Olho em círculo azul

Para a maioria das empresas, é incontornável o facto de que os seus clientes estão no Facebook, sejas eles fãs ou não fãs. As pessoas passam tempo no Facebook, seguindo os amigos deles, clicando em anúncios, fazendo parte de grupos e seguindo páginas de empresas das quais gostam ou já fizeram compras.

Estas pessoas quando bem aproveitadas, podem vir a espalhar a sua marca através do boca-a-boca social. Para isso tem de obter a atenção deles, o que se torna mais difícil num mundo saturado com informação.

Da maneira que o algoritmo do Facebook funciona, as pessoas só vêem as suas atualizações se já se envolveram préviamente consigo ou o conteúdo da sua página. Isto significa duas coisas.

  • ou paga anúncios para aumentar exposição das publicações;
  • ou publica conteúdo que delicia as pessoas e põe a falar e partilhar.

Seja humano

Use imagens
Páre um bocado para pensar no seguinte. Quando faz scroll pela sua feed de notícias no Facebook, o que é que normalmente chama a sua atenção? Provavelmente algum tipo de imagem. O Facebook dá bom destaque a imagens, podendo ser grandes, coloridas, chamando assim mais à atenção. Qualquer marca ou empresa deve usar imagens.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Ou talvez uma imagem valha mais que 1000 Gostos no Facebook. Mas certifique-se que tem uma estratégia a apoiar as imagens que escolhe publicar. Use imagens que as pessoas possam associar à sua marca e lembre-se de usar o seu logótipo (pequeno, não abuse) ou um link abreviado (Bit.ly, Goog.gl) para que as pessoas possam ir ao seu website/página.

Se não tem ideias sobre que fotos ou imagens interessantes usar na sua indústria experimente criar as suas próprias com o Canva ou peça a um profissional. Ter imagens de qualidade irão fazê-lo destacar da multidão.

Citações
Citações e frases são umas das formas mais fáceis de ter likes e partilhas no Facebook. Uma citação poderá dizer algo sobre si, sobre os seus valores e perspetiva na vida ou nos negócios.

Citações que estejam em formato de imagem funcionam ainda melhor porque envolvem mais pessoas, especialmente se elas se identificarem com o que lá está escrito.

Seja engraçado(a)

Use humor
Mesmo que a sua marca/empresa não seja propícia para tons humorísticos, há maneira de contornar a coisa.

Imagens engraçadas, até mesmo tiras de banda desenhada ou outros bonecos, são o tipo de conteúdo que é propenso a ser partilhada. Não precisa publicar este tipo de conteúdo muita vez, faça-o de vez em quando (para não aborrecer) e para trazer um sorriso aos seus fãs. Ao partilharem estas publicações com os amigos deles, estará a aumentar o alcance da sua marca. Se estiver com pouca inspiração, experimente (uma vez por outra) colocar uma imagem dum bébé ou criança, ou mesmo um gatinho giro com uma legenda apropriada e descubra depois os resultados.

Faça perguntas

Questões e votações
Pergunte algo à sua audiência. Se estiver a começar e tiver poucos fãs, terá pouco alcance, não tendo provavelmente interação. Publique conteúdo que agregue valor à sua audiência para atrair mais pessoas, e depois faça perguntas.

Coloque perguntas que se relacionem com a sua marca. Poderão ser de escolha múltipla, perguntas abertas (o que farias se…?) ou fechadas (gostas disto ou daquilo…?), e que sejam fáceis de responder.

Preencher o resto da frase
Publicações deste género são boas para pôr a criatividade a mexer. Devem ser divertidas e não obrigar as pessoas a pensar muito. Escolha algo que seja fácil e que seja apelativo como estes exemplos.

  • (Este assunto) lembra-me de _______________.
  • Quando o meu cão não está a comer, está a ______________.
  • Se eu tivesse dinheiro para começar a minha empresa, eu ________________.
  • Escreve numa única palavra. Hoje estou grato(a) por ________________.
  • O meu bolo favorito é ____________________.
  • Aquilo que não gosto em (determinado assunto) é ______________.

Pode também colocar uma foto e pedir às pessoas para lhe darem um título ou legenda, com o intuito de espevitar as pessoas e envolvê-las com o seu conteúdos. Se optar por uma foto, escolha uma que seja interessante na qual as pessoas queiram comentar. Pode usar imagens de pessoas ou situações estranhas (positivas), animais, crianças ou paisagens, que estas funcionam bem. As pessoas são muito visuais, portanto imagens, e até vídeos, costumam funcionar bem.

Lembras-te de quando…
A nostalgia é boa para envolver os seus fãs no Facebook, porque apela aos seus valores e opiniões. Faça-lhes uma pergunta sobre algo que os leve atrás no tempo, como estas.

  • Lembras-te da abelha Maia? Achas que os miúdos de hoje em dia gostariam dela?
  • Que músicas dos anos 80 e 90 te marcaram mais?
  • Ainda te lembras de quando escrevias e recebias cartas dos teus amigos?

Use os fãs
Quando tiver uma dúvida sobre alguma coisa ou alguém lhe colocar uma pergunta difícil, use os seus próprios fãs para responder a ela, como nestes exemplos.

  • Estou a pensar ser vegetariano. Que sites ou livros recomendam?
  • Muitas pessoas estão relutantes com a privacidade na internet. O que fazer?
  • Um dos nossos fãs vai viajar à Tailândia. Que sítios deve visitar (e evitar)?

Ao fazer isto estará a aumentar o envolvimento para com os seus fãs.

Seja útil

Sumário dum artigo
Em vez de apenas ligar ao seu último artigo do blog, pode apresentar-lhes um sumário do artigo da publicação. Faça com que as primeiras linhas sejam a parte mais interessante e depois apresente o link para o artigo. Assim as pessoas estarão mais propensas para clicar no link. Pode igualmente colocar uma pergunta que é respondida no artigo, para incentivar as pessoas a seguirem o link para o lerem.

Conteúdo temático
Esteja atualizado com o que se passa à sua volta e com as notícias. Se algum evento desportivo, cultural ou feriado importante estiver à porta, é provável que os seus fãs venham a fazer parte dele. Exemplos poderão ser derbys de futebol ou finais de reality shows ou séries de TV.

Se for esse o caso, coloque conteúdo de volta dessa temática. Quando coloca este tipo de conteúdo, está a mostrar aos seus fãs que está a par dos acontecimentos e que está dentro do know-how.

Dicas
Dar dicas interessantes nas suas publicações fará com que os seus leitores fiquem mais tempo na sua página, se estas forem relevantes para a sua audiência. Dicas que funcionam bem são aquelas que são fáceis de perceber e de aplicar na prática, necessitando de pouco tempo investido.

Maneiras diferentes de fazer as coisas
Um pouco relacionado com a dica anterior, publique frases curtas que mostram às pessoas maneiras diferentes de fazer as coisas. Não tem de ser algo totalmente original, basta ser algum tipo de informação que ajude os seus leitores. Mesmo que seja algo que lhe seja básico, de certeza que haverá muitas pessoas que podem não saber a dica que publicou, como mostro nestes exemplos.

  • Após cheirar uma amostra de perfume, inale cheiro de café antes do próximo perfume.
  • Para tirar uma nódoa de óleo dum chão de maneira, esfregue com limão.

Conteúdo popular
Cada blog deve ter bom conteúdo publicado, porque é bom para os seus leitores e para os motores de busca que percebem que o seu website é mais do que um mero site institucional. Dos artigos colocados, haverão alguns que serão de maior interesse aos seus leitores, por serem os mais úteis, interessantes e populares.

Na sua fanpage poderá colocar e re-publicar este conteúdo várias vezes (espacejado no tempo). Pode agendar as publicações para que sejam automáticas. Não se preocupe com a repetição, pois muitas pessoas não irão ver todos as suas atualizações no Facebook. Mesmo que vejam, é uma boa forma de relembrar-lhes daquele determinado artigo ou conteúdo.

Para ser mais eficaz, coloque o link para estes artigos em formatos diferentes. Se tiver publicado apenas com texto e link, coloque agora com uma imagem e link, ou uma pergunta provocadora com o link para o artigo.

Recomendação de livro/site
Peça uma recomendação.

Qual o último livro que leu que não consegue deixar de falar nele? Coloque uma publicação em formato de imagem ou pergunte aos fãs se o leram e o que pensam sobre ele. Este tipo de publicação pode vir dum intuito pessoal (ficção, técnico) ou estratégico, ou a pergunta é colocada de modo a estimular uma resposta “interesseira” da parte dos seus potenciais clientes e fãs.

Seja profissional

Publicações promovidas
É perfeitamente aceitável colocar publicações com carácter comercial, afinal de contas, é esse o seu intuito, facturar. Se estiver a agregar valor à sua audiência com conteúdo útil e interessante, tem o direito de vez em quando colocar algo que seja mais de carácter de vendas. Use o formato 5-2-1.

Anuncie produtos vindouros, partilhe publicações que mostram os bastidores da empresa, descontos promocionais, eventos especiais, e outros do género.

Concursos
Se ainda não fez nenhum concurso no Facebook, experimente, pois poderá ficar surpreendido(a) com os resultados.

Os concursos podem ser uma boa arma no seu arsenal, pois as pessoas gostam de ganhar coisas a troco de nada (ou quase nada), nem que seja pelo divertimento da coisa. Quem entra num concurso normalmente volta de vez em quando para verificar a sua página, ou por que lhe quis fazer uma visita, ou porque quer saber como estão os resultados.

Pode criar alguns tipos de concurso diferentes através do desenvolvimento de soluções personalizadas ou da utilização de algumas apps de empresas que permitem criar concursos.

Para os prémios, escolha algo que seja apelativo para o seu mercado. Se escolher o típico iPad ou iPhone (nada original), terá centenas ou milhares de concorrentes, mas estas pessoas não serão segmentadas para o seu negócio, apenas lá estão pelo interesse particular do prémio, assim sendo não serão potenciais clientes.

Menções nos media
Já apareceu no jornal, rádio, TV ou outro? Se sim, aproveite este mediatismo. Tem todo o direito de se vangloriar nalguma conquista importante. Os seus leitores irão celebrar o acontecimento consigo se estiver a pôr em prática todas as dicas anteriores.

Histórias de sucesso
Mostre casos de sucesso dos seus clientes. Eles obtiveram bons resultados ao usar o seu produto ou serviço? Deram-lhe um testemunho fantástico? Aproveite tudo isso, porque a sua página Facebook é um sítio para exibir este tipo de acontecimento.

Tire fotografias da sua equipa ou staff (se aplicável) a receber um prémio ou a lidar com clientes. Mencione os passatempos ou paixões deles para humanizar a sua empresa e fazer com que os seus seguidores se identifiquem com a sua marca.

Envolvimento é uma via de dois sentidos

Saiba quando os seus fãs estão mais online e inicie uma conversação. Responda aos comentários, estabeleça uma comunicação de “lá-para-cá” e vice-versa. Uma estratégia de sucesso no Facebook baseia-se em ter uma presença consistente e manter a conversação a andar. Os leitores e fãs gostam de ver o feedback deles reconhecido e apreciado, e quando assim o for, não se acanhe de lhes mostrar como se interessa por eles.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment