Branding é algo que influência a decisão de compra que tomamos e as empresas que contratamos, quer estejamos conscientes disso ou não. O branding é a forma como as empresas comunicam os seus valores, visão e personalidade para os consumidores.

O Branding é uma ferramenta de marketing extremamente poderosa. A sua marca representa o seu negócio para os clientes e transmite a sua mensagem e o que é o seu negócio.

Como consumidores, somos bombardeados com escolha em todos os lugares que vamos. Desde calçado, roupa a alimentos, produtos eletrónicos, cosméticos, somos alvo de empresas que querem que compramos os seus produtos ou serviço em particular em vez do de um concorrente.

Qual é o verdadeiro poder do branding?

Para as empresas, Branding diferencia-as das restantes do mesmo sector e pode ser usado para criar uma identidade e uma personalidade que os consumidores possam se envolver e se conectar. Como os clientes vêm a sua marca, em última instância traduz-se em fidelização de clientes e vendas.

Se pensarmos em algumas das marcas mais conhecidas, por vezes, a marca torna-a tão valiosas ou até mais, do que os produtos que criam. Um exemplo disso é a Apple, que criou uma marca e identidade extremamente forte e poderosa. Existe uma agitação e expectativa em torno de cada produto que a Apple lança. O poder da marca é imenso.

Como é que se cria uma marca onde as pessoas são atraídas para querer e comprar os seus produtos ou serviços? Um logótipo e a identidade corporativa devem estar no topo da sua lista.
É através de um logotipo que nós reconhecemos uma marca e um logotipo bem projetado pode comunicar certas associações e as características a um potencial cliente. Um logótipo incorpora a marca. Uma marca inteligente e bem-sucedida é quando um logotipo é imediatamente reconhecível.

O logótipo de uma empresa aparece em todo o material de marketing (cartões de contacto, envelopes, folhas, flyers, anúncios, etc.), o que ajuda a construir uma identidade da marca forte e a aumentar a notoriedade da marca. A escolha de um logótipo pode ser complicada, mas muitas vezes os mais eficazes são os mais simples. Se pensarmos em marcas que nos vêm logo à cabeça, lembramo-nos de marcas como Apple, FedEx, Nike, Nokia, Disney, entre outros cujos logos são simples e fáceis de memorizar.

Decidir sobre um logótipo pode ser uma das decisões mais importantes para um novo negócio, usá-lo em cartões-de-visita e flyers é uma maneira simples de começar a construir uma identidade de marca.

Uma boa técnica de branding é contar uma “história” através da embalagem, estacionário e materiais de marketing.

Branding é basicamente uma tentativa de influenciar e controlar as nossas associações e perceções de um negócio. No entanto, ninguém pode ter total controlo sobre a sua marca e sempre haverá associações de marca negativas. Mas se for cuidadosamente pensado o logótipo, design, estratégia de publicidade e marketing, as empresas podem sugerir as associações que querem que os consumidores tenham.

Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment