Preparado(a) para vender nas redes sociais? Este guia vai ao que interessa e deixa a “palha” para trás ao lhe apresentar dicas e estratégias para usar as redes sociais para vender mais e melhor.

Este artigo mostra como encontrar e atrair leads, criar relacionamentos, levar os seus seguidores de redes sociais para o seu funil de marketing, e como fazer a venda.

1. Esteja nas redes sociais e use palavras-chave nos seus perfils

Perfil twitter João Alexandre

Certifique-se que os seus perfis nas redes sociais estão devidamente preenchidos, usando palavras-chave apropriadas para que os seus potenciais clientes o(a) possam encontrar quando pesquisarem por si. Inclua um link para o seu website, ou melhor ainda, mostre um endereço para uma landing page (página de destino) apenas para as suas leads vindas das redes sociais (para poder analisar estes métricos melhor).

2. Use hasthags para que as pessoas o(a) encontrem

Use #hasthags relevantes e palavras-chave nos seus posts (publicações) e tweets para que qualquer pessoa que esteja a pesquisar sobre o seu produto ou serviço o possa encontrar.

Use hasthags relacionadas com o seu negócio, indústria ou temas que o seu público-alvo é provável de usar.

3. Encontre leads com ferramentas de monitoramento

Acompanhar e monitorar conversações que estejam a acontecer sobre a sua marca pode ser um trabalho árduo, mas pode ser tornado mais fácil ao usar ferramentas de monitorização social, como é o caso da HootSuite, Klout, TweetReach, WhatHasthag, Google Alerts, entre outros.

Monitore menções do seu nome, do nome da sua empresa, dos seus produtos e quaisquer outras palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Procure por hashtags relevantes para encontrar conversações que estejam a acontecer na sua indústria. Entre nessas conversações e dê respostas e informação que ajude. Ser útil é uma forma de começar a criar relacionamentos com o seu público-alvo.

4. Use o Twitter para gerar leads

O Twitter é uma das melhores ferramentas para gerar boas leads, seja B2C ou B2B. Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz porque em Portugal não é muito usado, note que esta rede social está a ter cada vez mais aceitação. Aproveite para apanhar boleia da carroça enquanto vai a tempo de entrar no jogo.

Uma maneira de usar o Twitter é procurar por tweets que estão à procura de recomendações relacionadas sobre o seu produto ou serviço. Ao usar a ferramenta de pesquisa avançada do Twitter, procure por tweets que contenham palavras chave sobre a sua indústria, juntamente com “recomendação”, “à procura de”, ou “quem sabe”. Depois responda a esses tweets ao dar conselho ou informação útil. Leia Twitter FAQs para ter resposta a algumas das perguntas mais frequentes sobre o Twitter.

5. Use o LinkedIn para fazer uso de conexões partilhadas

O LinkedIn é uma boa ferramenta para pesquisar novos, potenciais ou atuais clientes. Em vez de ter de “contactar a frio” potenciais clientes, use as suas conexões partilhadas para obter referências ou introduções pessoais. Para mais dicas, leia o meu artigo com 5 estratégias para crescer o seu negócio com o LinkedIn.

6. Crie álbuns Pinterest para atrair boas leads

Perfil Pinterest DesignPT

Crie álbuns à volta de temas de interesse para os seus clientes para atrair potenciais clientes e interessados. Pergunte-se quais os problemas que o seu público-alvo se está a debater, e crie álbuns para ajudar a resolver esses problemas.

7. Participe em comunidades de outras pessoas

Os seus prospetos não interagem ou participam apenas consigo. Torne-se um membro (valioso, de preferência) em comunidades de outras pessoas, seja em grupos LinkedIn, páginas e grupos Facebook, fóruns sobre a sua indústria e fazer comentários nos blogues de outros. À medida que se torna um membro destas comunidades, as pessoas estarão mais propensas para querer saber mais sobre os seus produtos e serviços.

8. Saiba o que os seus prospetos estão à procura

As redes sociais são ótimas para sabermos que tipo de produtos ou serviços os seus prospetos realmente querem.

Incentive os seus seguidores a colocar questões, partilhar novas ideias de produtos e a dar o seu feedback. Depois use esta informação para oferecer produtos ou serviços que eles realmente querem comprar.

9. Apresente conteúdo de valor nas redes sociais e blog

Content marketing, ou marketing de conteúdos, é popular atualmente (porque funciona). Para se tornar uma fonte credível de informação na sua área de atividade, agregue valor às pessoas, frequentemente, do conteúdo que apresenta nas redes sociais e no seu blog. Oriente o seu conteúdo para ir ao encontro das necessidades e desejos do seu mercado-alvo. Para saber mais sobre o marketing de conteúdos, leia O que é o marketing de conteúdos e porque me hei-de importar?

10. Crie um guia gratuito para criar a sua lista de email

À medida que vai criando a sua comunidade nas redes sociais, vai querer criar a sua lista de email. Ofereça um guia espetacular (ebook, guia, recurso, outro) em troca do endereço de email do leitor. Este é um passo importante para construir o seu funil de marketing online. Para um exemplo, veja a oferta que apresentamos no final deste artigo, ou visite o nosso centro de aprendizagem.

11.Envie emails regularmente com conteúdo de valor, promoções e ofertas

Após ter levado as suas conexões das redes sociais para a sua lista de emails, pode continuar a agregar informação de valor para eles e notificá-los de promoções ou ofertas que tenha ou possa vir a ter. Por esta altura, provavelmente você já deverá ser uma fronte credível de informação e os seus subscritores já estão amornentados para a sua marca, o que os leva a estarem mais propensos para comprarem algo de si.

Faça uso da segmentação da sua lista para que o seu conteúdo e ofertas estejam segmentados corretamente para o grupo específico de subscritores a que se destina a sua mensagem. Use a regra de Paretto dos 80/20 (dê conteúdo de valor 80% do tempo, promova os seus produtos apenas 20% do tempo) ou a regra dos 5-2-1 para não chatear os seus prospetos e clientes.

Use uma forte call-to-action (apelo à ação) nos seus emails para que os seus subscritores saibam o que é esperado que eles façam, e o que esperar quando clicam na sua oferta.

Conclusão

As redes sociais baseiam-se em criar conexões com o seu mercado, e ser o primeiro que lhes vem à cabeça deles quando eles estão prontos para fazer a compra. Ao seguir as estratégias anteriores, estará no bom caminho para atrair leads de qualidade e criar conexões que irão resultar em bons ganhos a longo prazo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment