Google dá destaque a websites adaptados a dispositivos móveis nos resultados de pesquisa
O google valoriza websites responsivos nos resultados de pesquisa. Este destaque aparecerá com uma etiqueta mobile-friendly.
Esta etiqueta só aparece em resultados de pesquisa móvel, o que faz sentido.
De momento ainda não consigo encontrar com o meu smartphone esta etiqueta quando pesquiso no motor de busca em Português, mas esta mudança “lá fora” já está em vigor e estará para ser distribuída para as várias línguas dos resultados de pesquisa feitos em aparelhos móveis.
Esta valorização não significa uma vantagem automática sobre outros websites. O próprio google mencionou que websites móveis/responsivos que contenham erros podem perder posicionamento tão facilmente como outros que não são.
A vantagem desta atualização prende-se mais com a etiqueta “mobile-friendly”. Esta mudança aumentará a taxa de cliques em sites que contenham a etiqueta e baixar para aqueles que não a têm, portanto é provavél que afete um pouco o tráfego para um website.
Os critérios para um website “mobile-friendly” que o Google anunciou são estes.
- Evita software que não é comum em aparelhos móveis (ex.: Flash);
- Usa texto que é inteligível sem ser necessário fazer zoom;
- Adapta conteúdo ao ecrã p/ que utilizador não tenha de fazer scroll/zoom (responsivo);
- Coloca links espacejados o suficiente para que não haja engano a tocar neles.
Para poder saber se o seu website é amigo dos móveis, ou se é responsivo, pode usar a ferramenta Mobile-Friendly test tool, que faz parte da Google Developers. No exemplo da imagem, o website da nossa agência é mobile-friendly. Experimente o seu.
O Google já tinha andado a desenvolver ferramentas para aumentar a eficácia da componente mobile em websites, até porque para o Google, os móveis são um mundo no qual o Google está a apostar fortemente.
Esta atualização que valoriza websites responsivos e amigos dos móveis foi uma mudança previsível e estratégica porque o Google percebe que utilizadores mobile ficam frustrados quando acedem a um website que não foi feito para seus dispositivos, dando uma má experiência.
No seu comunicado oficial, o Google mencionou que estão considerando fazer do mobile friendly um factor mais importante (ainda) para o posicionamento nos motores de busca. Por outras palavras, prepare o seu site para dispositivos móveis para que se possa vir a posicionar melhor nos resultados orgânicos.
Espero que este artigo tenha sido útil e que o seu website passe no teste. Para ajudar o seu website, siga as instruções do Google para adaptar o seu site para dispositivos móveis, ou requisite uma consultoria connosco.