Imagem logotipo Instagram

O Instagram tem dado às empresas a capacidade de mostrar histórias através do uso de imagens, destacando a cultura da empresa, ou amostra de novos produtos ao consumidor, mas sabia que o Instagram não está limitado ao marketing B2C?

Muitas empresas B2B estão a alocar recursos (financeiros, humanos) para comercializarem-se através do Instagram. Eles colocam boas imagens e conteúdo alinhado com o seu público-alvo e em que cada foto envolve o consumidor e atrai novos clientes.

Além das imagens, os vídeos de 15 segundos permitidos no Instagrams ajudam os marketers B2B a criar guias técnicos, manuais de utilizadores, entre outros. Este é o tipo de marketing B2B que é feito para atrair clientes.

Algumas empresas estão também a pedir aos seus clientes para contribuirem com vídeos, gerando assim, para estas empresas, conteúdo gerado por utilizadores.

Promova os seus produtos
Quer esteja no retalho ou na área de serviços, demonstre o seu produto, ou seja, como é a manufactura deste, como é modificado e selecionado. Os compradores B2B querem saber sobre o seu produto e como é que a sua empresa o cria. Mostrar o processo de produção pode ser uma forma interessante de se promover.

Isto é o que faz a Oracle. A empresa usa o Instagram para colocar fotos da sua equipa de bicicletas ou os empregados a fazerem trabalho voluntário. Isto torna a Oracle mais humana e capaz de criar bons relacionamentos no mercado B2B.

Envolva o seu staff
Se tem bons empregados e colaboradores, e o seu apoio a cliente é bom, então use este factor para se destacar das outras empresas no seu ramo. Use imagens e vídeos para mostrar o local de trabalho e experiência dos colaboradores (como a Oracle no exemplo anterior). Antes de escolher este rumo de ação, fale com o seu staff para ter o consentimento destes.

Se a sua empresa tiver uma intranet, pode usar este espaço para criação e colaboração de conteúdo, em que o staff pode trabalhar em conjunto para que a sua mensagem de marketing se alinha com os objetivos da empresa. Ao manter tudo organizado, não haverá margem de erro.

Use hashtags (#)
As hashtags são uma boa maneira de fazer com que os compradores B2B tomem nota da sua empresa, e podem ser usados como lembretes para os eventos da sua empresa. Se estiver na altura do Natal, pode ser anfitrião duma noite de gala para clientes corporativos e adicionar hashtags relevantes.

Amigos e conexões sociais destes clientes que poderiam não ter ouvido falar na sua empresa anteriormente agora deparam-se com a sua conta Instagram como resultado disso.

Use hasthags de forma consistente e evite exagerar, mantenha-se por na ordem das 4 ou 5 hashtags. Mais do que isso parece spam e alguém desperado por atenção. Não tenha medo de pensar noutras coisas para além da empresa quando usar hashtags, às vezes pode ser bom tomar de assalto um tema ou notícia atual de vez em quando.

Mostre os bastidores no Instagram
Os utilizadores Instagram gostam da sensação e novas experiências que esta rede social lhes apresente, e o seu negócio B2B pode-se envolver com estes facilmente. Se um membro da sua equipa viaja frequentemente para ir ter com clientes e vender produtos, faça com que eles tirem fotos dos países, cidades onde vão, especialmente se tiverem monumentos ou em sítios interessantes.

Isto dá-lhe a oportunidade de mostrar estes sítios que foram visitados pelo seu colaborador(a) e aproveitar a “deixa” para explicar porque esteve ali (em negócios, com mais um cliente). Poderá alcançar mais empresas B2B nessas áreas que não teriam tomado conhecimento seu sem esta tática.

O local visitado pode ser usado numa hashtags como forma de ter um alcance maior para a sua audiência. A opção de geotagging será útil quando adicionar uma localização, pois ajuda a alcançar mais prospetos B2B no local que etiquetámos com uma tag, pois dá a saber a estes que a sua empresa também faz negócios naquela área.

Experimente diferentes táticas e acompanhe os seus métricos para perceber como é que o conteúdo está a funcionar em prol do seu negócio. A sua estratégia de marketing no B2B deverá ser uma mistura de conteúdo educacional, entretenimento, mas também algum de vendas.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.