Alvo facebook

O Facebook esteve ocupado em 2013 e 2014 a melhorar, ou alterar, a experiência dos utilizadores, a começar pela feed de notícias. Para manter a newsfeed relevante, o Facebook faz modificações no algoritmo para manter as pessoas interessadas na sua plataforma. Elas mudaram a estratégia deles para que o conteúdo promovido obtenha maior visibilidade.

O Facebook está bem sério no que toca a obter receitas, e você deve aproveitar este facto para sua vantagem.

Uma das alterações que o Facebook tem feito é a acomodação do aumento de número de utilizadores que estão a “Gostar” cada vez mais de fanpages.

Quando os Likes dum utilizador aumentam, também aumenta o conteúdo que concorre pela atenção dele na sua newsfeed. Então o problema para o Facebook é como apresentar que conteúdo é mais relevante para esse utilizador. É fácil perceber o conteúdo que as empresas pagam para serem vistas.

À medida que a feed de notícias começa a ficar sobre-lotada, é normal que o Facebook se comece a cobrar, e cada vez mais, por atenção. Isto significa que aqueles que se juntaram ao Facebook por ser gratuito, ou ter uma barreira de entrada baixinha, vão agora ficar para trás.

E é assim que deve ser, a sobrevivência do mais forte ou esperto no mercado. Foi bom enquanto durou, já que tiveram vários anos para reconhecer o valor e começar a usar o Facebook e outras redes sociais para atingir o público-alvo.

As táticas de ontem para criar uma fanpage e comunidade agora custam, e bem, tal como outras formas de marketing, também devem custar. Agora que lhe vai custar aquilo que anteriormente poderia fazer gratuitamente, está na altura de encarar com mais seriedade os resultados que pode ter com uma boa estratégia de Facebook marketing.

Quando se fala em visibilidade e exposição no Facebook, há dois tipos de alcance, orgânico e pago. O Facebook publicou num aviso isto:

Esperamos que a distribuição orgânica das publicações duma página individual diminuam ao longo do tempo enquanto trabalhamos contínuamente para nos certificarmos que as pessoas têm uma experiência relevante no website. – Facebook

Na semana a seguir a essa proclamação, o alcance orgânico de páginas baixou quase para metade. Na agência vimos isso em primeira mão com os nossos clientes, embora o impacto tenha sido reduzido nalguns casos.

Isto significa que o alcance orgânico morreu? Não, mas há muito mais a competir pela atenção do utilizador. Será de seu benefício ter uma boa estratégia nas redes sociais, saber medir o seu investimento e usar o seu orçamento de marketing para anúncios Facebook.

Como vai ser o ano de 2014?

Vai ser um ano de 365 dias, mas a falar a sério, neste ano você tem de continuar a refinar a estratégia do seu conteúdo e fazer uso de conteúdo promovido e orgânico. Se ainda não está a usar anúncios Facebook, está na hora de começar. Se está e não está a ter os resultados que está à espera, apresento-lhe três pontos importantes que vão melhorar, e bastante, o impacto que terá com os seus anúncios Facebook.

1. Tamanho da audiência

Os anúncios Facebook podem aumentar em custo à medida que aumenta o seu número de fãs. Publicações promovidas de páginas com 400 fãs vai custar menos do que páginas com 4000 ou 40000. Faça o orçamento dos seus gastos em anúncios dependendo dos seus objetivos comerciais e do tamanho da audiência nas suas páginas.

  • Nova página – use orçamento para crescer a audiência;
  • Página já conhecida – use orçamento para aumentar envolvimento e campanhas específicas.

Segmente pessoas que estejam na sua área de atuação e/ou no seu mercado ou indústria. Estas são as pessoas mais propensas para comprar de si.

Acompanhe o seu custo por aquisição (CPA). Aquisição de fãs pode variar bastante, desde uns almejados 20 cêntimos a 5 euros. Manter este custo baixo envolve altas competências nesta área, aconselho-o a procurar um profissional se é novo ou se está a gastar muito e não está a ver resultados.

2. Quão interessante é o seu ramo?

Sou voluntário numa organização sem objetivos lucrativos, os Toastmasters, e faço a gestão duma fanpage dessa instituição. Por vezes é mais fácil envolver as pessoas quando se trata de organizações que não têm interesses externos nem financeiros, apenas de melhorar a vida das pessoas.

Se comparasse isto com a indústria de moldes, talvez tivesse uma camada de dificuldade adicional de obter perceção positiva à volta da marca deles. No entanto, é perfeitamente possível ter uma empresa de moldes com uma reputação majéstica e atraente, fazendo uso duma cultura empresarial, baseado numa estratégia para alcançar as pessoas.

Os anúncios Facebook são importantes quando você tem um negócio que não é típico ou propenso de ser “fixe”. Use esta rede social para espalhar a sua palavra sobre o quão fantástico(a) você e o que a sua empresa faz.

3. A qualidade do seu anúncio

As primeiras impressões contam bastante, e elas são feitas instantâneamente. Poderá não ter uma segunda oportunidade.

A qualidade e inteligência gráfica e textual dos anúncios é o sítio onde muitos empreendedores e marketers falham redondamente. Peça ajuda a um profissional e verique que tem os seguintes pontos em ordem.

  • Imagem interessante
  • Texto envolvente com [tooltip title=”call-to-action”]apelo à ação[/tooltip]
  • Público-alvo
  • Posicionamento do anúncio

Quanto mais eficaz e criativo for com estes princípios, melhores vão ser os seus resultados. Meça, melhore, refine os seus gráficos e textos, e não tenha medo de pedir ajuda. Já tivemos clientes que deixaram para as últimas após terem investido muito dinheiro nas coisas erradas.

À medida que alcance orgânico diminui cada vez mais, explore os anúncios Facebook em prol do seu negócio. Esteja dentro do que se passa nesta plataforma para se manter atualizado(a).

Quando se tem uma estratégia de conteúdos e promoção inteligentes, não tem de sofrer de cada vez que o Facebook faz mudanças na plataforma deles.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 5167

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment