Marketing aborrecido torna uma empresa aborrecida. Não queira pôr os seus potenciais clientes a dormir, qual melatonina e chá de camomila.

Fuja da tendência dos outros, que é empurrar constantemente vendas e mais vendas para os seus clientes, com o mesmo tipo de design, fotos de bancos de imagens “batidas”, falta de comunicação ativa online&offline, e experimente em vez disso estas 5 táticas para fazer um refresh à sua comunicação de marketing entre a sua empresa e os seus clientes.

  1. Inspire-se. Vá para além das fontes habituais para ter ideias. Por exemplo, o Instagram ou o Pinterest podem ser duas redes sociais onde pode arranjar inspiração, seja nas fotos do Instagram ou nos álbuns e pins do Pinterest. Investigue o que o seu público-alvo, clientes e potenciais clientes estão a fazer nessas redes sociais, porque este será um público sofisticado e conseguirá perceber o que eles gostam e aspiram a ser ou fazer.
  2. Comunique com vigor. Melhore a sua copy (texto) ao fugir dos termos que são muito usados ou linguagem genérica. A melhor maneira de ser medíocre é copiar toda a gente. Por vezes é necessário usar termos habituais, mas quando possível, use-os com mais palavras descritivas que tenham impacto ou sejam “fixes”. E uma dica bónus, depois de ter o seu texto feito, corte-o em 10 a 20% para que as suas mensagens sejam bem sintéticas.
  3. Seja colorido(a). Mesmo que o seu logótipo seja a preto-e-branco, faça uso duma cor acentuada (secundária/complementar, ou uma que goste), porque as pessoas normalmente respondem bem a cores bem usadas. A cor não tem de corresponder a nenhuma cor específica no seu logótipo, pois às vezes até destacam mais a sua marca por serem de cores diferentes. Peça ajuda a um profissional gráfico ou uma agência para saber como melhor usar a sua identidade gráfica para todos os seus materiais de marketing serem congruentes.
  4. Melhore as suas imagens. As imagens, quer sejam fotografias de bancos de imagens ou gráficos personalizados, têm mais impacto do que apenas texto. Coisas visuais comunicam de forma mais rápida e melhor do que apenas as palavras. Use imagens que pareçam naturais e que consigam mostrar o que pretende, através dum apelo à ação (call to action). Se está a usar fotografia de bancos de imagens, não coloque as fotos tal e qual como elas estão, em vez disso, personalize-as com cores diferentes, filtros e emblemas/certificados, colocando o seu próprio apelo à ação (em forma de botão ou outro).
  5. Não tenha medo de pagar. Talvez não tenha tempo ou perícia para conseguir criar ou melhorar os seus materiais de marketing. O objetivo de ser empreendedor(a) é delegar as tarefas que não queremos, podemos ou sabemos fazer, portanto não tenha medo de contratar um profissional porque é um investimento que fará em si. Se quem está responsável por uma empresa não tem a habilidade para tal, não é um uso produtivo do tempo dessa pessoa querer fazer aquele trabalho só por não querer pagar a alguém. Coloque pelo menos 10% dos seus lucros para gastar em marketing ou design. Se for este o seu caso, peça ajuda duma agência de design digital profissional.

Antes de começar a atuar nestas táticas, saiba primeiro o que é que até agora tem funcionado (ou não tem funcionado) nos seus esforços de marketing, pois isto permite-lhe criar um novo plano baseado naquilo que os seus clientes e potenciais clientes irão responder bem. Faça o acompanhamento de métricos como contactos por telefone e email, e de outros menos mensuráveis, como likes, retweets, +1s, check-ins (foursquate).

Lembre-se que o comportamento do consumidor irá variar ao longo do tempo, portanto testar conteúdo e rever com frequência os seus objetivos e táticas dá-lhe a capacidade de poder ajustar as suas estratégias ao longo do tempo. Ao usar esta informação, poderá segmentar a sua mensagem para segmentos da sua lista, ou saber o que retirar da sua estratégia.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment