Cor no design de um logótipo

Quando olhamos para um logótipo, não há como negar, que a cor no design de um logótipo, transmite significado tanto a nível pessoal como culturais, por exemplo, estamos condicionados a associar o vermelho com perigo, ou no contexto de condução a parar.

Mas vale a pena lembrar que no que respeita ao que os consumidores vão sentir, vai depender das experiências individuais e culturais de cada um, educação e preferências pessoais.

Tal como acontece com todos os aspetos da marca, em última análise, o cliente tira as suas próprias conclusões sobre o que a empresa representa, que pode ser muito diferente do que na realidade quer transmitir.

Quais são então, os fatores, que se podem controlar na escolha da cor, na criação do seu branding e design de logótipo?

1. Escolha uma cor atraente

Não só a sua marca se destaca da dos seus concorrentes, como fica mais fácil de memorizar pelos seus clientes. Alguma investigação feita na área revela que a combinação entre amarelo e azul é das mais atraentes.

IKEA-logo

Com isto, não quero dizer que a combinação perfeita para a sua marca é o azul e o amarelo. Mas, sim transmitir que, forte contraste entre cores desempenha um papel importante na memorização de uma marca.

2. Verifique a concorrência

Faça uma análise da sua concorrência, não para escolher as mesmas cores, mas para se destacar. Tem de criar a sua própria identidade, escolha cores opostas às do seu principal concorrente, assim destaca-se e transmite aos seus potenciais clientes que é uma alternativa.

3. Escolha uma cor que se adapte aos seus produtos ou serviços

Existe uma razão para as marcas de água geralmente serem azuis, porque o azul faz lembrar água fresca e cristalina e não o castanho, por exemplo.

Em vez de escolher a cor do seu logótipo de acordo com associações estereotipadas, deve escolher de acordo com a personalidade que está a tentar transmitir.

4. No branding, menos é mais

Não tenha medo de ter só uma cor no seu logótipo, se optar só por uma cor poderá ficar a ganhar, os consumidores estão mais propensos a associar uma cor específica com uma marca específica.

Less is More

Veja, por exemplo, o caso da Coca-Cola e da Nike, os logótipos só têm uma cor e não é por isso que deixam de ser reconhecidos por quase todos nós.

5. Torne o seu branding pessoal

Frases como “verdes transmitem calma”, não fazem muito sentido quando o verde é usado fora de contexto. Verde pode significar “frescura”, “amigo do ambiente” ou “vegetais”, dependendo de onde ele é usado, para que não haja margem para mal entendidos defina um conjunto de orientações a seguir ao escolher a cor para o seu logótipo.

Não se esqueça que consistência é a chave, se quer que os seus clientes se lembrem da sua marca, deve ficar com as suas cores escolhidas e definidas. Não use hoje verde e amanhã amarelo, isso só vai trazer confusão e assim, fica mais difícil para os seus clientes memorizarem a sua marca.

Não escolha uma cor que não goste, porque assim vai ter tendência para a mudar rapidamente. Pode escolher uma cor que tenha um significado pessoal, assim está a dar à marca um elemento mais humano.

estrategia-branding
Na altura de escolher a cor para o Facebook o Mark Zuckerberg, escolheu o azul porque não vê vermelhos nem verdes, o azul é a cor que ele pode ver melhor.

Existem estudos, que revelam, que as pessoas preferem marcas que podem reconhecer facilmente. Como seres humanos, somos capazes de reconhecer a cor instantaneamente antes da forma, antes das letras e antes de detalhes.

Isto faz, com que a cor, seja um aspeto vital no design de um logótipo e merece consideração ao construir a sua marca. É importante notar, que uma em cada doze pessoas, sofre de daltonismo e em certas alturas o seu logótipo vai ter de ser reproduzido em preto e branco, deve garantir que o seu logótipo não esteja dependente só da versão a cores, em vez disso, deve ser usado para promover e reforçar a mensagem que quer transmitir.

Na DesignPT, ajudamos as empresas com todos os aspetos do design de logótipo e branding. Para obter ajuda e conselhos sobre como criar uma marca de sucesso entre em contacto connosco.

Artigos relacionados:
6 passos para um grande logo
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
O logotipo duma empresa pode ditar o sucesso dela?
6 Lições de Branding que podemos aprender com a Apple
Como uma boa agência ajuda no seu re-branding
O Poder do Branding

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment