Várias empresas usam fornecedores de email (como a E-goi ou MailChimp) para enviar as suas mensagens e gerir os emails dos subscritores.

Mas existem outras empresas que têm serviços também úteis e complementares ao mundo do email-marketing.

Neste artigo apresento 4 serviços úteis que o irão ajudar no seu email marketing.

Litmus

O serviço do Litmus permite ver como é que um email parece em vários browsers (Chrome, Firefox, etc), clientes de email (Outlook, Thunderbird, outros) e sistemas operativos (Windows, Lunix, Mac). É uma ferramenta útil para responsáveis de marketing, designers e programadores, pois apresenta uma forma rápida de ver como é que o email irá ser exibido nas mais variadas combinações possíveis para os utilizadores, de forma a verificar se existem erros.

O website do Litmus é fácil de usar. Só é necessário fazer o upload do email ao copiar e colar o HTML do modelo ou ao enviar uma versão ao vivo da mesma. Depois pode selecionar que browsers, sistemas operativos e clientes de emails quer para pré-visualizar os emails.

Litmus permite ver como um email é exibido em browsers, clientes de eamil e sistemas operativos

Litmus permite ver como um email é exibido em browsers, clientes de eamil e sistemas operativos

Sender Score

Se uma árvore cair na floresta e ninguém a ouvir a cair, será que produz som?

Um email só é eficaz se chegar ao seu recipiente. Uma das coisas que se pode fazer é verificar a reputação de IP do emissor para garantir que é boa e que não está numa lista negra. Um serviço (gratuito) que permite fazer isto é o Sender Score da Return Path, uma empresa de certificação de emails. No Sender Score, podemos colocar a morada de IP (ou moradas, pergunte ao seu fornecedor de email marketing) do emissor de email. O Sender score irá produzir um relatório com uma pontuação de 0 a 100, sendo 100 a melhor, juntamente com uma explicação de que elementos estão a contribuir para a mesma.

Verifique a sua pontuação do Sender Score. Se esta baixar,  talvez o seu IP esteja numa lista negra.

Verifique a sua pontuação do Sender Score. Se esta baixar, talvez o seu IP esteja numa lista negra.

Touchstone

O Touchstone permite-lhe testar assuntos de email (títulos), para saber a combinação de palavras e frases que os seus subscritores estão mais propensos para abrir. Um problema ao testar a maiora dos assuntos é que tem de esperar até pelo menos uma parte da campanha ter sido enviada para poder aferir alguns resultados relevantes.

Mas com o Touchstone poderá saber quais os assuntos que têm, como previsão, ter um melhor desempenho. Esta ferramenta compara o assunto com biliões de outras mensagens de email. Os títulos são analizados com base no número de palavras, caracteres e número médio de palavras para ajudar a prever a combinação que obterá a maior taxa de abertura e cliques. O Touchstone indicará igualmente problemas que possam haver com algumas palavras e apresentará sugestões para as substituir por outras.

Note que esta ferramenta funciona na língua Inglesa, mas o princípio básico é o mesmo para Português. Poderá adaptar o resultado para nossa língua materna.

Análise ao assunto de email via Touchstone

O Touchstone mostra quais os títulos/assuntos que poderão ter melhor desempenho

Sites de galerias de emails

Existem websites de galerias que mostram modelos de newsletters para visualização. Estes sites permitem ver vários tipos de modelos de email sem ser necessário subscrever às variadas empresas cujos emails são mostrados.

Estas galerias de email podem servir como inspiração, para tirar ideias para o design e produção de conteúdos dos seus modelos de newsletters. Existem vários tipos de indústrias representadas nestas galerias, o que ajuda na diversidade. Três bons websites de galerias são o Email-Gallery, Beautiful Email Newsletters e The Email Design Gallery.

Galeria de imagens de emails

As galerias de email ajudam a gerar ideias para o seu design, conteúdo e ofertas.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment