Esta é uma das perguntas mais colocadas no que toca ao marketing online. É praticamente como a pergunta “como ter mais fãs no Facebook” ou “como vender mais coisas na minha loja”? ”É uma pergunta curta com uma resposta longa. Estamos a perguntar como é que o Google funciona, a empresa que tem ex-cientistas da Nasa a trabalhar para eles. Mas vamos explicar à mesma porque é que você não aparece no Google.

Este artigo é informativo tanto para as pessoas que estão a começar no “SEO” – Search Engine Optimization (Otimização Motores de Busca), assim como os profissionais que precisam dum artigo para explicar de forma simples o posicionamento nos motores de busca aos outros. Vamos lá então.

1. O seu website não é uma autoridade (links)

A principal razão pela qual os websites não aparecem é porque não têm tanta credibilidade, ou seja, autoridade, quanto outros websites no mesmo ramo.

A autoridade acontece quando um website “linka” a outro. Os websites são credívels (e assim bem posicionados) quando outros websites credíveis têm um link para eles. A qualidade e quantidade dos links para o seu website resultam numa pontuação de credibilidade, que é chamado de “autoridade de domínio”, numa escala de 1 a 100.

A credibilidade de uma página específica é por sua vez chamado de “autoridade de página”. Quanto mais credibilidade, mais propenso está o seu website de ficar posicionado. O termo atual do Google para popularidade em links é PageRank. O PageRank mede a popularidade de links numa escala de 1 a 10, e recebeu este nome por ser o mesmo nome de Larry Page, um dos fundadores do Google.

Use um plugin ou extensão no seu browser para verificar a autoridade de websites que estão bem posicionados, como por exemplo a Moz Bar para Chrome e use o Open Site Explorer para verificar o seu próprio website. Se as listagens na página um do Google têm mais autoridade que o seu website, então você difícilmente irá conseguir posicionar-se.

idade de dominio com moz bar

Compare com os seus resultados. Está muito além do seu concorrente? Se sim, a forma mais rápida de se posicionar é começar com pesquisa de palavras-chave e encontrar uma expressão que tenha menos concorrência.

Uma nota de aviso, não entre em atalhos para não ficar em trabalhos. Se pensa que os links são apenas o factor que interessa, provavelmente está a pensar “como é que arranjo uma carrada deles?”, porque ao fazê-lo está a entrar numa via que não tem saída, e depois poderá não ser possível fazer inversão de marcha.

Pense bem nisto, se a equipa do Google Search tem ex-cientistas de foguetes espaciais a trabalhar no algoritmo, acha que você consegue ser mais esperto do que eles? Tentar esquemas de links vai estragar mais do que ajudar.

2. Não é necessário uma página dedicada (frase)

A segunda razão pela qual poderá não estar posicionado é que não tem uma boa página envolvendo o tópico, termo ou frase na qual está a querer melhorar o seu posicionamento.

Pergunte-se qual página no seu website você espera estar posicionado para esta determinada frase? Tem de ter uma página no seu website apenas focada naquela frase se espera obter algum resultado.
O Google não posiciona websites, ele posiciona páginas, é assim que o Google funciona. O seu objetivo é criar a melhor página na internet para aquele tópico. Sim, sonhe alto, e faça bem. Faça o possíveis para melhorar a qualidade da página que for criar ou duma já existente. Siga estas dicas para uma boa página (página, não website).

  • adicione exemplos e estatísticas (se aplicável);
  • adicione imagens e gráficos;
  • adicione instruções detalhadas sobre o seu produto/serviço;
  • adicione frases ditas por especialidas ou líderes de opinião;
  • mostre estudos relacionados com a sua indústria.

Uma nota de aviso, não crie duas páginas em que ambas estão à volta do mesmo tópico. Crie uma página que está concentrada naquele tema. Mais vale ter uma página na primeira página, do que duas páginas na segunda página.

3. Não está a usar a frase apropriadamente (relevância)

Tendo um website de autoridade, e uma boa página à volta do seu tópico, mas ainda não está bem posicionado? Provavelmente não está a usar a frase ou termo que deveria estar a usar. Isto está relacionado com relevância. Olhe para a página pelos olhos dum motor de busca e pergunte-se, porque é que esta página iria estar posicionada para esta frase? A frase aparece na página? Onde? Quantas vezes?

Se visitar uma página bem posicionado, pressione e mantenha Ctrl+F para ver todas as vezes em que a frase aparece nessa página, e provavelmente irá vê-la umas quantas vezes. Há vários sítios onde pode usar a frase: nas meta tags (etiquetas), nas image alt tags, em bullet lists, legendas e links. Eis as três mais importantes.

  • use a frase uma vez no título da página, dentro da tag <title>;
  • use a frase uma vez no cabeçalho, dentro da tag <h1>;
  • use a frase várias vezes no corpo da página.

Já que fez a melhor página que conseguiu para aquele tópico, provavelmente escreveu mais de 800 palavras e usou uma frase várias vezes, de forma natural. Volte à página e verifique se assim o fez. Se a página é muito longa, a frase talvez apareça mais vezes.

Uma nota de aviso, não sobrecarregue a página cheia de frases em troca de legibilidade. Empurrar frases e palavras-chave numa página é spam, e o Google sabe, o que irá prejudicar os seus resultados, tanto no posicionamento como nos leitores.

Outras razões porque não está bem posicionado

Ninguém sabe verdadeiramente como funciona o Google e os motores de busca. Existem 200 factores conhecidos enraizados no algoritmo, mas para além dos três pontos listados anteriormente, apresento mais algumas possíveis razões.

  • Razões técnicas – já que o Google é bom a patrulhar a internet, isto poderá não ser um problema, mas quando é, pode ser mau. Basta um bocadinho de código para impedir uma página de ser vista pelo Google, <meta name=’robots’ content=’noindex,nofollow’ />;
  • Navegação do website – navegação descritiva é uma forma importante de mostrar relevância do mesmo. Se você é uma empresa de moldes para cerâmica, “moldes cerâmica” será uma melhor etiqueta para a sua navegação do que “produtos”.
  • Ligações internas – estabelecer links entre páginas é uma maneira de passar autoridade de umas páginas para outras. Use a sua palavra, termo ou frase preferida no texto dos links.
  • Partilhas sociais – páginas que têm partilhas, +1’s e comentários têm tendência a estar melhor posicionadas. Partilhe generosamente e ligue o seu conteúdo às redes sociais para ser exposto ao maior número de pessoas.

E é assim que o Google funciona

Esse é segredo do SEO – Search Engine Optimization. Parece confuso, e é, a um nível avançado, mas começa a ficar mais fácil à medida que as suas páginas começam a atrair mais ligações e interesse.

Algumas páginas bem posicionados, que sejam de qualidade, estão mais propensas de atrair ligações de outros websites, de forma natural, que os ajuda a aparecer melhor posicionados. Esses links fazem com que o seu website contenha mais autoridade, ajudando a que as suas páginas estejam melhor posicionadas.

Ainda não aparece? Persista. Publique e coloque mais conteúdo seu em temas relacionados com a sua atividade. Envie ou submita artigos para outros em blogs ou website relacionados com o seu tema, ou partilhe o seu conteúdo com líderes de opinião e influência.

Acrescente mais links internos entre as suas páginas, experimente mais (ou outras) frases, e lembre-se da qualidade, porque quantidade todos podem ter, mas qualidade leva tempo e saber.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.