4 Dicas para encontrar ideias de conteúdo

Quer esteja a tentar preencher o calendário editorial do seu blog, ou a planear a sua estratégia de conteúdo, ou a produzir conteúdo para a sua estratégia de marketing, ter ideias para o seu conteúdo pode ser a parte mais difícil do processo.

É preciso misturar criatividade com estratégia, para descobrir ideias de conteúdo que atraia o seu público-alvo, represente a sua marca e influencie o seu público-alvo a responder às suas chamadas à ação.

Mas, quando as ideias são escacas o que fazer para ter inspiração? Deixo aqui 4 dicas para encontrar ideias de conteúdo.

1. Nas estatísticas do seu site

De uma vista de olhos nas estatísticas do seu site, detalhes como as páginas mais visitadas no seu site ou blog. Estes números, podem revelar um pouco sobre o que as pessoas estão à procura no seu site, o conteúdo que mais atrai os seus visitantes e que tipo de assuntos eles estão mais interessados.

Evite a criação de vários artigos que sejam muito semelhantes, em vez disso use o conteúdo existente para tirar inspiração para novas ideias. Por exemplo, olhe para um assunto de um novo ângulo, desenvolva ou explore uma ideia relacionada.

2. Nos comentários nas redes sociais

As suas contas nas redes sociais são importantes, em parte porque elas permitem a comunicação de duas vias, entre o seu negócio e o seu público. Veja sobre o que os seus seguidores estão a falar, para tirar algumas ideias novas de conteúdo.

social-networks-some
Veja os comentários ou o tipo de conteúdos que estão a ser partilhados e inspire-se. Também, pode fazer questionários ou simplesmente pedir opinião, nas redes sociais sobre que tipo de conteúdos o seu público quer ou que tem mais interesse.

3. Nas pesquisas populares

Se sabe quem é o seu público-alvo, pode usar as tendências de pesquisas ou pesquisas mais populares para chegar a novas ideias de conteúdo. Use o Google Trends para ver o que as pessoas estão a pesquisar e explore palavras-chaves relacionadas com a sua marca e audiência.

Poderá ver com que frequência determinada palavra é pesquisada, taxa de interesse regional e pesquisas relacionadas, estes dados podem ajudar a dar-lhe ideias, para o seu próprio conteúdo.

Também, preste atenção às pesquisas populares, tendências de pesquisas e termos comuns na sua indústria que são populares entre o seu público-alvo. Pode usar as redes sociais e os alertas do Google para isto, mas também vai ter de acompanhar blogs e páginas nas redes sociais que ache relevantes, para a sua indústria. Uma vez que estes temas são “frescos”, podem dar ao seu conteúdo um bom impulso e chamar a atenção para o seu negócio.

4. No conteúdo dos concorrentes

Quantas vezes vê o conteúdo da sua concorrência? Estar atento ao conteúdo dos seus concorrentes, ajuda a competir com o seu conteúdo. Vai ficar a saber o que eles estão a fazer, para atrair o seu público-alvo, o que pode dar-lhe ideias para o seu próprio conteúdo.

Utilizadore a mexer no portátil
Estar de olho na sua concorrência, também lhe pode dar uma ideia do que precisa fazer para se destacar e persuadir potenciais clientes que fornece a melhor solução.

Encontrar novas ideias de conteúdo, é pensar estrategicamente sobre o que vai atrair o seu público-alvo e que tipo de conteúdo as pessoas que quer alcançar estão à procura. Certifique-se, que o seu conteúdo é de alta qualidade e o ajuda a destacar-se no seu mercado.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.