Marketing de conteúdos (do Inglês, content marketing), é uma componente importante da estratégia de marketing digital duma empresa. Na web, há um ditado popular de que o “conteúdo é rei”, mas quanto dessa realeza é útil no que toca a levar tráfego para o seu website, obter leads e vendas?

Apresente conteúdo que agregue valor ao utilizador, ao prospeto, ao cliente. Esse deve ser o princípio básico do seu marketing. Deve atrair, converter e fechar a venda.

A forma antiga de apresentar conteúdo aos seus cliente era criar um anúncio e espalhá-lo pelo público, quanto mais melhor, era esse o pensamento. Atualmente, em vez de espalhar uma mensagem de sentido único em que já ninguém confia ou quer saber, o marketing de conteúdos atrai as pessoas ao encontro da sua marca e do seu projeto. Os clientes consomem a informação que lhes apresenta e facil e naturalmente confiam no seu negócio.

Marketing de conteúdos eficaz alinha as suas publicações e conteúdo com as necessidades de informação dos seu público-alvo. O conteúdo deve servir dois propósitos, primeiro, ser apelativo ao público-alvo, e segundo, ser apelativo aos motores de busca. Parece simples não é?

Mas o marketing de conteúdos é mais que uma moda, e é bem provável, quando as empresas Portuguesas acordarem para ele, que já seja tarde demais para elas. Bom conteúdo converte visitantes em clientes, mesmo em fãs ferrenhos.

O marketing de conteúdos pode ser algo que já tenha lido ou já tenha ouvido falar, mas talvez não esteja bem convencido do seu valor. E não está sozinho nisso, outras empresas poderão ter reservas sobre conceitos que poderão não saber se funcionam.

Atraia clientes com conteúdo

  • Artigos apresentam informação para as necessidades do seu público-alvo.
  • Frases e palavras chave otimizam o seu artigo para melhor visibilidade nos motores de busca.
  • Redes sociais propagam o seu conteúdo e a sua influência online.

Chegado a este ponto, talvez esteja incerto sobre o que escrever ou mostrar ao mercado. Mas você já tem uma série de ideias e material que pode usar. Os empregados que estão na linha da frente com os seus clientes sabem as questões que os clientes colocam. O seu objetivo é ajudar, não empurrar nem parecer ‘chico esperto’. Se ainda estiver com dificuldades, estas são algumas ideias sobre o que pode falar como tópicos.

  • Perguntas sobre preço/custo;
  • Problemas ou preocupações sobre produto/serviço;
  • Questões sobre comparações;
  • Dúvidas sobre “qual o melhor”;
  • Questões sobre comentários ou opiniões de produtos/serviços.

Converta visitantes do website ou redes sociais

  • Apresente uma razão convincente para agirem;
  • Use formulários para capturar informação de contacto;
  • Faça uso de páginas de destino (landing pages) para enviar visitantes pelo seu fúnil de vendas.

Feche mais vendas, seja comunicativo(a)

  • Ouça
  • Envolva-se
  • Aperceba-se do valor das leads
  • Acompanhe as suas leads, de forma permissiva

Porque é que preciso de marketing de conteúdos?

Marketing de conteúdos é a melhor forma de transformar estranhos em clientes. Quando você responde às questões do seu prospeto, eles lembram-se de quem lhes respondeu e quem os ajudou, voltando assim quando estiverem propensos para comprar.

Você precisa de marketing de conteúdos porque contribui bastante para que os seguintes pontos se concretizem.

  • O seu projeto/empresa aparecem na pesquisa;
  • Você ou a sua empresa é encarada como um expert de que todos gostam, um líder de opinião;
  • As pessoas ficam no seu website durante mais tempo quando consomem informação de qualidade;
  • Cria confiança para consigo e os seus produtos e serviços;
  • As pessoas voltam frequentemente para consumir o seu conteúdo e ficam cada vez mais propensas para comprar.

O marketing de conteúdos, apesar de não parecer, já existe há muito tempo tempo. As pinturas das cavernas com desenhos de caça grossa foram os primeiros sinais de informação para outros usufruirem.

Atualmente, é normal o consumidor ter questões e preocupações. Quando um prospeto ou cliente lhe coloca, a si ou à sua empresa, uma questão, implícita ou explícita, você precisa de ter algo para lhe responder.

Criar conteúdo leva tempo e saber, e a sua distribuição não é linear. A menos que seja um negócio bem estabelecido e encarado como uma fonte de grande autoridade, poderá ter problemas em afastar a cortina e destacar-se do barulho na internet e plataformas sociais. Trabalhar com um parceiro digital pode ajudá-lo a ultrapassar estes obstáculos.

Diz-se que as vendas são uma questão de números. De certa forma, é verdade. Mas existem maneiras em como podemos cultivas um relacionamento de dois sentidos, útil e produtivo para com os clientes durante as etapas duma compra. O marketing de conteúdos atrai e mantém este relacionamento de vendas, digitalmente.

Vende-se mais e melhor quando existe confiança. Se ainda não integrou marketing de conteúdos na sua estratégia de marketing, o que o(a) impede?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

2 comentários

  1. Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment