landing page

Uma landing page é o que costumamos chamar de página de destino, ou página de aterragem, em Português.

Pense numa landing page é uma página de destino, cujo propósito é capturar a informação do visitante ou vender algum serviço ou produto específico como uma urbanização, e esta urbanização é vedada e tem um portão. Para lá do portão estão os seus recursos mais valiosos, tais como guias básicos, ebook e webinários. Eis um exemplo duma página de destino (landing page) aqui.

Seria má educação deixar o seu potencial cliente de fora, portanto em vez disso, convide-os a explorar o seu conteúdo que se esmerou para produzir.

A parte mais difícil no que toca a converter os visitantes é encontrar uma forma de criar um ambiente que os incentiva a navegar para lá do portão. É aí que entra a página de destino (landing page).

Se está interessado(a) em aumentar a taxa de conversão das suas páginas de destino, eis quatro formas de o fazer.

Re-escreva o seu título

Em média, 8 em cada 10 pessoas lêem o seu título, mas apenas 2 em 10 lêem o resto (ver fonte).

Pode parecer que o título é uma coisa insignificante, mas na realidade é responsável por grande parte do sucesso duma landing page. Um título estático e aborrecido não vai puxar tanto.

Uma das coisas mais importantes para ter em conta na reformulação dum título que seja eficaz é cingirmo-nos ao que é importante. O título tem de ter “carne”, e não pão. O título ideal não necessita explicar o seu propósito, apenas criar interesse no leitor para ler o resto.

Tenha em mente como o seu público se comporta online. Muitas vezes eles vão para a internet à procura duma solução para o problema deles. Portanto, que problema é que o seu conteúdo resolve?

Se a sua landing page tem um título que se foca em como o cliente irá beneficiar dela, o utilizador estará mais propenso a avançar com o seu produto ou conteúdo.

Atenção aos campos

exemplo de formulário

Quantos campos num formulário são necessário para afugentar os potenciais clientes?

Provavelmente não muitos. Estatísticas e investigação feita na área da conversão e usabilidade revelam que um bom número de campos num formulário podem ser 7 campos.

Se tiver formulários longos, aprenda a reduzi-los e cinja-se ao essencial, porque disso vai depender a sua taxa de conversão.

O objetivo duma página de destino é angariar o tipo de informação necessária para saber dirigir os seus esforços de marketing e vendas.

Você quer, idealmente, informação que o(a) irá ajudar a guiar as suas decisões nessas áreas, personalizar mensagens e a experiência do utilizador de forma a acompanhá-lo ao longo do funil de vendas.

Mude a cor dos butões

Nas suas call-to-action (comandar o utilizador para fazer algo), ou seja, nos seus apelos à ação, os testes a/b são a melhor forma de chegar à conclusão de que veia estilística deverá enveredar de maneira a alcançar os melhores resultados.

Vários recursos apontam que as call-to-action determinam se o visitante vai ou não converter-se em contacto ou cliente. O mesmo é verdade para a cor escolhida, que tem um papel importante, como demonstrado neste artigo.

O departamento de usabilidade e conversão da Google, uma vez testou 50 variações diferente de azul para o Gmail, de forma a achar a cor que apresentava as maiores conversões.

Não é necessário irmos a este extremo, mas a lição a tirar é que devemos usar uma cor que se destaque do resto da página, ou uma que faça sentido de acordo com o branding da marca ou do logótipo, desde que não destoe.

Nota: estes butões não levam a lado nenhum.

descarregue agora
descarregue agora
descarregue agora

 

Use vídeo, se conseguir

Se fizer sentido, e tiver recursos para isso, tenha um vídeo na sua landing page/página de destino, cortando assim no texto que lá iria colocar. Uma boa página de destino está desenhada para conseguir transmitir informação suficiente para levar o utilizador a algum tipo de ação (contacto, ou compra).

Peça-nos um vídeo ilustrativo para aumentar as suas conversões

Com o vídeo, poderá cortar a maioria do texto, mas inclua à mesma alguns pontos para explicar aos visitantes o que eles podem esperar se preencherem o formulário.

Use o vídeo como forma de chamar a atenção, que juntamente com o texto, irá ajudá-lo(a) a converter mais leitores em potenciais clientes. Não tenha medo de usar formatação, tal como negrito ou itálico para sublinhar palavras importantes, e tornar a informação mais fácil de consumir.

Na nossa agência fazemos vídeos ilustrativos. Peça-nos hoje um vídeo e comece a aumentar as suas conversões.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment