No mundo do eCommerce, as redes sociais substituiram quase por completo o passa-palavra ou boca-a-boca do marketing. Sem as redes sociais, para algumas empresas seria muito difícil sobreviver ou gerar lucro. Se o marketing nas plataformas sociais é algo novo para si ou a sua empresa, leia estas 8 leis para usar nas redes sociais para pequenas e médias empresas.

1. Identidade visual congruente

Criar uma identidade para a sua empresa que é consistente a nível visual em todas as redes sociais onde está é importante. A sua identidade começa provavelmente com um logótipo, tagline, slongan e a sua imagem como é percebida pelo público.

Cada conta em cada uma dessas plataformas sociais deve ter o mesmo logo para ser facilmente reconhecido pelos seus potenciais clientes.

2. Faça mais networking

Podemos viver num mundo cada vez mais digital e onde fazemos as coisas online, mas conhecer pessoas pode abrir portas. Isto ajuda a ganhar uma melhor audiência, ganhar tração no mercado e ganhar o respeito de outras empresas.

Sites como o Facebook e Twitter podem permitir enviar mensagens para outras contas, sejam empresas ou pessoas. Inclua links para outras contas quando lançar notícias que possam apelar ao seu público-alvo. Desta forma, as empresas e pessoas irão estar propensas de lhe devolver o favor e começar a mencioná-lo(a) nas publicações destas, o que lhe dará maior exposição, seguidores e audiência.

3. Use multimédia (multimeios)

Use fotos, gráficos e vídeos que sejam profissionais e apelativos aos utilizadores, porque têm o potencial de se tornarem virais e dar a conhecer o seu negócio na internet. A web é um meio dinâmico e poderoso onde as pessoas gostam de bom conteúdo, apresentado de forma apelativa.

Isto não significa que ter gráficos ou imagens criadas de forma profissional tornará o seu conteúdo viral, mas aumentará as suas hipóteses de parecer profissional. Mantenha-se a par do tipo de conteúdo que se tem tornado viral e use-o como inspiração para criar o seu.

4. Use os memes

Os memes são fotos e imagens com palavras adicionadas de forma a contar uma piada. São muito populares devido ao seu caráter humorístico.

Pode criar um meme que goze com alguma particularidade da sua indústria, das pessoas, dos seus concorrentes, ou até brincar consigo mesmo, com os seus produtos ou serviços. Use depois as redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram para espalhar o meme.

5. O poder da hashtag

A hashtagetiqueta em texto associado a um tópico ajuda a determinar tendências em redes sociais específicas. Suponha que está à frente duma casa tipográfica e imprime cartazes para equipas desportiva locais. Se uma equipa ganha um jogo ou campeonato, crie uma publicação nos sites de social media e acrescente a hashtag do evento.

Se a hashtag (a palavra-chave) for um tópico popular, use a hashtag já criada por alguém se estiver a ganhar tração. Assim poderá empurrar suavemente o seu produto ao fazer uso deste tópico popular. Ganhará desta forma uma maior audiência e poderá vender mais produtos ou serviços.

6. Não seja muito formal

Muitas empresas que têm contas nas redes sociais são demasiado formais. É verdade que isto é um negócio, mas as redes sociais são um meio de lazer, e usar a linguagem nativa à sua audiência e aquela rede social é importante. Muitos utilizadores nas redes sociais são novos, e enquanto que eles podem não tomar decisões, podem influênciá-las.

Normalmente o Facebook é usado mais no fim de semana, enquanto contas Twitter e LinkedIn têm maior tráfego durante os dias úteis. Mantenha-se ativo nas redes sociais ao longo da semana, e no fim de semana seja mais relaxado, enquanto nos dias da semana pode ser um pouco mais formal, mas não aborrecido. Foque-se nos negócios e empresários(as) durante a semana, e surfistas da internet ao fim de semana.

Muitos utilizadores nas redes sociais são novos, e enquanto que eles podem não tomar decisões, podem influênciá-las.

Tweet: Muitos utilizadores nas redes sociais são novos, e enquanto que eles podem não tomar decisões, podem influênciá-las. via https://designportugal.net/7-regras-redes-sociais-empresas

7. Publique coisas não relacionadas com o seu nicho

Se o seu website vende roupa para bébés, as suas publicações poderão ter um caráter de moda e estilo. Mas porquê não publicar no Facebook ou tweetar no Twitter sobre uma série de TV que anda a ver? Use o episódio como alavança para aceder a um público mais vasto, mas ligue a publicação ao seu nicho.

Poderá comentar no estilo que uma certa personagem tem, e como o filho bébé está vestido. Pode ser um pensamento “fora da caixa”, mas é uma forma de dar personalizada ao seu post bem como crescer o seu apelo face a potenciais clientes e compradores.

Conclusão

Aqui estão então 7 passos fáceis de implementar para tirar partido do poder das redes sociais para pequenas e médias empresas.

Qual a sua opinião sobre como se usam as redes sociais num contexto de negócios? Sinta-se à vontade para mostrar o que pensa nos comentários em baixo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 5167

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment