Criar conteúdo que mexe com as pessoas

No que toca ao content marketing (marketing de conteúdos), é importante perceber que não é a empurrar produtos ou serviços que vamos ter resultados. Essa era do vendedor chato já passou.

Para chegar ao seu público-alvo e criar interesse genuíno naquilo que tem para lhes oferecer, o seu conteúdo deve atrair os leitores e fazer com que eles queiram investir o tempo ou dinheiro deles consigo. E para isso, o conteúdo tem de ser interessante, útil e agregar valor.

Então mas como é que se cria conteúdo que “mexe” com o cliente e faz com que ele queira comprar, sem parecer que lhe estamos a empurrar os nossos produtos à força?

Eis três conselhos, que pode começar a implementar para atrair mais clientes, a partir do conteúdo que produz.

1. Inicie um diálogo

Não pense só no seu umbigo. Os seus leitores não querem saber de quão maravilhosos são os seus produtos e serviços.

O que eles querem é saber como encontrar soluções para os problemas deles, e como é que essa informação e técnicas lhes vai tornar a vida mais fácil.

Encontre uma maneira de os seus produtos e serviços em conteúdo que lhes seja útil, para dar aos seus leitores algo que eles possam implementar, rápida e descomplicadamente.

Por exemplo, se está a criar conteúdo para uma clínica estética, crie conteúdo que seja sobre como fazer exercícios faciais para prolongar a firmeza e juventude da pele.

O objetivo é criar autoridade e tornar-se uma fonte credível de informação, para que os seus leitores o encarem mais como um amigo, do que como um vendedor. Assim irão estar mais inclinados para querer saber mais sobre os produtos e serviços associados ao seu conteúdo.

2. Interaja com eles

Envolva os seus leitores no conteúdo ao incentivá-los a colocarem questões deles próprios, que os ajudem a resolver os seus problemas.

Ou peça-lhes para escreverem uma lista de objetivos e interesses que eles querem almejar, para que consigam pensar sobre o que é possível conseguirem vir a fazer, e como lá chegar.

Quer o seu conteúdo ajude as pessoas a ter uma pele mais jovem, a vender o carro deles mais depressa, ou a ter um estilo de vida saudável, o objetivo é que dar-lhes algo de valor que eles consigam implementar de forma descomplicada.

Escreva num tom conversacional, envolva as pessoas com as suas palavras para que os seus produtos e serviços, porque eles podem ser usados para oferecer serviços extras, parcerias ou outras ferramentas no seu conteúdo.

Por exemplo, se for uma clínica de estética, pense em como poderia vender-lhes alguma parceria para terem uma hora gratuita num SPA de luxo, ou uma app que os lembre de praticar os tais exercícios faciais para manter a pele jovem.

3. Crie o seu tom de voz

Saiba a sua “voz”. O tom dos seus artigos e conteúdo devem ter um tom de voz que caracterize a sua marca, para que os clientes saibam o que podem esperar de si.

Faça isto consigo e com os seus clientes: peça a alguém para ler a sua página “Sobre nós” e pergunte qual o tom ou a ideia de que essa página transmite sobre o seu negócio. Espero que a sua página sobre nós não tenha linguagem corporativa, pois já perdeu o interesse da pessoa se assim for.

Ponha-se no lugar do seu cliente e pense como é que você gostaria de ser visto pelos clientes quando está a criar um tom, uma voz para si. É com esta voz que irá criar o seu conteúdo.

Veja também os sites dos concorrentes para perceber sobre o que é que eles estão a falar.

Provavelmente irão todos falar sobre os mesmos tópicos, mas faça-o à sua maneira. Por exemplo, se falar sobre uma nova ementa especial no seu restaurante, saliente a história de como alguém lhe perguntou se os ingredientes não tinham glúten, e descreva como as pessoas estão cada vez mais conscientes daquilo que ingerem na alimentação.

Com estas três dicas, está preparado(a) para criar conteúdo único e original que atrai os leitores e os deixa mais propensos para criar laços (lucrativos, esperamos nós) com a sua marca, os seus produtos e serviços.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.