Como pago pelo Analytics?
Não paga, é gratuito. Existe uma versão premium do Analytics, mas muito provavelmente a versão gratuita “chega e sobeja”.

Parece mais claro como pode usar o Google Analytics para tirar partido do seu website?

Coloque as suas questões em baixo, outros provavelmente terão a mesma dúvida.

Artigos relacionados:
Fundamentos marketing Google: Adwords
Fundamentos marketing Google: Planeador Palavras-Chave
Como usar codigo UTM de rastreamento no Google Analytics

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment