3 formas de obter retorno com Snapchat

2016 tem sido claramente o ano do Snapchat. Este tem sido parte integrante de cada vez mais estratégias que as empresas e marcas desenvolvem.

O Snapchat já não é “aquela app” que os “miúdos” usam em que as mensagens desaparecem. É verdade que a aderência é enorme junto dos adolescentes e millenials (geração Y). Nos E.U.A., 41% dos jovens entre 18-34 anos usam a app diariamente.

Por isso mesmo, as marcas querem usar esta app como parte dos seus esforços de marketing. Grandes marcas como a Amazon, Maybelline e mesmo desportos como o NBA, têm contas ativas e vários seguidores.

Mesmo marcas de luxo de roupa e perfumes, como a Saks, Burberry e outros estão a usar o Snapchat de forma ativa (e inteligente).

Para os marketers, coloca-se a questão: “vale a pena?”, ou “devemos investir neste meio?”, ou “como é que o Snapchat nos vai ajudar a faturar mais?”

A resposta a esta pergunta pode não estar associada a um resultado linear, do género, “ok, vou criar conta Snapchat e vou ganhar X”, porque não é assim que funciona.

Mas o Snapchat apresenta oportunidades para as empresas fazerem uso de histórias para venderem mais, e existem algumas empresas que estão a tirar bom partido disto.

Por exemplo, a equipa de marketing por trás do filme X-Men Apocalypse substituiu todas as lentes Snapchat para mostrar as personagens da Marvel. O objetivo era gerar mais vendas de bilhetes, tendo sido a primeira vez que uma marca tomou conta de todas as lentes do Snapchat temporariamente.

Se a sua empresa puder fazer uso desta app, faça-o porque estará a chegar a um público-alvo sofisticado que aprecia os seus esforços. Note que o Snapchat veio para ficar, tendo já dado boas provas disso ao longo dos últimos tempos.

Eis três formas de ligar as suas Histórias a resultados tangíveis a nível de vendas.

Partilhe conteúdo exclusivo no Snapchat

Partilhe conteúdo apenas no Snapchat para levar tráfego para o seu website.

Por exemplo, se a sua empresa for uma marca de roupa feminina, publique promoções especiais e previews da coleção apenas no Snapchat, com um endereço (URL) secreto. Os seguidores da sua marca têm de tirar um screenshot da URL, ir a esse endereço (ao escrever manualmente no telefone delas) para reivindicar a oferta.

Se isto parece que é muito trabalho para o utilizador, então tem razão. É mesmo pelo trabalho que está a dar ao utilizador que ele se vai sentir investido na sua marca e nos seus produtos ou serviços.

Relacione-se com a sua clientela jovem

Quanto maior é a empresa, mais difícil é a comunicação um-para-um. No entanto, existem boas oportunidades para levar o serviço e apoio a cliente para outro patamar se o conseguir fazer.

Se está a publicar Histórias que mostram os seus produtos, é normal haver questões da parte das pessoas. Mas é ao convidar uma interação com as pessoas que as marcas se conseguem relacionar com o seu público-alvo.

Por exemplo, uma empresa de maquilhagem usou as suas próprias lentes do Snapchat para as sobrancelhas, e convidou utilizadores Snapchat para mostrar como é que os seus produtos pareciam na pele deles (delas). Esta empresa ainda foi ao ponto de fazer um concurso das melhores lentes das sobrancelhas, encorajando as pessoas a usar a lente e a carregar um screenshot para o Instagram (como participação válida e obrigatório para o concurso).

Isto requer um esforço por parte da empresa e da equipa de marketing/design, mas o potencial a longo prazo vai valer bem a pena com a afinidade à marca que as pessoas desenvolvem com a empresa no Snapchat.

Use outras apps para rentabilizar as Histórias

Algumas marcas como a Nordstrom fazem uso duma call-to-action que permite descarregar uma coisa chamada “Emoticode”, de forma a colocar um código engraçado na app.

Este Emoticode apela ao gozo de tirar screenshots no Snapchat, e de certa forma usar isto como se fosse um programa de afiliados (à comissão).

Se os utilizadores gostam de alguma coisa que a marca publicou – e se tiver um Emoticode na imagem, que começa com dois emojis – eles podem tirar um screenshot. Depois, os utilizadores abrem o Emoticode, deixam a app encontrar e descodificar a imagem do screenshot, e pronto, o produto fica disponível para compra. Isto é uma forma de comissão, em que o promotor do Snapchat fica com 15% sobre cada venda.

Um dos benefícios do Snapchat é que é uma plataforma casual e natural, que as empresas e os marketers podem usar para publicar imagens sem parecerem agressivos ou que estejam a empurrar os produtos de forma óbvia. Com alguns dos exemplos apresentados, tem aqui algumas ideias para começar a criar uma comunidade, ligar-se aos utilizadores e gerar mais receitas nesta app.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment