O design de um logótipo é muitas vezes desvalorizado, muitas empresas parecem não perceber o quão importante é ter um logótipo profissional para uma empresa ou negócio.

Para perceber a importância de um logotipo para uma empresa devemos estar cientes do seu papel. Um logotipo é para reconhecimento imediato da sua marca, transmitir confiança, lealdade, admiração, ser memorável…

O logótipo é a “cara” do seu negócio, da sua empresa, as suas formas, cores, fontes e imagens devem se destacar das dos seus concorrentes.

Um logótipo é usado para identificar instituições, empresas e outras entidades. O que me faz perguntar o porquê de existirem empresas sem terem um logótipo ou o porquê de não investir num logótipo, se ele tem tanta importância?

Deixo aqui algumas dicas do que evitar quando estiver a pensar criar ou redesenhar o seu logótipo.

1. Usar cliparts ou vectores grátis

O seu logótipo deve ser único, se for pelo caminho mais fácil e usar um vector ou um clipart grátis o seu logótipo vai ser tudo menos único e memorável.

Se se sentir tentado(a) a ir por este caminho, lembre-se que milhares de pessoas têm acesso a esses vetores grátis e cliparts, isto deve ser uma boa razão para não o fazer.

Se o seu logótipo vai representar a sua empresa e fazê-lo destacar-se da concorrência, não vai ser com um vetor ou clipart grátis que o vai conseguir.

2. Fazer você mesmo

design-logotipo
Muitas vezes as empresas não dão a devida importância a criação do seu logótipo e fazem-no internamente, mais uma vez se quer um logótipo único, profissional e memorável sugiro que não o faça você mesmo e que deixe o design do seu logótipo para um profissional.

3. Logótipo grátis

O orçamento disponível muitas vezes é uma dor de dabeça, pode ser tentador usar um dos múltiplos sites de logótipos grátis. É verdade que estes sites tornam o processo de “fazer” um logótipo incrivelmente fácil, mas também é verdade que eles disponibilizam as mesmas imagens, fontes e cores para qualquer pessoa que use o serviço.

Já diz o ditado “o barato sai caro”, neste caso fica com um logo que é provavelmente usado por outras empresas ou negócios, qual o propósito disso? Estes logótipos grátis não têm uma história, não têm a visão da sua empresa, não são memoráveis, eles são apenas símbolos.

4. Não pedir feedback

Antes de aprovar e implementar o seu novo logótipo, peça feedback aos seus colaboradores, parceiros e clientes. Obter feedback sobre o seu logótipo é uma parte crucial do processo, pois ajuda para que o seu logótipo seja bem-sucedido.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o seu projeto, entre em contacto connosco.

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment