Email pessoal e permissivo

Os filtros de spam são relativamente bem sucedidos a bloquear mensagens indesejadas da sua caixa de correio, e o email marketing pode beneficiar tanto a si como aos seus leitores. Neste artigo vou apresentar ideias de email marketing para ter melhores resultados e dar valor aos seus subscritores.

Não envie emails para quem não os requisitou. Os seus emails serão considerados spam se o fizer. Isto é mau para a sua reputação e pode colocá-lo em lista negra dos fornecedores de serviço.

E por favor, nunca envie emails em massa para a sua lista a partir do seu Gmail, Hotmail ou outras contas gratuitos. Parece amador e como é enviado a partir do mesmo IP, os fornecedores de serviço dos emails dos seus recipientes irão colocá-lo na lista negra, ou seja, as pessoas nem irão ver os seus emails. Além do mais nem tem maneira de saber quantas pessoas abriram os seus emails e quantas clicaram em algum link que tenha no corpo de texto do email.

Use em vez disso uma plataforma de email marketing como o E-goi, MailChimp, ActiveCampaign ou outras.

Os seus emails devem ser pessoais. Os seus clientes estão mais propensos para comprar de si se adicionar o seu toque pessoal. Pode fazer isto ao lembrar-lhes no seu email como é que eles se subscreveram na sua newsletter, ou até personalizar os emails com o nome deles.

As pessoas compram produtos ou serviços de quem elas confiam.

1424695904_ktipDica do autor: Saiba quem é a sua buyer persona, para que os seus emails sejam criados com base no seu público-alvo.

Envie apenas emails para as pessoas que aceitaram fazer parte da sua lista. Ao enviar para quem não pediu para ser contactado, irá parecer um spammer. As pessoas ou irão apagar o seu email ou colocá-lo em spam.

Não seja demasiado promocional

As pessoas sabem que o nosso objetivo é que elas nos comprem produtos ou serviços. Só que se apresentarmos valor nos nossos emails, por via de conteúdo útil, informativo e interessante, estamos a criar uma relação de confiança e a gerar credibilidade.

Assim os seus subscritores terão maior tendência para comprar os seus produtos e serviços.

Antes de enviar os seus emails, faça um revisão no texto para que não haja erros gramaticais, porque parece amador. Teste também o layout dos emails para saber se ele é exibido corretamente, e quaisquer links que tenha no corpo de texto do email, e se eles vão para o endereço correto.

1424695904_ktipDica do autor: Os seus emails deverão estar otimizados para smartphones e tablets. Se não estiverem, está a perder uma grande cota de mercado.

Não envie demasiados emails do género “Compre agora”. Ser constantemente promocional na sua abordagem irá fazer as pessoas desligarem-se da sua marca, apagarem os emails, removerem-se da sua lista, ou pior, assinalá-lo como spam.

Faça testes A/B ou split test nos títulos e assuntos de email, assim como no corpo de texto. Alguns títulos “puxarão” mais a vontade de os abrir, portanto saiba qual são os que têm mais interesse para os subscritores. No corpo de texto do email, teste o formato a nível de layout, texto e cores.

1424695904_ktipDica do autor: Seja consistente com as cores e conteúdo que envia nos seus emails, para que a sua marca tenha aquele aspeto consistente.

O objetivo do email marketing e destas ideias é gerar resultados para o seu negócio, mas não às custas do cliente. Deve mostrar valor aos seus subscritores de forma a que esta seja uma relação win-win.

Outras dicas

Coloque um link de remoção da lista nos seus emails, para que as pessoas se consigam remover da lista se elas assim o quiserem fazer. Elas podem decidir que já não querem receber mais comunicação nossa, e estão no seu direito.

Peça feedback aos seus subscritores. Pergunte-lhes que tipo de conteúdo gostariam de receber (dicas, promoções, outros) e faça-o a uma amostra suficientemente grande de pessoas, pois 3 ou 4 feedbacks não serão representativos da amostra geral dos seus subscritores.

Não use muitas imagens nos seus emails, pois muitos clientes de email e interfaces bloqueiam as imagens, fazendo com que as pessoas não vejam informação que pode ser importante verem. Coloque a informação importante em formato de texto, e se necessário usar imagens, coloque etiquetas “alt”, que mostram uma descrição em texto da imagem quando esta não é exibida.

“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem tu és”. Este ditado pode-se aplicar ao email marketing. Veja o que é que as outras empresas estão a fazer no seu email marketing, e se o estiverem a fazer mal, simplesmente não siga o exemplo delas.

Da mesma forma como podemos aprender com quem faz bem, podemos aprender com aqueles que fazem as coisas mal, para que não repitamos os seus erros.

Os experts no email marketing concebem mensagens com um propósito de marketing em vista. Quando agrega valor aos seus potenciais clientes, eles irão ter vontade de ler as mensagens que lhes envia. Isto resulta na atração de clientes, que a longo prazo, irão gastar dinheiro nos seus produtos e serviços.

Use o conhecimento neste artigo para usar estas ideias de email marketing e aplicar à sua estratégia.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.