Apesar do Twitter não ser muito usado com a cultura Portuguesa, temos notado uma maior aderência dentro das camadas mais novas e sofisticadas (o que não quer dizer que utilizadores mais velhos da língua Portuguesa não a usem).

Este artigo tem uma série de perguntas e respostas para o(a) ajudar a perceber se o Twitter é indicado para si e para o seu negócio. Entretanto leia como escrever um tweet perfeito.

1. O Twitter é importante para o meu negócio?

Com tantas redes sociais pela internet, porquê hei-de escolher o Twitter? Muitos empreendedores e empresas não têm bem a certeza se esta rede social é de todo significativa na sua estratégia de marketing.

Na cultura de língua Inglesa, o Twitter é muito usado e pode ser uma ferramenta produtiva de marketing. Na nossa cultura Portuguesa, talvez nem tanto, mas isto não quer dizer que não haja indústrias e empresas que possam ter sucesso nesta plataforma. Ao usar o Twitter, poderá angariar mais alguns visitantes para o seu website e a ganhar exposição passiva.

2. O meu tipo de cliente estará no Twitter?

Dependendo do seu buyer persona, poderá ou não estar. Só ao usar o Twitter durante algum tempo é que irá ter uma ideia se o seu público-alvo estará activo nesta rede social.

Há algumas formas de encontrar o seu cliente ideal no Twitter, experimente isto.

  • Use ferramentas como o Twellow para procurar tweets públicos organizados por categoria. Isto permite pesquisar categorias relevantes para seguir novos utilizadores.
  • Procure palavras-chave relevantes ao fazer uma pesquisa twitter para encontrar conversações sobre a sua marca, produtos, serviços ou sobre o seu nicho.

3. O Twitter pode ser usado para vendas?

Bem, isso depende. Se quer vender direta e forçadamente os seus produtos ou serviços através dum tweet, lamento informar que isso não irá produzir resultados.

Se está à procura de potenciais clientes que se possam converter em compradores, e estiver disposto(a) a aplicar o seu tempo e esforço, poderá colher resultados.

  • Pesquise por tweets que estejam à procura de recomendações (X produto é bom?)
  • Mantenha os seus tweets curtos para que possam ser retweetados sem serem truncados
  • Seja anfitrião de conversas ou eventos Twitter
  • Crie uma página de destino (landing page) e coloque o link na sua bio do Twitter

4. O que é uma hashtag no Twitter?

Uma hashtag é uma palavra-chave ou conjunto de palavras precedidas pelo sinal #, que ajuda utilizadores do Twitter a encontrar mensagens num determinado tópico. As hashtags ajudam-no(a) a criar a sua audiência já que permitem às pessoas que não o estão a seguir, para encontrarem os seus tweets e que eventualmente o possam querer vir a seguir.

As hashtags também são úteis para si, para encontrar o tipo de pessoas que deseja seguir (pessoas influentes ou clientes ideiais) e tweets que possa partilhar e comentar.

5. Como ter mais seguidores no twitter?

A pergunta de 1 milhão de euros ^_^.

  • Crie conteúdo que agregue valor para os leitores e que queiram partilhar
  • Mantenha os seus tweets curtos para que sejam fáceis de retweetar
  • Crie palavras-chave na sua bio do Twitter para que as pessoas o(a) encontrem
  • Faça uso das hashtags (#) para que as pessoas que estão ligadas a si possam encontrar os seus tweets
  • Siga e interaja pessoas na sua indústria (e não apenas potenciais clientes).

Leia 5 dicas no Twitter para mais informação relevante.

6. Como encontrar as pessoas certas para seguir?

O importante é qualidade, não quantidade. Tendo isso em conta, encontrar as pessoas certas é fácil. As pessoas para seguir são aquelas que podem servir de líderes de opinião. Saiba quem eles estão a seguir e com quem eles interagem.

Pode seguir o mesmo método que usou para encontrar o seu cliente ideal (no ponto 2 em cima), como por exemplo usar a pesquisa do Twitter para encontrar hashtags e palavras-chave relacionadas com a sua indústria, e o Twellow para encontrar utilizadores Twitter por categoria.

7. O que devo colocar no meu perfil?

O objetivo do perfil é chamar a atenção de quem o visitou, e ser como um convite para se querem ligar a si.

O seu perfil deve ter estas características.

  • Uma imagem de cabeçalho com o design da empresa
  • Fotografia de perfil profissional
  • Um nome de utilizador com o nome da empresa
  • Local geográfico
  • Um link para o seu website
  • Uma imagem de fundo personalizada (bom design)
  • Uma biografia (bio) bem escrita

8. Quantas vezes devo tweetar

Isto irá variar dependendo da sua indústria. Não há nada como testar. Ainda assim, há um estudo nesta área que mostra 3 vezes por dia é uma boa frequência de tweets. Mesmo que faça apenas 1-2 tweets por dia, já é bom.

9. Ligo a minha conta Facebook e Twitter

Se tiver pouco tempo para estas coisas, associe as duas contas, caso contrário aconselho a não ligar o Facebook e Twitter. Tenha em conta que uma publicação no Facebook é diferente dum tweet no Twitter.

Por exemplo, uma menção ou retweet que apareça no Facebook não faz grande sentido, e dá a entender à sua audiência que a você está ocupado demais para trabalhar nas duas redes sociais em separado. O mesmo acontece com as hashtags, por estas serem mais relevantes e usadas no Twitter do que no Facebook.

Recomendo usar uma ferramenta como o Hootsuite se quiser trabalhar de forma profissional, pois poderá gerir a sua conta em várias plataformas.

10. A minha conta deve ser pública ou privada?

Uma conta Twitter está pré-definida para ser pública, ou seja, qualquer pessoa na internet pode ver o que está a fazer com a sua conta Twitter. Se usar o Twitter como forma de fazer crescer a sua marca, chegar junto de novos clientes e aumentar a sua visibilidade online, então deixe-se estar com a conta público.

Se os seus objetivos não forem empresariais e estiver preocupado(a) com questões de privacidade, e quiser manter os seus tweets de forma mais rreservada, então talvez seja melhor não usar o Twitter de todo, ou torná-la uma conta privada (protegida).

11. Quem devo seguir

Não se sinta obrigado(a) a seguir aqueles que o seguem. Em vez disso, espreite o perfil dos seus novos seguidores e pondere se eles são relevantes para a sua indústria e para o seu mercado. Se ficou com a impressão que eles o seguiram apenas para que os siga de volta e que não estão relacionados com a sua atividade, então não precisa de os seguir de volta.

No entanto, não se faça de muito esquisito(a). Uma coisa é sermos seletivos, outra, é sermos difíceis. Quando em dúvida, siga-os de volta, poderá deixar de os seguir quando quiser, se necessário.

12. Qual a diferença entre uma mensagem direta e uma resposta?

No Twitter, uma mensagem direta é privada, enquanto uma resposta é pública. As respostas permitem ao público interessado ver a conversa em andamento para que outros possam ler e contribuirem, se quiserem. Por outro lado, as conversas que quer manter privadas, devem ser enviadas como mensagens diretas.

13. Como posso ter mais retweets?

Ter mais do seu conteúdo retweetado não só parece bem ao seu público-alvo, como dá mais exposição online, para potencialmente ganhar novos seguidores.

Apresento algumas dicas para obter mais retweets.

  • Tenha um botão de retweet no seu website
  • Crie bom conteúdo que dê valor acrescentado à sua audiência
  • Mantenha os tweets curtos para poderem ser retweetados
  • Peça (de forma não promocional) por um retweet
  • Use hashtags e o símbolo @

Tem uma pergunta específica sobre o Twitter?

Partilhe nos comentários, e se puder irei responder.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.