10 maneiras de aumentas fãs no Facebook

Aumentar seguidores nas redes sociais, especialmente os fãs no Facebook, é praticamente obrigatório se queremos ter algum sucesso em marketing nas redes sociais.

É fácil distribuir conteúdo, recomendar produtos e serviços e dar às pessoas uma maneira de partilhar conteúdo com outros.

Se tem uma grande quantidade de seguidores no Facebook, está a gerar prova social de que você é a pessoa ou a empresa de quem os outros podem aprender (e comprar), o que gera ainda mais credibilidade e confiança num círculo viciosamente positivo.

Se chegasse a uma página com 5 a 10 mil fãs Facebook, o que é que pensaria daquela página?

Provavelmente pensaria esta pessoa sabe do que fala se tem tantos seguidores.

Talvez, já lhe tenham dito que a maior forma de aumentar os seus fãs é juntar-se a grupos, criar relações com os outros utilizadores, dar conteúdo que agrega valor, e por aí fora.

Enquanto isso é bom e tudo o mais, é um método lento e a longo prazo. Por isso eis 10 dicas para aumentar fas Facebook.

1. Anúncios pagos Facebook

Os anúncios Facebook são uma excelente maneira de chegar às pessoas. O custo dum anúncio, para o retorno que pode não trazer, não é nada de por aí além.

Com um investimento baixo em anúncios pode começar a propagar os seus conteúdos para uma audiência maior com alguns cliques.

Não pense em “gastar” ou “pagar”, isto é um investimento. Se não investe, não tem resultados. Comece com um investimento baixo em anúncios e depois comece a “escalar”, ou seja, a aumentar o seu orçamento aos poucos e poucos.

2. Botões de Gosto & Partilhar

Sempre que escrever um artigo, seja no blog do seu website ou noutro sítio qualquer, coloque botões de partilha de “Like” e “Share”.

Com estes botões de partilha está a dar a possibilidade aos seus leitores de gostarem e partilharem o conteúdo com apenas um clique.

Torne as coisas fáceis para os seus visitantes e leitores. Quanto mais fácil for de gostar ou partilhar o seu conteúdo, mais provável é que as pessoas o façam. Mas atenção: não espere likes, shares ou comentários se o seu conteúdo não for bom.

3. Call to action (apelo à ação)

Uma call to action, ou em Português, apelo à ação, é aquilo que pedimos ao utilizador para fazer.

É importante dizer ao leitor aquilo que queremos que eles façam. Quer isso seja gostar da sua página Facebook (ou seja, tornar-se fã), ou clicar no botão da Compra para adicionar ao carrinho, é necessário dizer à pessoa o que queremos que faça.

[bctt tweet=”É importante dizer ao leitor aquilo que queremos que eles façam.”]

4. Caixa de comentários Facebook

As caixas de comentários Facebook funcionam como qualquer outro sistema de comentários num blog, com a exceção de que faz parte do próprio Facebook.

Quando um leitor escreve um comentário no seu artigo, este comentário aparece na news feed dele.

Isto dá mais visibilidade ao seu artigo, porque os amigos daquele leitor irão ver o comentário que ele fez. Eis um exemplo duma caixa de comentários Facebook.

5. Side bar widget

Uma side bar widget (widget de barra lateral) gera prova social para as pessoas que vêem as caras dos seus fãs no Facebook.

As pessoas vêem as faces de pessoas reais que são fãs da sua página, o que lhes dá a impressão de que a sua página merece a pena ser seguida e que o seu website é credível e o seu artigo tem bom conteúdo.

6. Incentive-os a colocar questões na página

Fazer com que as pessoas coloquem questões na sua página Facebook gera mais envolvimento: conta como um comentário, e inicia-se ali uma interação, que pode levar a vários comentários na sua página ou no post da página em que a pessoa fez o comentário.

7. Fechar comentários no blog

Fechar os comentários num artigo pode parecer uma manobra radical, mas experimente.

Ao fechar a caixa de comentários padrão do blog do seu gestor de conteúdos, pode obrigar as pessoas (no bom sentido) a ter de escrever na sua página Facebook, o que pode ser uma boa maneira de aumentar os comentários que tem na feed da sua página, que basicamente são as vantagens enunciadas no ponto anterior.

8. Créditos do autor

Mostrar quem escreveu o artigo é uma boa forma de mostrar o seu link para os leitores, que pode ir para uma página em que mostra mais dos seus artigos, ou para ir para uma página que fala sobre si.

Muitas pessoas têm curiosidade em saber mais sobre si se o seu conteúdo for mesmo bom e ajudar as pessoas, portanto isto poderá ser uma boa forma de se vir a estabelecer como um líder de opinião.

9. Amigos amigos, negócios à parte

Mantenha o seu perfil pessoal e a sua página Facebook separadas. Pode ter a maior das simpatias pelos seus leitores, mas talvez não os queira como amigos.

Qualquer leitor que lhe enviar um pedido de amizade deve, em vez disso, tornar-se fã da sua página. Para isso, encaminhe-o para a sua página e peça para gostar dela.

Isto não só aumenta os seus seguidores e gera prova social, como está a dar um espaço aberto para que os seus leitores possam comunicar com a sua página e consigo de forma pública.

10. Networking digital

Este método foi mencionado no princípio deste artigo, e envolve juntar-se aos grupos do Facebook, ser uma pessoa prestável e apresentar conteúdos que agreguem valor.

Pode levar bastante tempo a criar relações com os outros utilizadores no Facebook, mas é uma boa forma de fazer networking e conhecer outras pessoas influentes na sua área de atividade, o que pode abrir novas portas e aumentar os seus fãs Facebook.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment