Páginas de Empresa Pinterest

O dia que muitas marcas estavam à espera chegou. O Pinterest lançou oficialmente páginas de empresa à semelhança das Páginas Facebook para empresas. Em vez de ter perfis individuais, as marcas podem agora ter uma página de empresa, que lhes dá uma presença oficial na plataforma. E agora que elas chegaram, o que é que as páginas empresariais do Pinterest podem fazer por si, o que é que isso significa, e como as usar para máximo proveito?

O que é o Pinterest?

Pinterest é um website/rede social de partilha de imagens em segmentos que permite aos utilizadores criar e gerir coleções de imagens temáticas tais como eventos, interesses, passatempos e outros. Os utilizadores podem navegar pelos segmentos que querem para inspiração e re-colocar as imagens nas suas próprias coleções, assim como “gostar” delas.

Crie ou converta o seu perfil

As boas notícias são que o Pinterest dá-nos a hipótese de ou criar um perfil empresarial, ou converter um perfil pessoal. Isto é feito através do Pinterest business centre, onde ou criamos uma conta nova ou convertemos a nossa existente. Temos as opções de atualizar os detalhes de contacto para a pessoa a gerir a conta, adicionar o nome do negócio assim como um nome de utilizador e um link para o seu website.

Perfil pessoal - converter para perfil empresarial no Pinterest

Opções de perfil Pinterest – converter para um perfil empresarial

Quando convertemos um perfil existente para uma conta empresarial, temos a opção de mudar o nome de utilizador. Ainda não está claro se o Pinterest o deixará mudar isto depois de ter sido mudado aqui, ou se eles irão seguir as táticas do Facebook e obrigá-lo a manter o mesmo nome da página depois de o ter escolhido.

Siga as regras

Até agora o Pinterest tem sido bastante aberto ao não ter regrar concretas para as marcas e empresas. As marcas têm usado o website da maneira que querem com poucas ou nenhumas limitações no que toca a promoções ou sorteios. Mas com os novos perfis/páginas empresariais, o Pinterest lançou um guia de regras que as marcas têm de cumprir. Os termos de utilização para negócios, trocado por miúdos, são:

Ser dono do seu próprio conteúdo

Assim como no Facebook, os termos do Facebook para as marcas mostram que qualquer conteúdo enviado para o perfil vai passar a ser propriedade do Pinterest, mesmo depois de apagar a conta. Eles afirmam mesmo que o Pinterest e os seus utilizadores podem reter e continuar a usar, armazenar, mostrar, reproduzir, re-colocar, modificar, criar derivados do trabalho, realizar e distribuir qualquer do seu Conteúdo de Utilizador que outros utilizadores armzenaram ou partilharam através do Pinterest. Mencionar os utilizadores neste contexto é um pouco vago porque não cobre se este uso ou modificação do seu trabalho se extende para além da plataforma do Pinterest, o que pode causar um certo desconforto para muitas marcas.

Utilizador da informação

Os termos de utilização para negócios afiram que se você incorporar as características do Pinterest no seu website ou aplicativo, que o Pinterest pode coletar e usar a informação de si e dos seus utilizadores como descrito na Política de Privacidade. Isto é uma prática comum para muitos serviços web hoje em dia, especialmente no que toca à importância dos dados gerados, que é um fator importante para as redes sociais quando partilham esta informação com os anunciantes.

Estudos de caso

Com o novo Pinterest business centre para marcas, podemos ver e seguir as melhores práticas através da coleção de estudos de caso diretamente do Pinterest.

Pinterest página/perfil empresarial

Os exemplos nestas imagens mostram coisas como objetivos da empresa, métodos usados e dados que demonstram o sucesso empresarial das campanhas.

Design de Página

Ainda não há, por agora, nenhumas mudanças a nível de design para as páginas/perfis empresariais. O tipo de layout que é usado perfis pessoais é o mesmo usado para empresas.

Perfil/Página pessoal no Pinterest

Perfil/Página pessoal no Pinterest

A imagem em cima é um perfil pessoal. A imagem em baixo é um perfil empresarial.

Perfil/Página empresarial no Pinterest

Perfil/Página empresarial no Pinterest

A descrição da empresa é importante nos perfis empresariais portanto é bom preenchê-lo correta e devidamente, isto porque é um pequeno excerto de texto que está logo à vista de todos (ver imagem em cima da descrição da coca-cola), ao contrário das Páginas Facebook onde esta informação está normalmente no separador do “sobre”. Estes novos perfis empresariais requerem verificação para as marcas (desde Outubro de 2012), que é mostrado num “visto” vermelho ao lado da URL. Isto vai ajudar os utilizadores a saber quais são as contas empresariais oficiais, e vai dar autoridade às marcas que têm uma presença oficial no Pinterest.

Para poder ter o seu perfil como verificado, vai ter de seguir as instruções nas opções do perfil, ou faça-o através destas instruções: https://support.pinterest.com/entries/22217383

Usar o material gráfico do Pinterest

O Pinterest fez uma atualização do seu guia de normas para usar o logo e os outros materiais de marketing: as versões oficiais dos logotipos em fundos diferentes, e instruções em como usar e não usar os logotipos, entre outros.

logotipos pinterest em fundos diferentes

Guia de normas de utilização dos logótipos e material gráfico Pinterest

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment