Publicitar o seu produto ou serviço requer mais do que colocar um anúncio impresso, na rádio ou televisão.

Para chegar ao consumidor moderno, é necessário um mix de anúncios offline e online. Poucos se apercebem do poder que a publicidade no meio impresso pode ter na faturação duma empresa.

Estudos mostram que 67% das pessoas vão pesquisar coisas online baseado em motivadores offline, ou seja, algo que viram ou experienciaram offline que os levou a pesquisar algo online.

Desses 67%, 30% vêm de publicidade impressa, revelando-se estarem mais propensos para comprar algo online.

O que isto significa para os anunciantes e empresas é que se não está a usar publicidade no meio impressos, tais como revistas e jornais, para promover a sua empresa, então está a perder tanto vendas como tráfego (visitantes) no seu website. Mas antes de ir a correr colocar um anúncio num jornal, tome nota dos seguintes pontos.

Lendo o jornal

Palavras-chave no seu anúncio impresso

Ponha o endereço do seu website no seu anúncio. As pessoas que lêem o seu anúncio provavelmente não irão colocá-lo na barra do navegador. Em vez disso, os leitores lembram-se alguns pontos do seu anúncio, tais como nome do produto ou tagline, e pesquisam por essa palavra ou frase nos motores de busca.

Agarrar em jornal

Isto significa que o seu anúncio impresso precisa de exibir com destaque o nome da sua empresa, nome do produto, tagline e quaisquer outras palavras ou termos que sejam bons descritores.

Assim, antes de criar o design do seu anúncio, pense como o cliente e crie uma lista de palavras-chave que eles estariam inclinados para pesquisar se estivessem à procura do seu produto. Depois inclua essas palavras no seu anúncio impresso para reforçar a mensagem na mente dos seus leitores.

Use anúncio como “preview” do produto

Como os anúncios no meio impresso são estáticos, pode ser difícil mostrar o panorama geral do seu produto e tudo o que pode fazer. Mas é aí que entra a sua presença online.

Jornal aberto (vector)

Coloque a informação que conseguir no seu anúncio impresso, e use o seu website como forma de demonstrar o produto e mostrar tudo aquilo que pode fazer. Mostre um vídeo do produto ou dê uma demonstração dele.

Use este tipo de interação para envolver os potenciais clientes com o seu produto antes sequer de eles o possuirem. Quanto mais envolvidas estiverem as pessoas, mais propensas estão de comprar o seu produto.

Use presença online para informar consumidor

Dependendo do seu orçamento, poderá não conseguir ter um anúncio de página inteiro num jornal ou revista todos os meses, mas faça o melhor que pode com aquilo que tem.

Informar o cliente

Use metade ou um quarto da página, pois é melhor que nada. A publicidade no meio impresso deve ser encarada como uma exposição a longo-prazo, portanto escolha o maior tamanho de anúncio que conseguir, sabendo que o vai publicitar a longo termo.

Qualquer informação que não consiga incluir no seu anúncio impresso, pode inclui-lo no seu website. Além de ter demos e vídeos no seu site, pode ter também uma secção de documentação ou conhecimento técnico para informar os seus potenciais clientes sobre o seu produto. Quando dá às pessoas informação adequada, elas podem tomar uma decisão de compra informada.

Mostre testemunhos da web no meio impresso

A maioria dos (bons) anúncios no meio impresso têm alguns testemunhos (comentários) de clientes satisfeitos. Os seus anúncios impressos devem tê-lo também.

Avaliações

Para que um testemunho tenha impacto, mostre a mesma pessoa que escreveu um testemunho em texto a colocá-la num testemunho em vídeo. O vídeo é mais credível do que um parágrafo de texto. Além do mais, podemos associar uma cara ao texto e ajudar os potenciais clientes a identificarem-se com os seus clientes atuais. As decisões de compra são baseadas na emoção, não na lógica, e o vídeo é um meio mais emocional do que ler um parágrafo de texto.

O mix certo para o sucesso

Independentemente do produto ou serviço que tiver, se não está a usar alguma forma de publicidade impressa para chegar aos seus potenciais clientes, está a perder uma grande fatia da faturação potencial, e tráfego online, que poderia estar a fazer.

É esta combinação de promoção online e offline que causam um bom impacto no consumidor moderno. Use o seu orçamento de marketing ao usar a força combinada dos anúncios impressos, e dos anúncios online para maximizar o impacto da sua campanha. Quando o fizer, verá os resultados.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.