39 dicas aumentar engagement redes sociais

As empresas sabem o valor das redes sociais, mas nem sempre sabem como tirar partido delas para aumentar o engagement (envolvimento) com as pessoas. Se já se questionou “o que é que hei de publicar nas redes sociais?” então este artigo é para si com estas 39 dicas úteis.

Não precisa de ler todas, leia e implemente aquelas relevantes para si.

  1. VER OS BASTIDORES – As pessoas querem conhecer quem está por trás da empresa ou do projeto. As redes sociais são feitas de pessoas e comunidades, portanto partilhe fotos de eventos, almoçaradas, reuniões ou brincadeiras no escritório.
  2. DEIXAR ESPAÇO EM BRANCO – Este é um tipo de post (publicação) que normalmente elicita respostas dos utilizadores, tais como “aquilo que gosto mais das sextas feiras é______________.” ou “O meu filme favorito é _______________.”
  3. PARTILHAR BOM CONTEÚDO – Partilhe conteúdo que as pessoas querem consumir. Não tem de ser só conteúdo seu, até deverá ser de outros também. Use a regra dos 5-2-1 e partilhe conteúdo útil, comentando porque é que o achou bom para ser partilhado, e peça a opinião dos seus seguidores.
  4. BLOGGERS – Em todos os segmentos de mercado existem bloggers que colocam conteúdo que pode ser curated (modificado), aproveitado para colocar a sua opinião ou “voz”. Coloque um link para a fonte original do artigo.
  5. OPINIÕES – Toda a gente tem uma opinião para dar. Pergunte às pessoas pela delas e veja o que lhe respondem pois poderá ter boas ideias para criar conteúdo. Nem todas as perguntas que lhes colocar têm de ser sobre a sua marca, convém variar.
  6. ÁLBUNS DE FOTOS – Tire fotos de eventos da empresa, de networking pessoal, festas da empresa e partilhe-as nos social media. Use uma hashtag (#) para esse fim e seja consistente com ela. Peça para os outros partilharem e usarem-na. Veja se as fotos que partilha são divertidas, mas não algo que possa envergonhar a sua marca, como pessoas bêbedas, entre outras situações que possam manchar a sua reputação.
  7. HUMOR – O coração para a alma das pessoas é muitas vezes feito pelo riso. Todos nós gostamos duma boa gargalhada. Partilhe um meme, uma frase ou GIF engraçados. Desta forma está a humanizar a sua empresa e a fazer com que as pessoas se liguem mais a si.
  8. ESTATÍSTICAS – As pessoas gostam de estudos e de estatísticas. Publique conteúdo para estatísticas interessantes e fáceis de visualizar, algo que surpreenda ou confirme as crenças do seu público-alvo sobre um tema. Assim estarão mais propensos para interagir com o post (publicação) e partilhá-lo com outros.
  9. VOTAÇÕES – Se precisa de feedback num dos seus produtos ou serviços, crie uma publicação em formato de votação no Facebook para saber a opinião das pessoas. Ou use serviços como o Google Forms ou o Survey Monkey e coloque esse link à frente das pessoas.
  10. SITES REDES SOCIAIS – Existem sites dedicados às redes sociais que pode usar para tirar ideias para criação de conteúdo. Os mais conhecidos e úteis são o Social Media Examiner e Mashable, só para mencionar alguns.
  11. CONCURSOS – Criar concursos é uma boa maneira de gerar interesse e entusiasmo para aumentar a perceção da sua marca. É igualmente uma forma de agradecer aos fãs e aos leais “súbditos” pelo envolvimento que têm tido consigo.
  12. COMPETIÇÕES – Incentive os fãs a mostrar os seus talentos para competirem entre eles por um prémio. Dê aos vencedores os seus 15 minutos de fama e a oportunidade de estar na ribalta, pois a maioria das pessoas gosta dessa atenção.
  13. FOTOS E SUBMISSÕES DOS UTILIZADORES – Peça aos seus seguidores para submeterem um selfie, ou fotos delas com o seu produto ou serviço. Isto gera envolvimento com elas e com os utilizadores que verão esse conteúdo.
  14. PINTEREST – Esta rede social é uma ótima fonte de inspiração para encontrar imagens, frases, infográficos entre outros. Tire daqui ideias para partilhar nas redes sociais ou para criar o seu próprio conteúdo.
  15. PERGUNTA-ME O QUE QUISERES – Ponha-se às claras e agende uma altura específica no Facebook, Twitter, Reddit ou Google Hangout (ou o Blab)
  16. TRUQUES & DICAS – Apresente dicas aos utilizadores, ajude-os a ajudarem-se a eles próprios. Informação útil e relevante gera credibilidade na sua marca e estabelece-o(a) como um(a) líder de opinião e do seu mercado.
  17. AVALIAÇÕES POSITIVAS – Avaliações no Facebook, menções no Twitter, classificações no Google Plus são alguns dos sítios onde os seus clientes poderão deixar comentários sobre si. Coloque os comentários positivos no seu website ou nas redes sociais, dando destaque a quem as escreveu.
  18. FRASES INSPIRADORES – Agarre numa boa frase (inspiradora, criativa, humorística) e crie uma imagem apelativa com ela. Pode usar algo simples como o Canva. Se quiser criar bons GIFs, veja este artigo.
  19. STAFF EM DESTAQUE – Dê a conhecer às pessoas os seus colaboradores, colocando-os na ribalta. Isto permite aos seus seguidores saberem que existem seres humanos por detrás da empresa e contribui para a sua cultura empresarial.
  20. O QUE ESTÁ NA TUA SECRETÁRIA – Pergunte aos seus seguidores o que está na secretária deles, na carteira deles ou que cápsulas de café usam na empresa deles.
  21. TUTORIAIS – Crie tutoriais úteis sobre a utilização do seu produto ou alguma particularidade do seu serviço. Não seja demasiado detalhista, o que interessa é que suscite algum interesse nas pessoas. Até mesmo um vídeo de 1 minuto chega para isso.
  22. RESUMO GERAL – Faça um apanhado do que se tem passado na sua indústria na última semana ou mês. Faça isto todas as semanas ou todos os meses, desde que a lista de notícias seja interessante para as pessoas (se não for, não use).
  23. ENTREVISTAS – Faça uma entrevista com alguém que seja especialista nalgum tema relacionado com a sua indústria. Coloque questões que o seu público-alvo acha importante e que mostre o conhecimento desse especialista, para ele(a) se sentir bem.
  24. CONHECIMENTO GERAL – Coloque questões às pessoas para testar o conhecimento delas. As perguntas deverão ser difíceis o suficiente para ser desafiante, mas não tanto que as pessoas desistam. “Porque é que a Torre de Pizza é inclinada” é algo que a maioria das pessoas pode não saber, mas algumas saberão.
  25. IMAGEM DO DIA – Coloque um destino interessante para viajar, ou uma imagem de alguma maravilha do mundo, ou uma foto que seja criativa, que choque ou suscite vontade de ser partilhada.
  26. VÍDEOS – Publique vídeos do Youtube, Vimeo ou Vine. Podem ser seus vídeos ou de outro, em temas que sejam, ou não, relacionados com a sua atividade profissional e o teor da sua marca.
  27. PLAYLIST – Pergunte aos seus seguidores as suas músicas favoritas e crie uma playlist no Spotify com base nas sugestões dos fãs (até pode ir a votação).
  28. INFOGRÁFICOS – Os infográficos são um bom recurso visual para perceber informação de forma prática e acessível. Criar o seu próprio infográfico dá trabalho e é um grande investimento de tempo. Sugiro que contrate um profissional para isso. Se é para ser feito, que seja bem feito.
  29. SLIDESHARE APRESENTAÇÕES – As apresentações Slideshare são apropriadas para vários tipos de negócio. Se ainda não tem uma conta, crie uma, crie os seus slideshares ou explore apresentações dos outros.
  30. SUGESTÕES DE APPS – Que aplicativos, ferramentas e serviços você e a sua equipa usam que não conseguiriam passar sem elas? Fale sobre isso nas redes sociais. Este artigo sobre Extensões Google Chrome para Digital Marketers teve bastante sucesso.
  31. CULTURA POP – Pegue numa notícia que seja “pop”, algum evento ou mesmo celebridades públicas e associe com o seu produto ou serviço. Um aumento de furtos numa vizinhança pode ser motivo para chamar à atenção sobre os serviços de uma empresa de alarmes.
  32. POSTS ANTIGOS – Se tem publicações antigas que tiveram visualizações e geraram envolvimento com os leitores, republique-as. Provavelmente irá ter outra vez sucesso junto dos seus seguidores.
  33. ESTUDOS DE CASO – Mostrar como e quem ajudou prova o seu valor e incentiva os leitores a perceber como o seu produto ou serviços os pode beneficiar, da mesma forma que beneficiou as pessoas ou empresas no seu case study.
  34. EBOOKS – Whitepapers, guias e eBooks são uma boa forma de captar informação das pessoas e gerar leads. Um eBook é oferecido em troca dos detalhes do utilizador, como é o caso dos nossos eBooks gratuitos. As redes sociais são um bom sítio para promover estes recursos.
  35. ILUSTRAÇÕES – É mais fácil ver imagens apelativas do que ler texto. Faça uso de desenhos e ilustrações de vez em quando, em vez de fotos realísticas, para variar e dar um toque mais artístico ao seu conteúdo.
  36. MEMES – Um meme é um conceito que se torna viral na internet, normalmente de caráter humorístico. Use memes existentes (ou crie o seu) e coloque o seu spin nela.
  37. CONTEÚDO EVERGREEN – Isto não tem nada de ambiental. Conteúdo evergreen são publicações que resistem à passagem do tempo. Podem ser posts que coloca agora ou que já publicou, que pode voltar a republicar.
  38. ESTE OU AQUELE – Apresente escolha às pessoas, do género “iPhone ou Samsung Galaxy?”, “Mac ou PC?”, “Pastel de nata ou brócolos?” (ok, este é descabido). As pessoas têm por vezes preferências fortes sobre certas escolhas, o que as motivará a se envolverem.
  39. APOIO A CLIENTE – As redes sociais são um bom sítio para prestar apoio ao cliente. Poderá responder a dúvidas, queixas e receber feedback. Isto poderá ser útil para apaziguar ânimos elevados no caso de clientes insatisfeitos, ou receber boas ideias para os seus produtos, serviços, ou conteúdo.

Qual a sua dica favorita desta lista?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment