Imagem de capa para Facebook

Desde que o Facebook lançou a Cronologia em Fevereiro de 2012, criou regras mais estritas para as páginas empresariais e as fotos/imagens de capa. As fotos não deveriam ter “calls to action” apelo à ação, informar o utilizador para fazer algo, preço, ou informação de compra, nem contactos ou referências para certas funcionalidades da empresa no Facebook. Estávamos restritos a colocar apenas uma imagem.

As coisas entretanto mudaram e qualquer empreendedor(a) pode esquecer (a maioria) destas restrições. O Facebook está mais permissivo em relação àquilo que se pode ou não colocar na nossa imagem de capa. A única regra que persiste que o Facebook destaca é que o texto da imagem de capa não pode ter mais de 20% do tamanho total da mesma (851 pixéis de largura por 315 pixéis de altura – veja aqui a cábula dos tamanhos). Isto é bom para todo(a) o(a) administrador(a) de página que esteja desejoso de começar a usar o poder da imagem de capa em seu benefício. Eis então como podemos fazer justamente isso.

Peça aos fãs para fazer “Gosto”

Parece simples não é? Infelizmente até há bem pouco tempo fazer este pedido era proibido nas imagens de capa. Agora já não é. Aproveite esta oportunidade para ser frontal com os seus fãs e peça-lhes para Gostarem de si.

Os utilizadores no Facebook, e as pessoas no geral, sentem-se mais envolvidas quando existe o elemento humano presente. Sugerimos fazer o seu “pedido” através do uso da cara duma pessoa com uma seta a apontar para o botão do “gosto” na sua página. Também pode acrescentar uma pequena razão de porque é que as pessoas deverão gostar da sua página, algo do género “goste de nós para receber um brinde surpresa”.

Use a imagem de capa para angariar leads

Está a dar aos seus fãs conteúdo de valor, por exemplo um ebook ou whitepaper? Adicione um link na sua imagem de capa para uma oferta tal como um ebook (como fizemos na nossa página facebook). Não tem de ser um ebook, pode ser um cupão, desconto ou infográrfico.

Aproveite os 20% de espaço que tem para colocar texto, e coloque-o de forma a informar os seus fãs a que é que eles têm de fazer para obter essa oferta e os encaminhar para esse aplicativo ou landing page. Leia o nosso artigo em como conquistar pedidos de contacto a partir do seu website.

Se usar um link na imagem, lembre-se que ele não está ativo, portanto mantenha a URL curtas e simples, porque os utilizadores terão de escrever o endereço no browser deles à mão. Em vez de usar um URL shortener (encurtador de endereços) como é o caso do bit.ly ou do goo.gl, porque eles podem ser difíceis de escrever, use o seu próprio domínio, mas algo simples, do género nomedaempresa.com/oferta.

A partir daí pode recolher nomes e emails de qualquer um que queira descarregar esse produto que tem para oferecer. E dessa forma, de maneira tão simples, já começou a angariar leads a partir da sua imagem de capa. Eis o exemplo da nossa página:

Exemplo de uso da imagem de capa

Orientar os fãs para uma app específica

As marcas e empresas no Facebook usam normalmente aplicações no Facebook para sorteios, concursos ou [tooltip tuitle=”portais de fãs”]quando o utilizador tem de Gostar da pág. para ter acesso a algum conteúdo exclusivo ou promoção[/tooltip], vídeos, integração noutras redes sociais, ou até simplesmente para mostrar páginas informativas sobre a empresa. Agora que as regras mudaram, você pode usar a sua imagem de capa para apontar para apps específicas (tabs) da sua página.

Uma fan page (página empresarial) pode ter até 12 apps personalizadas instaladas: três podem ser as “favoritas”, ou seja, aparecem logo por debaixo de imagem de capa. Use a sua imagem de capa para orientar os seus fãs diretamente para as apps específicas que lhe interessam. Por exemplo, se estiver a correr um sorteio e a app estiver como uma das suas favoritas, a sua imagem de capa pode dizer “Participe no nosso concurso” com uma seta a apontar para a miniatura de imagem específica. Eis um exemplo duma imagem de capa dum cliente nosso que nós fizemos quando as regras mudaram:

Imagem de capa a apontar para apps específicas

Leve os fãs para o seu website

Por muito bom que o Facebook possa ser, ou não, o seu website ainda é uma peça importante da sua empresa ou do seu projeto, e como tal, é o sítio que contém a maioria da informação sobre o seu negócio, especialmente se o seu website estiver montado como uma máquina de marketing. Agora que o Facebook permite ter informação de contacto na imagem de capa, você pode enviar os fãs existentes, e os utilizadores no geral, diretamente para o seu website. Talvez haja informação no seu website que não esteja em mais lado nenhum, ou talvez você tenha uma loja online e seja necessário eles comprarem algo que esteja fora do seu website. Dê-lhes, no entanto, um motivo forte, através dum apelo à ação, para eles quererem ir ao website que quer que eles vão.

Adicione os seus contactos

Para as empresas que têm uma presença forte a nível físico (lojas por exemplo), a imagem de capa é uma boa forma de mostrar a maioria, ou toda a sua informação de contacto. Se por exemplo, você for uma sapataria, mostre uma imagem da sua loja e mencione “Venha-nos visitar em [inserir morada]”. Isto é uma boa ideia para outras indústrias, nomeadamente um restaurante, onde por exemplo você poderá incluir um prato do dia especial, semanalmente, onde apresenta a sua morada e diz aos fãs para o visitarem e provarem a ementa. Pode ter também um mapa na imagem de capa, se for apropriado.

Incentive a partilha

Não seja passivo. Peça. Muitas vezes é necessário pedir as coisas. A nova imagem de capa é a oportunidade perfeita para incentivar os fãs a partilhar a sua página. Coloque um pedido, um apelo à ação (call-to-action) apelativo a pedir às pessoas para “partilhar esta página com os amigos” deles. Pode ser que os amigos deles gostem da sua página e se sintam envolvidos com a sua marca, o que não iria acontecer se não pedisse. Após ler este artigo, mais em baixo, clique nos três botões das redes sociais no final deste artigo e partilhe isto com os seus contactos.

CONCLUSÃO

A imagem de capa é uma ferramenta de marketing importante que as empresas poderão usar nas suas páginas empresariais, e é algo que não deverá ser negligenciado. Na nossa agência, nós mudamos a nossa imagem de capa de vez em quando para variar o design e dar um aspeto mais fresh. Com estas novas regras, há várias possibilidades e táticas que podemos empregar. Comece a pensar sobre os seus objetivos de marketing e as formas em como pode usar a sua imagem de capa para alcançar os mesmos. Se precisar de ter uma ideia de como é que os 20% de texto máximo parecem, eis a proporção:

20% texto máximo da imagem de capa

Como Envolver os Fãs no Facebook


2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment