Plano de marketing para as redes sociais

Independentemente do seu tipo de negócio, estar presente nas redes sociais é crucial se quiser estar um passo à frente da sua concorrência e gerar mais leads e clientes.

Cada vez mais, as empresas começam a entender o valor do marketing nas redes sociais. Existe uma tendência crescente, para os utilizadores fazerem pesquisas sobre produtos ou serviços, diretamente em redes sociais como o Facebook, em vez de usarem os motores de busca.

Mas, a utilização das redes sociais é mais do que uma configuração de contas, envio de mensagens ou tweets. É preciso estar ativo e envolvente, oferecer informações que as pessoas estão à procura. Sem um plano de marketing para as redes sociais, pode estar a desperdiçar o seu tempo ou pior ser uma receita para o desastre.

Passar a sua mensagem

Algum do conteúdo que partilha nas redes sociais pode ser divertido e espontâneo, mas a maior parte deve ser estrategicamente escolhido, para que passe a sua mensagem.

O conteúdo e posts devem ajudar a comunicar coisas específicas para o seu mercado, para que tenha resultados como aumentar as vendas, aumentar o conhecimento da marca ou direcionar tráfego para o seu site.

Desenho altifalante e avatares

Por exemplo, se quiser transmitir aos seus clientes ou potenciais clientes que é um especialista de confiança na sua área, o seu conteúdo deve incluir notícias da sua indústria, desenvolvimentos e dicas valiosas para o seu mercado.

Se por outro lado, quiser transmitir que os seus preços são os melhores, provavelmente vai partilhar conteúdo que destaque o valor dos seus produtos, face aos seus preços baixos.

Construir a sua marca

A forma como usa as redes sociais, revela a sua marca. Se usar as redes sociais para partilhar mensagens engraçadas ou conteúdos relacionados com entretenimento, está a transmitir ao seu público que a sua marca é jovem, casual e descontraída.

Por outro lado, se partilhar conteúdo informativo e posts mais formais, está a construir uma marca profissional, séria e formal.

Personalize as suas páginas com o seu logótipo, imagens e links para o seu site, para ajudar a aumentar a sua presença online e garantir que as pessoas reconhecem a sua marca. Mantenha informações como contactos e horário de trabalho atualizadas.

Contar a sua própria história

Com as redes sociais pode adicionar a sua “voz” as conversas online, descubra onde anda o seu público-alvo e conte a sua história. Quando partilha links para conteúdo, posts, fotos e interage com o seu público-alvo está a transmitir às pessoas quem você é e o que representa.

Redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Pinterest, Instagram e Twitter, são plataformas valiosas para deixar claro como pode beneficiar o seu mercado e em que tipo de negócio está.

Também, pode usar o seu site e outras táticas de marketing para fazer isso, mas com as redes sociais pode chegar a um público já interessado e ativo, quando tem como alvo os usuários de determinada rede social.

Apoia as suas outras táticas de marketing

As redes sociais podem ser usadas em conjunto com outras táticas de marketing, como otimização dos motores de busca e marketing de conteúdos, para ajudar a aumentar os seus resultados.

Quando todas as táticas de marketing digital são trabalhadas em conjunto, consegue criar uma experiência online mais abrangente para o seu mercado e certificar-se, que cada tática traz os melhores resultados.

Escrever com pen

Quando todas as suas táticas de marketing digital trabalham em conjunto, tornam-se mais fortes e tem mais oportunidades para impulsionar cada ferramenta de marketing.

Assim, como é importante criar um plano de marketing para as redes sociais, também é importante criar um plano para as outras táticas de marketing e encontrar formas de se complementarem.

Se a sua marca está nas redes sociais, mas não tem uma estratégia ou plano estruturado, está a perder oportunidades de negócio e de levar a sua marca mais longe.

Artigos Relacionados:
Como começar nas redes sociais com o pé-direito
Guia de recursos: Marketing Redes Sociais
Em que redes sociais devo promover o meu negócio?
Redes sociais: o que publicar, e quantas vezes?
39 dicas para aumentar engagement nas redes sociais
8 dicas rápidas para usar nas redes sociais
Venda mais nas redes sociais

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.