Mãos em smartphone vermelho

Um algoritmo do Google prejudicará websites sem compatibilidade com dispositivos móveis. O Google quer que o seu website seja compatível com dispositivos móveis, de tal maneira que atualiza o seu algoritmo a 21 de Abril de 2015 para aumentar a importância do posicionamento de websites que são mobile-friendlycompatível com dispositivos móveis.

Um algoritmo do Google reduzirá o impacto dos website sem compatibilidade com dispositivos móveis

Tal facto foi anunciado no blog oficial da Google. Isto significa que websites compatíveis com dispositivos móveis vão ser atribuídos melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa do que aqueles sites que não os têm.

Portanto, a partir de 21 de Abril, o Google irá mostrar apenas resultados de pesquisa mobile-friendly para pessoas que estejam nos seus aparelhos móveis (que é uma quantidade enorme de pessoas pelo mundo). Se o seu site não é “amigo dos móveis”, vai perder muitas visitas e visibilidade.

De acordo com o anúncio oficial:

A começar em 21 de Abril, iremos expandir o uso de “mobile-friendliness” como factor de posicionamento. Esta mudança irá afetar pesquisas móveis em todas as línguas a nível mundial e irá ter um impacto significativo nos nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os utilizadores irão encontrar mais facilmente resultados de pesquisa relevantes e de qualidade que estão otimizados para os aparelhos destes. – GOOGLE, INC.

“Impacto significativo.” Se o seu website não é compatível com dispositivos móveis, ou seja, se não é adaptado para diferentes tamanhos de ecrã, devidamente configurados e ser capaz de ser visto em vários dispositivos , o Google penalizará os seus resultados e posicionamento do seu website. Todo o valor SEO que o seu site tem atualmente poderá ir pelo cano abaixo se este não é acessível e compatível com um aparelho móvel.

A razão para esta atualização é simples. À medida que o mundo se move para os móveis e cada vez mais as nossas vidas ocorrem num aparelho móvel, é crítico que os website possam acompanhar os tempos. Ao recompensar aqueles sites que são mobile friendly, o Google continua a moldar a paisagem digital como lhe apraz.

Como saber se o seu site é “mobile friendly”?

Antes de sair a correr para tentar resolver o problema, precisa de determinar se o seu site está em perigo. Para saber se o seu website é considerado, pelo Google, como compativel com dispositivos móveis, há dois testes que pode fazer.

  1. Verifique o seu site nos resultados. Talvez já tenha notado etiquetas de mobile-friendly que aparecem nos resultados de pesquisa em aparelhos móveis. Se o seu site aparece lá com essa etiqueta, significa que já é mobile friendly e não tem de se preocupar.
  2. Etiqueta Mobile friendly

    Etiqueta mobile-friendly nos resultados de pesquisa

  3. Faça o teste de compatibilidade do Google. Escreve o seu endereço (URL) no campo e a ferramente dará o resultado. Pode também verificar a “Usabilidade em dispositivos móveis” nas Ferramentas de Google para Webmasters (em Tráfego de Pesquisa > Usabilidade em dispositivos móveis).
    Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

    Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

    Usabilidade em dispositivos móveis (no Google Webmaster Tools)

    Tráfego de pesquisa > Usabilidade em dispositivos móveis

    Faça um upgrade ao seu site

    Se não passar o teste móvel, precisa de se mexer e tomar os preparativos para atualizar o seu website. Enquanto que as consequências ainda não são totalmente conhecidas, o anúncio do Google é real e é para ser levado a sério.

    O Google considera o mobile muito importante pelo simples facto que revelou a data para este update ao algoritmo deles, de forma a incentivar as empresas a fazerem a transição, e o quanto antes.

    O tempo está a esgotar-se. Vá para o móvel ou fique às escuras.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment