De acordo com o guia do Google para Otimização para Motores de Busca, “sites interessantes vão ter reconhecimento por eles próprios”.

As pessoas na internet que encontram artigos e conteúdo no seu website, que seja relevante para um certo tema que lhes seja interessante, irão partilhar links para o seu site com os seus amigos, família e colegas.

É assim que um website duma pequena empresa, mas que tenha bom conteúdo, gera tráfego ao atrair pessoas na internet para os seus produtos ou serviços.

Isto é o equivalente de publicidade digital word-of-mouth. Partilhar o seu conteúdo online aumenta o posicionamento do seu site nas pesquisas orgânicas. Um bom posicionamento nos motores de busca leva mais tráfego para o seu website, e isto potencialmente resulta em mais vendas e contactos.

Que tipo de conteúdo é mais eficaz, e onde é que ele deve ser colocado no seu site? Eis alguns exemplos de onde e como pode incorporar o seu conteúdo no seu website.

Páginas web bem descritivas

O seu website pode ser uma loja online (ecommerce) ou um fórum informativo de apoio ao cliente, em vez duma máquina de marketing. Mas independentemente da função do seu website, você pode e deve criar bom conteúdo em cada uma das suas páginas.

Um bom sítio onde começar é na missão/valores da sua empresa, a história e razão por trás dela, e a informação de contacto numa página “Sobre nós”. Se tem conteúdo suficiente – relevante – para mostrar aos visitantes, até pode querer dividir esta informação em páginas diferentes, como “Sobre”, História” e “Locais”.

Regra geral, evite regurgitar ou reutilizar conteúdo duplicado no seu site, porque isto faz com que os motores de busca fiquem confusos quando os crawlers rastream o seu site, o que não vai nada a seu favor no que toca à posição do seu site nos motores de busca.

O conteúdo duplicado pode ainda levar a que o seu site seja removido dos motores de busca se estes pensam que está a tentar manipular o algoritmo de busca deles. O seu objetivo é criar conteúdo que seja único e original, útil e interessante para os seus visitantes.

Artigos no blog

Esta é provavelmente a forma mais conhecida de conteúdo.

Se tem uma empresa, quer de certeza ser encarado(a) como uma autoridade na sua indústria. Use o seu conhecimento (ou contrate uma agência para lhe criar artigos) para informar e entreter as pessoas que visitam e lêem os artigos no blog do seu site.

Escreva artigos no seu blog

A sua escrita não deve ter erros, deve ser fácil de ler e ser escrita de forma original e apoiada por dados e estatísticas (dependendo do artigo).

Publique conteúdo novo e relevante para o seu público-alvo, de forma frequente. Uma vez por semana é um bom objetivo, para começar, desde que os artigos tenham qualidade. Estes artigos podem depois ser partilhados noutros sítios, nomeadamente nas redes sociais.

Localização

Existem algumas táticas que o podem ajudar a ganhar bom posicionamento nos motores de busca como o Google ou o Bing, a nível local. Se tem um negócio que atua numa determinada área geográfica, pode adicionar referências desse serviço nas suas páginas e artigos do blog.

Por exemplo, se a maioria do seu negócio é feita num único local, coloque descrições dos seus arredores, juntamente com uma foto ou vídeo da sua loja no seu separador de “Localização”, ou “Sobre” ou “Visite-nos”. Se tem mais do que uma loja, crie páginas específicas para cada local, usando conteúdo e imagens.

Poderá levar algum (ou bastante) tempo para criar um público que irá partilhar links para o seu conteúdo. Não fique desmotivado(a). Continue a batalhar, a publicar conteúdo de qualidade e a fazer as suas otimizações SEO, e o seu posicionamento irá melhorar eventualmente, dando-lhe assim mais tráfego para o seu site.

Atrair visitantes para o seu website

Entretanto, existem algumas formas de aumentar a probabilidade de que o conteúdo do seu site seja encontrado em pesquisas online.

Nas guias do webmaster do Bing, sugerem que “ser indexado é o primeiro passo para poder começar a ter tráfego”.

Pode começar a fazer algumas coisas, nomeadamente:

Pode ainda, caso tenha tempo para isso, tornar-se um membro ativo das comunidades e fóruns de negócios do Google e Bing, que irão melhorar o perfil do seu site (especialmente em buscas locais). Faça com que as pessoas estejam cientes que o seu site e conteúdo existem ao:

Estas estratégias de conteúdo irão ajudar a puxar novos potenciais clientes para o seu website. Com o passar do tempo, irá descobrir que o seu conteúdo é tão eficaz a atrair visitantes quando o relacionamento que tem cara-a-cara com os seus clientes.

Teste o seu conhecimento

Responda a estas perguntas para saber se conseguiu aprender alguma coisa com este artigo.

Como criar a sua estratégia de conteúdos

  1. Links do seu conteúdo que venham das redes sociais ou de outros website ajudam no posicionamento dos motores de busca: verdadeiro ou falso?
  2. Quais são duas formas de colocar conteúdo relevante no seu site?
  3. Qual é o objetivo principal do conteúdo do seu site?
  4. De que forma pode atrair pessoas a nível local para o seu conteúdo?

Respostas (não vale olhar sem antes ter respondido)

  1. Verdadeiro
  2. Artigos e páginas descritivas
  3. O conteúdo deve ser original, útil e relevante para os visitantes
  4. Ao colocar informação local sobre o seu negócio e os locais onde atua nas suas páginas, e ao listar a sua empresa no Google e Bing.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment