O logótipo da sua empresa é o alicerce para a marca que este vai representar. Será provavelmente a primeira interação que terá com clientes e prospetos. Um logótipo para ser eficaz deverá saber definir a sua voz, o tom correto e o maneirismo certo.

Ao longo dos anos de desenvolver vários logótipos e projetos de branding, chegámos à conclusão que a criação dum grande logótipo depende da colocação destas perguntas.

1. Que emoções invoca o logótipo?

Àparte do design, o factor mais importante a considerar é se o seu logo reflete o caráter da empresa. As emoções que o logótipo invoca devem corresponder aos valores da empresa. Por exemplo, o logótipo da Nike invoca movimento e proactividade.

O símbolo curvilíneo mas esguio reflete um gesto dinâmico. O tipo de letra que por vezes acompanha o símbolo sugere que o itálico segue este dinamismo. É apropriado para uma marca desportiva, mas provavelmente não para uma canal de desenhos animados infantis.

Logótipo da Nike

Logótipo da Nike sugere movimento e dinamismo.

Mesmo que um logótipo seja a preto-e-branco, o profissional designer deve perceber a psicologia das cores e o efeito que o tipo de letra tem na criação de um grande logo. Por exemplo, o azul-esverdeado normalmente é representa concentração, calma inteligente e paz interior. O vermelho invoca paixão, mas também perigo. Para os tipos de letra, fontes como Baskerville, Helvetica e Comic Sans elicitam sentimentos por vezes bem diferentes (por favor nunca use Comic Sans).

Tipos de letra com serifas, como é o caso do Baskerville, Garamond ou Times, transmitem respeito e tradição, sendo mais apropriados para um ambiente que requer integridade, como pode ser o caso duma instituição académica, escola, agência de notícias ou jornal.

Tipos de letra sem sericas, como é o caso do Helvetica ou News Gothic são modernos e lean, e são apropriados para empresas na área da tecnologia, como pode ser o caso de agências de meios, aparelhos eletrónics ou computadores.

Tipos de letra como Comic Sans podem em teoria ser usados para empresas de bonecos, crianças ou figuras de ação. Aconselho não usar de todo o Comic Sans, mas sim outro tipo de letra do mesmo género fantasioso.

2. Qual é o significado por trás do logo?

Costuma-se dizer que por trás dum grande homem está uma grande mulher. Aqui, por trás de um grande logótipo, está uma história.

Um bom logótipo não involve apenas colocar o nome da empresa num símbolo genérico, que é a razão pela qual escolher trabalhar com um amador ou fazê-lo por si mesmo(a) é uma péssima ideia.

Uma boa maneira de se certificar que um logótipo não tem um aspeto padrão ou genérico é quando este tem uma história para contar. Um bom designer e profissional saberá perceber a cultura empresarial, a alma do produto e a visão da marca, antes de iniciar a criação do logo. O resultado será um logótipo de alta qualidade que reflete os valores da empresa.

Logótipo Mercedes Benz

A estrela nos três cantos representa o domínio da Mercedes-Benz na terra, mar e ar.

3. O logótipo passará de moda?

Como é que o logótipo vai parecer daqui a 1, 3 ou 10 anos? Um designer deve evitar entrar em modas visuais. Usar fontes estilosas, super-finas ou sombras manhosas são estilos de design que provavelmente vão parecer desatualizados em pouco tempo.

O simples é melhor do que o complexo, “menos é mais”. Um logótipo simples, mas memorável, é um que poderá ser usado e reconhecível daqui a 10 anos sem parecer que está destualizado.

Uma boa maneira de testar o logo é observá-lo diariamente antes de o lançar oficialmente. Por vezes, quanto mais olha para ele, mais gosta dele. Por outras, quanto mais olha para ele, menos gosta dele. Se ao fim de uma semana ou duas acha o seu logótipo pobre ou aborrecido, então provavelmente ele não será algo memorável e intemporal.

Evolução logótipo Shell

Evolução do logótipo da Shell ao longo dos anos.

4. É único e facilmente reconhecível?

Um bom logótipo é memorável, distinto e reconhecível. Mesmo que só o tenha visto uma vez, deverá ser capaz de se lembrar dele. Uma boa forma de testar isto é mostrar o logo a um amigo seu, depois tapá-lo e pedir ao seu amigo para descrever o logótipo daí a uma semana. Olhos diferentes dos nossos podem dar uma opinião diferente para perceber se o seu logótipo tem os componentes certos.

Tome atenção para que o seu logótipo não se misture com outros, porque poderá gerar confusão com o seu mercado. Lembre-se que o logótipo deverá ser distinto.

Logótipos Motorola e Marmot

Logótipos da Motorola (esquerda) e Marmot (direita) são demasiado semelhantes

5. Como é que o logótipo parece a preto-e-branco?

Ao desenhar um logótipo, é aconselhado começar na versão a preto-e-branco. Ao criar um logótipo desta forma limitativa, se o logótipo for eficaz numa versão a preto, será também certamente eficaz a cores. Outra vantagem é que poderá ser usados em vários meios, com fundos e texturas diferentes.

Logótipo Apple

Logótipo da Apple é reconhecível mesmo usando só preto

6. O logo é percetível em pequenos tamanhos?

Diminua o tamanho do seu logótipo para perceber se ele é percetível e inteligível em dimensões pequenas. Mesmo em tamanhos e resoluções pequenas, um bom logótipo deve ser reconhecível.

Daí a importância da simplicidade. Símbolos complexos e tipos de letra fora do normal adicionam uma camada de confusão que tornarão difícil um logótipo ser percebido em tamanhos pequenos.

Logotipos pequenas dimensões

O seu logótipo é percetível e percebido em pequenos tamanhos?

Conclusão

Estas regras não são definitivas, no entanto, servem como bons guias na criação dum bom logótipo. É possível termos um bom logo que representa uma marca eficazmente mesmo que seja complicado, mas esses serão normalmente a exceção, e não a regra. Portanto quando for altura de criar ou redesenhar um logo, coloque a si mesmo(a) estas questões deste artigo. Poderão acabar por ajudar bastante na criação do logótipo perfeito para a sua marca.

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.