mao cartao contacto logotipo

Apresentar as propostas ao cliente é uma das coisas que mais gosto no meu trabalho. Sinto-me empolgada de mostrar estas ideias, gostos e desgostos, porque às vezes, mesmo feedback conflituoso acaba por se tornar mais tarde num design do logotipo que o cliente idealizou.

Nesse aspeto temos sido felizes, pois na nossa agência temos sido capazes de transformar pensamentos abstratos em ideas concretas que os nossos clientes normalmente adoram. Quer seja um cliente a nível nacional, ou outros que fizemos para a Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe ou Austrália, por telefone ou email, encontramos maneira de apresentar ao cliente aquilo que ele(a) quer.

Como escolher um bom design de logótipo

Bons logotipos mostram o seu apelo à primeira vista e quando temos algum tempo para os observar corretamente. Mas grandes logótipos tem apelo imediato e crescem em nós como ainda mais apelativos à medida que absorvemos os seus detalhes. Um bom exemplo é o logo do Pittsburgh zoo, que mostra uma árvore com pássaros a sobrevoar, ou um gorila e uma leoa conforme a atenção da nossa mente.

Logotipo Pittsburgh Zoo/Aquarium

Vê a árvore, assim como o gorila e a leoa?

Outro exemplo mais conhecido é o logótipo do Le Tour de France, em que o “R” é um ciclista.

Logotipo Le Tour de France

O “R” é o ciclista

Primeiras impressões

Quando trabalha com um(a) designer especialista em logótipos, e vê os seus designs pela primeira vez, lembre-se de como foi essa sensação. Provavelmente a primeira impressão que tem, é aquela que irá atingir os seus clientes e prospetos. Poderá ter uma reação forte (seja positiva ou negativa) para alguns dos designs de logotipos que veja.

Algumas destas impressões são quase como o instinto, um cesto sentido. Ou gosta ou não gosta por razões que pode nem conseguir explicar bem. Mesmo que não consiga dizer porquê, ainda é uma sensação a reconhecer em si. Outra parte importante das primeiras impressões são que elas não podem ser facilmente ultrapassadas.

Um grande logo não precisa de nenhuma explicação, ele simplesmente funciona. Muitas vezes os seus potenciais clientes apenas vêem o logo de relance. Quer seja de forma breve ao passar cartões de contacto ou ao passar de carro num outdoor, a primeira impressão dum logotipo acontece rapidamente sem grande tempo para análise. Por isso, ele tem de ser reconhecível e memorável num ápice.

Sentimento que dura

Tal como na primeira impressão, o seu logótipo deve ser algo que gosta quanto mais olha para ele. Como empreendedor(a), irá promover a sua marca durante os próximos anos, e não quer ficar cansado(a) dele. Quanto mais forte for o conceito por trás do design do seu logótipo, mais terá tendência para gostar dele.

Isto é particularmente importante se o seu logótipo conta uma história, porque ajudará a ligar-se com a sua audiência. Tal como com as primeiras impressões, por vezes estas sensações são difíceis de explicar em palavras, mas o que interessa é que eles estejam em sintonia com quem os consome visualmente. Um logótipo que não tem substância terá tendência para parecer desactualizado mais depressa porque a única coisa que o mantém junto, a cola dele, é o “estilo”.

Como os estilos mudam, o seu logótipo, e a sua marca, poderão aparecer incongruentes ou desactualizados da realidade. Um design mais clássico, mas apoiado por um concento forte, irá servi-lo melhor a longo prazo.

Opiniões dos outros

Muitos designers arrepiam-se com a ideia de decidir aquilo que é bom ou mau através do cliente pedir opiniões a outras pessoas que podem não ter o sentido de estético ou anos de experiência para avaliar uma peça de design.

As decisões em grupo normalmente enfraquecem o design e o resultado é um conceito deslavado com um resultado medíocre. Ainda assim, recomendo que mostre as suas propostas de design às pessoas em que confia. Cada pessoa tem a sua própria experiência de vida, a sua “bagagem”, que trazem consigo quando estão a avaliar algo como um logótipo. Eles podem ver semelhanças com outros logótipos ou marcas com as quais você não está familiar.

É bom poder saber estes possíveis conflitos antes de ficar demasiado empenhado com o design do seu logotipo. Não espere agradar a todos e não dependa de alguns “gatos pingados” para lhe dar respostas, porque são apenas opiniões. Ouça quando eles disserem algo do género “Isto faz-me lembrar a marca X ou Y”, porque essa informação poderá ser útil, mas não coloque demasiado peso em opiniões do género “Gostava mais disto se tivesse em amarelo fluorescente”.

Siga o seu instinto, e pense se há alguma associação a ser feita no logótipo. Por exemplo, se alguém lhe disser “Isto lembra-me o logótipo do Banco XYZ, que andou metido naquele escândalo”. Aí poderá ser uma boa ideia perceber se existem mesmo semelhanças entre o seu novo logótipo e quaisquer más associações que não queira.

Lembre-se acima de tudo, que estas são opiniões de pessoas que lhe querem bem, mas que provavelmente não têm formação nem os anos de experiência que tem um(a) designer altamente qualificado(a).

Numa última análise

Gosto de perceber o processo de seleção que o meu cliente faz ao selecionar uma das propostas que lhes enviamos. Note que quando o seu designer ou a agência que lhe cria o seu logótipo tem um entendimento completo do seu processo de decisão, irá ajudá-los enquanto eles refinam o design do logo. Na nossa agência, sou a responsável pela marca da identidade gráfica e digital das empresas.

Por isso, ao apresentarmos 3 propostas de logótipo ao nosso cliente, damos-lhe também a oportunidade de ter até duas revisões no logótipo escolhido para ter maior liberdade. Veja exemplos dos últimos logótipos que criámos na agência e encomende já o seu logotipo.

Logótipos e trabalhos recentes

Logotipo klinpuss guine
Logótipo
Trabalhe com profissionais
Encomende o seu logótipo
A partir de €190

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment