É claro que o seu website é fácil de aceder e usar. Isto é o que dirá a pessoa que o desenvolveu.
Enquanto que o que lhe interessa é se o seu website vende os seus serviços, os seus clientes poderão não perceber como o usar convenientemente.
Uma boa forma de abrir os olhos nos problemas do seu website é observar alguém a usá-lo. Prometo que vai ficar surpreendido para os sítios onde eles navegam e as conclusões que eles tiram. Prepare-se para descer do pedestal porque isto poderá ser um exercício que irá prejudicar a sua auto-estima.
Encontre um amigo ou familiar que não seja lambe-botas nem demasiado crítico. Peça-lhes para usarem o seu website, e quanto menos essa pessoa estiver familiarizada com o seu negócio, melhor.
Peça-lhes para desempenharem certas funções e falar em voz alta sobre o processo enquanto o fazem. Instrua-os para fazer seja o que for que você queria que um cliente fizesse no seu website.
Não lhes dê nenhuma dica. A ideia é perceber se o seu website é fácil de usar para concluir a tarefa que lhe deu sem assistência. Em baixo apresento exemplos do que lhes pedir para analisarem.
- Encontra os serviços que eu forneço
- Encontra os meus contactos
- Inscreve-te na minha newsletter
- Encontra o produto mais popular que eu vendo
- Faz uma marcação para uma consultoria gratuita
Também lhes pode pedir para dar uma passagem por cada página do website e dar-lhe feedback naquilo que a pessoa percebe ou acha confuso. Não fique defensivo, nem faça juízos de valor, porque isto é informação valiosa.