Quem não gostava de ter sempre o seu conteúdo a tornar-se viral, com centenas e centenas de visualizações, com toda atenção voltada para a sua marca ou negócio. Criar conteúdo que se torna viral não é uma coisa do acaso. Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para ajudar a que o seu conteúdo se torne viral, ou pelo menos, que seja mais partilhado.

1. Seja o(a) primeiro(a) a dar a notícia

Ao usar RSS feeds e o Google Alertas, quem sabe não é o(a) primeiro(a) a ter conhecimento de uma notícia. Isto requer tempo e paciência para encontrar um tema que você tenha uma opinião, bem como ser o primeiro a falar sobre um assunto e a partilhar.

Com o tempo, os seus leitores vão saber que podem contar com o seu blog, para estar a par das últimas notícias ou novidades na sua área de mercado e vão começar a passar a palavra com os amigos.

2. Seja único(a), criativo(a) e divertido(a)

Qualquer pessoa pode escrever um artigo, mas é preciso alguma criatividade para o tornar divertido, interessante e único. As pessoas são mais atraídas para o humor, faz com que o que estão a ler se torne mais divertido e mais fácil de ler e memorizar.

Ao colocar um toque “pessoal” e original no que você escreve, mais pessoas serão atraídas para o seu trabalho e estão mais propensas a compartilhá-lo com os outros. Os leitores gostam de partilhar conteúdo divertido e que agregue valor ao mesmo tempo.

3. Saiba para quem escreve e quando deve colocar o seu conteúdo

Persona com lupa

Saiba quem é a sua persona, o público-alvo que quer alcançar.


Veja as estatísticas do seu blog, existem várias ferramentas como o Google Analytics, que pode utilizar para esta análise. Analise quais as horas que tem mais visitantes e passe a colocar o conteúdo durante essas horas.

4. Interaja com os seus leitores

As pessoas quando leem um blog não estão à espera de uma abordagem corporativa, mas sim uma abordagem mais pessoal. Responda a todos os comentários de uma formal pessoal e humana, os leitores gostam de saber que quem está do lado de lá se preocupa com eles. Pode ainda, tirar ideias de alguns comentários ou perguntas, como tema para próximos artigos.

5. Mantenha-se atualizado(a)

Criação de conteúdo não acontece do acaso, vai precisar de ler outros blogs e consumir muito conteúdo para se manter atualizado(a) e ganhar inspiração.

Reveja artigos de outros blogs e deixe comentários, seja honesto(a) na sua opinião e não seja provocativo(a).

6. Descubra o que as pessoas gostam e o que procuram

Rapaz e rapariga com símbolo de pergunta
Use ferramentas como o Planeador de Palavras-Chave do Google, para saber se palavras-chave específicas estão a ser procuradas o suficiente, para que valha a pena escrever um artigo sobre o assunto ou não.

Também, pode usar palavras-chave específicas nas suas pesquisas no motor de busca, para determinar o que está no topo dos resultados das pesquisas dos utilizadores. Ao identificar que tipo de conteúdo é popular, já sabe sobre o que deve escrever.

7. Tenha links para artigos mais antigos

Tenha links para artigos mais antigos ou artigos relacionados no final do seu artigo. Ter links para artigos mais antigos no final do seus artigos pode ser bastante útil, principalmente os artigos relacionados, ou um conjunto de artigos que ajude os leitores a resolver um problema.

Ajuda o seu blog a tornar-se mais completo, e é mais fácil para os visitantes encontrarem artigos relacionados, em vez de terem de procurar no arquivo do blog.

8. Seja ativo nas redes sociais

A única maneira do seu conteúdo se espalhar pelas pessoas é se você estiver ativo em divulgá-lo. As redes sociais desempenham um papel importante, pois é fácil para as pessoas partilharem links, com um simples clique. Partilhar o seu conteúdo, através das redes sociais, vai ajudar a gerar mais tráfego para o conteúdo que você publica.

9. Descubra em que rede social deve apostar

São muitas as redes sociais, que pode usar para partilhar o seu conteúdo como o Linkedin, Facebook, Pinterest, Twitter, entre outras. Analise os seus dados e veja quais as redes sociais, que lhe estão a gerar mais tráfego. Melhore os seus pontos fracos e potencialize os pontos fortes.

Ao colocar botões de partilha para redes sociais nos seus artigos, pode descobrir qual a rede social que lhe está a trazer mais tráfego e assim pode concentrar-se nessa.

10. Dê ouvidos aos seus leitores

4 pessoas numa mesa
Faça perguntas aos seus visitantes sobre o que gostavam que você escreve-se no seu blog, desta forma os seus leitores sentem-se envolvidos e ouvidos.

Também, pode criar um top 5 das pessoas que mais comentam os seus artigos. Os leitores, gostam de sentir que são úteis, que a sua opinião e atenção dispensada para com o seu blog é apreciada e esta pode ser uma das melhores formas de o fazer.

11. Crie conteúdo de valor

Forneça dicas úteis, estratégias de resolução de problemas e recursos que agreguem valor ao seu público-alvo, para que se torne um recurso ao qual os seus leitores possam recorrer sempre que querem resolver um problema.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment