As pessoas podem-se queixar mas o Facebook é uma forma complementar de obter mais visitantes para o seu website. Uma funcionalidade que se pode fazer é o agendamento das publicações (agendar posts). Poder agendar posts (publicações) torna a vida dum(a) gestor(a) de página muito mais fácil, porque pode dedicar um ou dois dias por semana para investigar e agendar as publicações numa fanpage para a semana inteira.

O Facebook já tem esta funcionalidade há bastante tempo, mas mudaram-na recentemente. Convém saber que o agendamento de publicações só funciona em páginas empresariais. O Facebook não tem esta ferramenta para agendar publicações na sua página pessoal (se bem que daria jeito para alguns). Poderá usar aplicativos de terceiros, como o Hootsuite, entre outros, mas pessoalmente, não sou muito a favor de demasiados automatismos.

Agendar publicações (posts) Facebook

  1. Na sua página, crie um novo estado. Isto pode ser o que quiser, simplesmente texto, um link ou uma imagem.
  2. Em vez de clicar no botão azul de “Publicar”, clique na seta triangular que aponta para baixo. Terá as opções de agendar publicação, antecipar publicação e guardar rascunho.
  3. Selecione agendar publicação. Uma janela aparecerá com uma data e horário. Quando clicar na data, um calendário aparecerá, que lhe permite escolher a data. Aí poderá escolher o dia em que quer colocar a publicação e a hora.
  4. Clique no botão azul agendar após escolher as opções, e a sua publicação irá ser colocada na altura que definiu.

Agendar posts Facebook

Se precisar de re-agendar a sua publicação por alguma razão, poderá ver todas as publicações agendadas por baixo da caixa de atualizações, ou no topo da página, em “Atividades”. Clique no link “ver publicação” ou “publicações agendadas e irá para as suas publicações agendadas. Para re-agendar o post, clique em “re-agendar” no ícone do triângulo inverso.

Reagendar publicações Facebook

O agendador de publicações do Facebook ainda tem algumas areas para limar. Por exemplo, ao clicar no relógio do agendador, ele não responde ao teclado, é necessário alterar o horário através do teclado, com as setas para cima ou para baixo para mudar a hora.

Uma particularidade ligeiramente aborrecida é que cada vez que se agenda uma nova publicação, o agendador fica pré-definido de volta para o dia atual no calendário. Uma versão antiga do agendador lembrava-se da última data que se tinha lá colocado.

Antecipar publicações e guardar rascunho

Pode usar o mesmo método para antecipar as suas publicações. Um exemplo poderá ser na criação duma nova página Facebook, e quer dar a entender que essa fanpage é mais antiga do que na realidade. Para fazer isto terá de mudar a data de “nascimento” da sua página nas definições da página. O facebook só permite antecipar a sua página até esta data, e a data irá pré-definir para a data em que criou a sua página.

A opção de guardar rascunho, por seu lado, também é útil, pois pode guardar publicações que não quer publicar nem agendar agora, ou mostrar a algum colega o post para que ele possa trabalhar no mesmo até agendá-lo ou publicá-lo.

Comece a agendar as suas publicações com toda a pinta que sabe fazer. Experimente publicar os seus posts em alturas diferentes durante o dia, e analise as suas estatísticas (insights) para perceber como é que as suas publicações se estão a comportar. Assim poderá determinar a melhor hora e dia para publicar na sua página.

Artigo relacionado – Conteúdo que gera envolvimento no Facebook

Gostou do artigo?
Subscreva o blogue da nossa agência por email para ficar ao corrente das melhores estratégias de marketing e web marketing para crescer o seu negócio.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment