Email swoosh

Qual a melhor altura para enviar um email?

Quando houver menos competição por atenção.

De acordo com uma análise, pela Yesware, em mais de meio milhão de emails comerciais enviados apenas nos primeiros quatro meses de 2014, as taxas de abertura – e de resposta – são mais altas ao fim de semana. Isto porque poderá haver menor volume de emails enviados ao fim de semana.

Os “infomercials”
Já alguma vez viu aqueles anúncios que passam de madrugada com donas de casa a aspirarem a casa com um aspirador XPTO, ou alguém a cortar legumes com um novo conjunto de facas?

Esses anúncios passam em blocos de tempo mais ou menos “mortos” nas cadeias de televisão. Mas estes blocos de tempo podem ser lucrativos, porque quando há mais nada para ver àquela hora, as pessoas que estão a ver televisão têm maior tendência para ver um destes anúncios.

Da mesma forma, quando poucos emails estão a ser enviados, os seus emails têm maior tendência para se destacarem e serem notados. Isto pode resultar numa maior taxa de abertura e de respostas.

Podemos estabelecer uma analogia com a taxa de respostas ao longo dum período de 24 horas.

Normalmente emails que são enviados de manhãzinha (entre 6 e 7 da manhã) e à noite (cerca das 9 da noite) têm maior probabilidade de obterem uma resposta, com a taxa de respostas sendo quase metada. Curioso que é nesta altura que não se costumam enviar emails.

Não há um dia ótimo para enviar email
Não guarde os seus emails de sexta-feira para segunda-feira. As sextas não são piores nem melhores para enviar emails do que outros dias da semana.

Conclusão
O horário nobre do email é quando o volume deste é mais baixo, ou seja, ao fim de semana, de manhãzinha e à noite.

  • A taxa de abertura e de resposta são maiores ao fim de semana (concorrência baixa);
  • As pessoas são mais responsivas de manhã ou à noite (6 e 7 da manhã, ou 9 da noite);
  • Os dias da semana são iguais. Concentre-se em alcançar as pessoas às horas certas, com bons títulos, assuntos e com bom conteúdo no seu email para obter mais respostas

Leia o nosso artigo Email marketing: fundamentos sobre conceitos básicos de email marketing.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment